Recentemente comecei a sentir uma oscilação na minha moto em velocidades acima de 100 km/h.
Com uns 25.000 km eu já tinha trocado os rolamentos da caixa de direção (estavam com calo).
A moto está com aproximadamente 30.000 km e a tenho desde zero. Nunca tinha sentido tal oscilação, mesmo em excursões até uns 200 km/h.
Tentei alterar a regulagem da suspensão traseira (pré-carga da mola) e melhorou um pouco, mas não resolveu.
Então, como já estava na hora, troquei os pneus (Scorpio Trail 2 no lugar do Anakee 3). Também não resolveu a oscilação.
Resolvi então re-apertar o rolamento da caixa de direção.
Segui os procedimentos no manual Haynes que recomenda um torque de 10 Nm para aperto final do rolamento.
Logo percebi que o aperto estava mais baixo.
Então, ainda seguindo o manual, apliquei o torque inicial de 25 Nm e movimentei o guidom de um lado para o outro. Depois, aliviei o torque e apliquei os 10 Nm de torque final.
Resultado: oscilação sumiu!

Resolvido. A moto voltou ao normal.
Ainda restou um pouco de oscilação a 180 km/h, mas bem leve. Como não costumo andar tão rápido, não tem problema.
Fica a dica então: se sua moto começar a oscilar, verifique o aperto do rolamento da caixa de direção.
Não se esqueça de soltar os parafusos da mesa (que seguram a parte de cima das bengalas) antes de aplicar o torque no rolamento da caixa de direção. O torque dos parafusos da mesa é 19 Nm.
Um abraço,
Felipe