13-03-2019, 12:49
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-03-2019, 13:00 por MarcioT.)
Gnegraes Escreveu:Márcio,
Neste caso qualquer análise de curvas de torque seria improdutivo, visto que aqui no Brasil o remapeamento do chip leva o motor a um funcionamento diferente dos outros, não dá para comparar os dois motores da F800 e F850.
Com certeza o torque também se reduziu, havendo por isso a compensação na relação coroa x pinhão mais reduzida.
A meu ver o único prejuízo fica por conta da retirada do cavalete central.
Aparentemente há uma diferença em torno de 0,6 kgfm para a F850gs a 6500 rpm, mesmo regime para máxima potência. Na versão original, encontra-se a máxima potência a 8250 rpm.
A F800gs encontra máximo torque a 5750 rpm e potência máxima a 7500 rpm.
Enfim a F850gs se não me engano é mais pesada, tem apenas 0,6 kgfm a mais de torque, 5 cv a menos de potência. Portanto no conjunto da obra, fora a eletrônica de demais gadgets ficou praticamente a mesma moto aqui no Brasil. O que não é ruim, pois a F800gs é uma boa moto. Mas com 1litro a menos de gasolina. A moto na versão original é efetivamente outra moto.
Enfim, minha premissa inicial não estava errada.
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