02-03-2013, 20:09
Xupei doutro forum, depoismento de uma amigo que tem bastante experiência com essa ma´quina.............No mesmo sentido do seu post Crodão!!
Citar:Em relação às boxer, os modelos são iguais no mundo todo. 2008 aqui do Brasil é igual ao 2008 das zooropa. Aliás, nem tinha como não ser, afinal saem todas da mesma fábrica em Berlim. Eles não têm nem onde continuar fabricando coisa velha para país de 3º mundo (estilo aconteceu aqui no brasil-sil-sil com Uno e GS500, e ainda acontece com Kombi, Stromzinha, Tucson, etc).
Se tu "googlar" a evolução das R1200GS, vais achar tudo que é detalhe que quiseres (eitcha motoquinha discutida esta). Mas como eu falei antes: via de regra, quanto maior o ano, melhor (menos bugs de fábrica). Que eu me lembro de cabeça, 2004/2005 tinha a pendenga dos servos (acho que as motocas sem ABS - ABS era opcional na época - não tinham servos). Em 2008 (exatamente no meio do ciclo) teve uma mudança estética de leve (carenagens do tanque, etc). Em 2010 veio a principal melhoria: motor DOHC (mais potência e torque, mais giros).
O projeto do cardã foi mudando ao longo dos anos (mudança do lugar do dreno, inserção de um respiro, mudança nas regras de manutenção, mudança na quantidade de óleo, etc), quanto mais recente melhor.
Acho que a 2012 é a GS definitiva - pelo menos até a water cooled recém-lançada chegar no meio do ciclo de produto dela...