07-01-2022, 10:07 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-01-2022, 10:29 por alberto dy.)
Super obrigado Guilherme, sou novo no mundo das BMW 1200, mas adoro mecânica e estou tentando me entender com ela e seus problemas, como falam muito de defeitos e manutenção no Cardan, baixei o manual e fui direto procurar. Valeu, grande ajuda, quase nem preciso mais procurar no manual rsrsrs.
alberto dy Escreveu:Super obrigado Guilherme, sou novo no mundo das BMW 1200, mas adoro mecânica e estou tentando me entender com ela e seus problemas, como falam muito de defeitos e manutenção no Cardan, baixei o manual e fui direto procurar. Valeu, grande ajuda, quase nem preciso mais procurar no manual rsrsrs.
Falam muito do cardan, mas muito pouca gente sabe como funciona, como mantê-lo corretamente e como fazer manutenção.
Se as coifas de borracha estiverem em ordem e impermeabilizadas nos seus alojamentos com a graxa correta, nada acontecerá.
Borracha ressecada das coifas trinca e permite a entrada de água na balança monobraço.
Montagem errada delas e não ajustadas corretamente nas suas sedes também.
O eixo cardan e suas cruzetas são ISENTOS de manutenção.
No acoplamento dos eixos estriados deve-se usar a graxa Optimoly TA da Castrol, que você encontra nos CCs em bisnagas de 100ml. É uma graxa com partículas de cobre, impede que devido à pressão nos dentes, que a cruzeta cole nos eixos, permitindo a desmontagem fácil. Sem essa graxa as partes se colam de tal maneira que parece ter sido soldadas.
No acoplamento das coifas em suas sedes use a Graxa Staburags NBU 30 PTM da Klüber, você encontra em CC ou no ML. Essa graxa impermebealiza a conexão, impedindo a entrada de água.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Gnegraes Escreveu:Falam muito do cardan, mas muito pouca gente sabe como funciona, como mantê-lo corretamente e como fazer manutenção.
Se as coifas de borracha estiverem em ordem e impermeabilizadas nos seus alojamentos com a graxa correta, nada acontecerá.
Borracha ressecada das coifas trinca e permite a entrada de água na balança monobraço.
Montagem errada delas e não ajustadas corretamente nas suas sedes também.
O eixo cardan e suas cruzetas são ISENTOS de manutenção.
No acoplamento dos eixos estriados deve-se usar a graxa Optimoly TA da Castrol, que você encontra nos CCs em bisnagas de 100ml. É uma graxa com partículas de cobre, impede que devido à pressão nos dentes, que a cruzeta cole nos eixos, permitindo a desmontagem fácil. Sem essa graxa as partes se colam de tal maneira que parece ter sido soldadas.
No acoplamento das coifas em suas sedes use a Graxa Staburags NBU 30 PTM da Klüber, você encontra em CC ou no ML. Essa graxa impermebealiza a conexão, impedindo a entrada de água.
E quanto ao óleo lubrificante do "diferencial", qual é a especificação, Guilherme?
Marivaldo Escreveu:E quanto ao óleo lubrificante do "diferencial", qual é a especificação, Guilherme?
Marivaldo,
O óleo da caixa de redução traseira é o mesmo do câmbio, 75W90 e volume de 0,2 litro.
Troca-se juntamente com o câmbio, 0,8 litro, ou seja 1,0 litro resolve....
Guilherme
Marivaldo Escreveu:O câmbio da 2018 (LC) não é imerso no mesmo óleo lubrificante do motor?
As R1200GS LC (2013) e as atuais 1250 passaram a ter o câmbio e a embreagem multidisco imersos no mesmo cárter do motor.
Particularmente prefiro o câmbio separado do motor. Deste modo possui óleo específico para engrenagens (alta pressão) pois as características de um óleo de motor é bastante diferente, além de trabalhar em temperaturas mais baixas.
A embreagem multidisco possui a vantagem de ser auto deslizante, evitando travar a roda traseira em reduções de marcha mais agressivas.
Afora isso, a embreagem monodisco a seco é mais precisa ao debrear e tem constância de operação, independentemente da temperatura do motor.
Guilherme