Marivaldo Escreveu:No repouso prolongado da motocicleta, o óleo de lubrificação fica depositado quase totalmente no cárter (o visor do nível de óleo, no caso da r1200 indica isso). As partes superiores estão "secas", sendo que na partida oferecem certa resistência. Daí o ruído observado, que diminui à medida que o óleo circula pelo motor (veja que o nível de óleo no visor após a partida aparenta estat muito baixo). Certa vez um mecânico da concessionária me recomendou não acionar o acelerador nos momentos iniciais após a partida, pois isso elevaria o desgaste devido atrito entre as peças que estão com pouca lubrificação.
Nunca se deve acelerar qualquer motor de combustão interna nos 30 segundos iniciais.
Permite que o óleo pressurizado pela bomba se espalhe por todas as partes internas do motor.
Eu ainda aguardo por 2 minutos para acelerar, para permitir que pistões, anéis e camisas se aqueçam minimamente.
Para quem não sabe, o pistão devido a sua geometria interna - possui os dois mancais de apoio do pino da biela - o torna não regular e assimétrico radialmente. O perfil do pistão na temperatura ambiente é levemente oval e com o aquecimento assume a geometria cilíndrica simétrica.
A assimetria em temperatura ambiente cria uma folga excessiva entre a camisa e a parede do pistão nas regiões das duas laterais onde se encontra o pino da biela. Essas duas regiões por possuírem mais massa metálica, se dilatam mais com o aquecimento.
Na região destas folgas excessivas, óleo passa mais facilmente para as partes superiores e câmara de combustão, onde se queima e cria crostas no cabeçote, cabeça de pistão, sede de válvulas etc.