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Frio... itaipava RJ
#1
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#2
Pqp!

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#3
Quando as temperaturas ficam perto de 0C, é preciso tomar muito cuidado com um fenômeno muito comum e conhecido na Europa, porém desconhecido dos pilotos tropicais: GELO NA PISTA!!!
Notem que um símbolo, em forma de cristal de gelo (ou floco de neve), está aceso no painel, alertando o condutor sobre este perigo.

Isto ocorre quando a temperatura da pista fica ligeiramente acima de zero (portanto a água ainda em estado líquido) e de repente cai abaixo de zero (temperatura de congelamento da água).
Ou seja, aquele lençol de água, lisinho como um espelho, de repente se solidifica e vira GELO!!

Isto é muito comum em pontes, onde ventos gelados por cima e por baixo, permitem uma variação mais brusca da temperatura do asfalto.
Em uma pista normal, o calor armazenado no solo impede as mudanças drásticas de temperatura, e geralmente são preciso algumas horas de temperatura ambiente abaixo de 0C, para permitir que a água congele sobre o asfalto.
Com um pouco de sorte, pode nevar neste intervalo, e neve é muito melhor que gelo!
Neve = barro
Gelo = água e sabão

Caso você se depare com uma situação destas (andando sobre gelo) o melhor a fazer é não fazer nada!!!
Não tente freiar, não tente mudar a rota, quando muito, desacelere muito lentamente.
Com a moto (ou carro) sobre um filme de gelo, não ha como alterar a trajetória da moto, pois o atrito com os pneus é ZERO!
Imagine-se andando sobre uma pista coberta com água e sabão!

Se não fizer nada, a tendencia é a moto seguir seu curso, em uma linha reta (a mesma força que impede a moto de tombar em velocidade, também a manterá alinhada em seu curso).

Agora, se tentar freiar (reação instintíva ao perceber a falta de atrito dos pneus) ou tentar mudar de rota, a queda é inevitável.

Portanto, todo cuidado é pouco nestes dias frios, principalmente aos colegas que gostam de andar por regiões serranas, onde a temperatura geralmente é mais baixa e a chance de ter pontes é maior.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#4
Sábado saí de S.Paulo as 7hrs. E fui até Monte Verde... O objetivo era apenas um... PASSAR FRIO!!!

Alcancei meu objetivo, mas fiquei um pouco frustrado... Não estava geando (como era a previsão) e não consegui acender a luz indicativa de gelo no Painel! Kkkkkkk.

O dia estava lindo e a temperatura por volta dos 4/4.5 graus!

[Imagem: 4eae6cd656374aa9ddabad64f8373676.jpg][Imagem: 47190748cb6fa07980c775cfada44865.jpg]


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#5
Mas vejo que o aquecedor de manete estava ligado no máximo kkkkk :p
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#6
E as mãos dormentes! Kkkk


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#7
Iceman Escreveu:Mas vejo que o aquecedor de manete estava ligado no máximo kkkkk :p
Verdade...

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#8
Na minha moto tenho uma espuma instalada sobre a manopla. Mesmo no máximo, não é tão quente assim!


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