• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mitos Motociclisticos.
Andre RS Escreveu:Primeiro deles :

... a física explica que o coeficiente de atrito dinâmico (com o pneu em rotação) é maior do que o coeficiente de atrito estático (com a roda travada).... Daí a vantagem de frenar sem travar , para fins de distancia de parada , é claro.

Outra curiosidade .....esse tempo de aceleração de 0 a 100kmh que as revistas publicam , é com controle de tração ligado ? Acredito que sim , pois a diferença é absurda nesse aspecto.
Permita-me discordar.

A física diz exatamente o contrário. O coeficiente de atrito estático sempre é maior que o coeficiente de atrito dinâmico para um mesmo material.

Quando se usa um sistema de ABS, evita-se que haja atrito dinâmico (quando o pneu arrasta na terra, asfalto, cimento...).
Portanto, quando a roda está movimento sem deslizar, trata-se de atrito estático.
E, quando há o travamento das roda, trata-se de atrito dinâmico.

Em muitos usos off-road eu deixaria o ABS ligado. Contudo, em alguns poucos casos, desligar o ABS se faz necessário para que haja o travamento da roda traseira. Dessa forma, embora o cooef. de atrito dinâmico seja menor do que o coef. de atrito estático, é somente dessa maneira que é possível controlar a máquina e fazer o sistema (moto-condutor) parar.
Ex: uma descida em um barranco de com inclinação média. O travamento da roda traseira permite que a mesma se "cave" um buraco na terra e tracione melhor fazendo com que a velocidade diminua. Caso o ABS atue, a roda continua girando por cima das primeiras camadas de terra e a velocidade aumenta.
  Responder
É isso aí amigo , pensei certo e escrevi errado.
Vlw!!

Com certeza , em descidas também acho prejudicial seu uso , por isso vou de freio motor.
  Responder
Andre, falou tudo quando citou em pegar a WR ou CR p/ terra. Ai sim.

A GS por mais que coloque pneus, etc... vai bem na terra p/ uma situação de Touring, mas ainda assim tem suas limitações.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
  Responder
Interessante a discussao. Acompanhando
  Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)