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Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42?
#1
Como fazer essa escolha. Sei que 16 ou 17 significam o número de dentes do pinhão. Mas qual colocar na F800GS? Não encontrei essa especificação no manual.


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#2
Alex, você pretende alongar a relação final da F 800 gs ? O pinhão 16 é o que vem na moto de fábrica. Na minha ex f 800 gs coloquei coroa 41 e pinhão 16, ficou ótimo para estrada sem perder muito torque em baixo giro para trechos off road. Alguns colegas aqui do fórum usam coroa 42 com pinhão 17, o que alonga ainda mais a relação final.
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#3
André M. Escreveu:Alex, você pretende alongar a relação final da F 800 gs ? O pinhão 16 é o que vem na moto de fábrica. Na minha ex f 800 gs coloquei coroa 41 e pinhão 16, ficou ótimo para estrada sem perder muito torque em baixo giro para trechos off road. Alguns colegas aqui do fórum usam coroa 42 com pinhão 17, o que alonga ainda mais a relação final.

Coroa e pinhão da marca Sunstar são bons?


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#4
Pessoal,
Até entenderia alongar a relação de motos trail de baixa cilindrada, mas da 800 eu não consigo ver qual é a vantagem.
No off road técnico e no trânsito lento nas cidades, bem como em ultrapassagens, penso que seria desvantajoso.
Abs,
We must be willing to get rid of the life we’ve planned, so as to have the life that is waiting for us. —JOSEPH CAMPBELL
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#5
Aprubem Escreveu:Coroa e pinhão da marca Sunstar são bons?

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Tem que descobrir se a coroa é aço 1045; 1049... acredito que o mesmo fabricante possa ter mais de uma opção de aço.

Henri Escreveu:Pessoal,
Até entenderia alongar a relação de motos trail de baixa cilindrada, mas da 800 eu não consigo ver qual é a vantagem.
No off road técnico e no trânsito lento nas cidades, bem como em ultrapassagens, penso que seria desvantajoso.
Abs,

Henri,

Na minha opinião a F 800 gs vem com a relação final muito curta para estrada, já que visa também atender a turma do off road. Como ela tem muito torque em baixa, alongar um pouquinho a relação final privilegiado as estradas, acaba sendo vantajoso ao meu ver. ( lembrando que eu viajo sem garupa, sem bauleto e sou bem leve)

Eu optei na época em diminuir somente um dente da coroa, para não comprometer subidas de serra e passeios um pouco mais off que possam surgir em uma viagem.

Na prática a moto ficou um pouco mais econômica, a vibração em velocidade cruzeiro diminuiu um pouco também. Na cidade o toque em baixa da f 800 da conta de sobra.

Abraços
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#6
André M. Escreveu:Tem que descobrir se a coroa é aço 1045; 1049... acredito que o mesmo fabricante possa ter mais de uma opção de aço.



Henri,

Na minha opinião a F 800 gs vem com a relação final muito curta para estrada, já que visa também atender a turma do off road. Como ela tem muito torque em baixa, alongar um pouquinho a relação final privilegiado as estradas, acaba sendo vantajoso ao meu ver. ( lembrando que eu viajo sem garupa, sem bauleto e sou bem leve)

Eu optei na época em diminuir somente um dente da coroa, para não comprometer subidas de serra e passeios um pouco mais off que possam surgir em uma viagem.

Na prática a moto ficou um pouco mais econômica, a vibração em velocidade cruzeiro diminuiu um pouco também. Na cidade o toque em baixa da f 800 da conta de sobra.

Abraços

Oi Andre,
Tb acho que cada um deve escolher a melhor opção para si.
Entretanto, depois de rodar mais de 50 mil km de estradas no Brasil e 5 países da A. Sul com a GS 800, eu temeria ter uma relação mais longa.
Os ventos de 70 km/h na Patagônia, os passos de 5 mil metros de altitude na cordilheira dos Andes, bem como o ripio solto e grosso da Ruta 40 exigem mais torque e menos giro, e a relação alongada pediria uma marcha mais baixa, prejudicando o rendimento da moto - não apenas o consumo - na estrada.
Na minha, coloquei a relação de correia (mas com os dentes originais), depois que minha corrente original, com 20 mil km, foi danificada pelo ripio boliviano.
A correia já tem 30 mil km, e mesmo com 2 mil km de ripio, está como nova. Deve durar 100 mil.
Abs,


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#7
Henri, concordo com você, tudo depende do roteiro, se eu fosse para o Jalapão por exemplo, poderia optar por colocar uma coroa com um dente a mais do que a original.

Lembrando que um dente a menos na coroa corresponde mais ou menos a meio dente a mais no pinhão. o que não é uma mudança drástica. A moto não fica pedindo troca de marcha a toda hora (na subida por exemplo.)
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