29-04-2016, 10:33
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-04-2016, 10:53 por ewmendes.)
Essa parte é a interessante:
Iceman wrote: "Embora sairia mais barato para a BMW dar uma moto nova para você, ao invés de arrumar a sua, isto não seria possível por motivos legais e burocráticos da própria BMW."
Fiquei realmente interessado em saber eventuais impedimentos legais a substituição de um bem por outro em garantia. Nunca imaginei que a legislação impedisse tal evento. Isso me deixou intrigado. Em relação à burocracia, não sei se seria impeditivo, já que é sabido que os donos de BMW costumam esperar por meses à fio por soluções burocráticas. A minha mesmo, não entregaram o documento ainda pq estão esperando a fábrica "burocratizar" de 30 a 60 dias para então finalizar. Me deram uma nota "nada a ver" que não prova nada ser o motor instalado. Substituir a moto toda ou só o motor gerou o mesmo tanto de dificuldade e burocracia, o que não explica a escolha. Não consideraria a burocracia um ponto preponderante. Mas a questão financeira é... Qualquer gestor de padaria sabe que pagar menos significa mais lucro ou menos prejuízo. 54 mil é bastante distante dos 43 mil (25,58% majorado é muito!). Devolver o valor pago então... 40 mil... (seria 25,93% menos, sem burocracia alguma!) Em termos de gestão, não parece um bom negócio, ainda mais que os problemas de motores são recorrentes. Levando em conta todos os modelos, seriam 5 trocas por mês? 10? 20? Dá um rombo do baralho!
[COLOR="#0000FF"]Icema wrote: "Exemplo: Se a CC te desse uma moto nova, teria que ser documentada. Para documentar, você precisa de uma N.F., se a cc emitir uma N.F., tem que ter receita, porque do contrário é doação e doação paga imposto.
O motor, eles tem como cobrar da fábrica na Alemanha, mas como iriam recuperar os impostos? "[/COLOR]
Não sou um profundo conhecedor de legislação fiscal do ICMS/IPI/PIS/COFINS, mas me parece que o Eder tem razão a respeito do fato gerador não corresponder incidência de tributos. A receita é facilmente comprovada com a emissão de nota de entrada do veículo antigo ao estoque. A situação é facilmente contornada em termos contábeis e até fiscais. O curioso é que houve emissão com incidência de impostos nas notas de venda do veículo novo (óbvio!) e também nas peças em garantia. Não houve recuperação alguma do véiculo objeto da substituição (aconteceu a bitributação na boua), e muito menos das peças repostas. O tributo saiu duas vezes (uma paga por mim e outra pela garantia), e não ocorreu qualquer recuperação. Se pagou-se impostos duas vezes nas peças, porque não no veículo novo??? É mais barato imposto do veículo todo do que as partes.
Do ponto de vista da gestão financeira, com certeza existe algo além de nossas meras compreensões consumidoras a respeito desse assunto. Questões bem mais cavernosas!!! Alemão não é bobo, são extremamente pragmáticos. Mas que eu fico curioso nesse tema... ahhh fico!
Será que a BMW se preocupa tanto, tanto, mas tanto, mas tanto a ponto de endeusar o consumidor de uma tal forma a ter prejuízo e manter a imagem?! É isso?!?!? Se for, de verdade, irão me ganhar eternamente como comprador.
Iceman wrote: "Embora sairia mais barato para a BMW dar uma moto nova para você, ao invés de arrumar a sua, isto não seria possível por motivos legais e burocráticos da própria BMW."
Fiquei realmente interessado em saber eventuais impedimentos legais a substituição de um bem por outro em garantia. Nunca imaginei que a legislação impedisse tal evento. Isso me deixou intrigado. Em relação à burocracia, não sei se seria impeditivo, já que é sabido que os donos de BMW costumam esperar por meses à fio por soluções burocráticas. A minha mesmo, não entregaram o documento ainda pq estão esperando a fábrica "burocratizar" de 30 a 60 dias para então finalizar. Me deram uma nota "nada a ver" que não prova nada ser o motor instalado. Substituir a moto toda ou só o motor gerou o mesmo tanto de dificuldade e burocracia, o que não explica a escolha. Não consideraria a burocracia um ponto preponderante. Mas a questão financeira é... Qualquer gestor de padaria sabe que pagar menos significa mais lucro ou menos prejuízo. 54 mil é bastante distante dos 43 mil (25,58% majorado é muito!). Devolver o valor pago então... 40 mil... (seria 25,93% menos, sem burocracia alguma!) Em termos de gestão, não parece um bom negócio, ainda mais que os problemas de motores são recorrentes. Levando em conta todos os modelos, seriam 5 trocas por mês? 10? 20? Dá um rombo do baralho!
[COLOR="#0000FF"]Icema wrote: "Exemplo: Se a CC te desse uma moto nova, teria que ser documentada. Para documentar, você precisa de uma N.F., se a cc emitir uma N.F., tem que ter receita, porque do contrário é doação e doação paga imposto.
O motor, eles tem como cobrar da fábrica na Alemanha, mas como iriam recuperar os impostos? "[/COLOR]
Não sou um profundo conhecedor de legislação fiscal do ICMS/IPI/PIS/COFINS, mas me parece que o Eder tem razão a respeito do fato gerador não corresponder incidência de tributos. A receita é facilmente comprovada com a emissão de nota de entrada do veículo antigo ao estoque. A situação é facilmente contornada em termos contábeis e até fiscais. O curioso é que houve emissão com incidência de impostos nas notas de venda do veículo novo (óbvio!) e também nas peças em garantia. Não houve recuperação alguma do véiculo objeto da substituição (aconteceu a bitributação na boua), e muito menos das peças repostas. O tributo saiu duas vezes (uma paga por mim e outra pela garantia), e não ocorreu qualquer recuperação. Se pagou-se impostos duas vezes nas peças, porque não no veículo novo??? É mais barato imposto do veículo todo do que as partes.
Do ponto de vista da gestão financeira, com certeza existe algo além de nossas meras compreensões consumidoras a respeito desse assunto. Questões bem mais cavernosas!!! Alemão não é bobo, são extremamente pragmáticos. Mas que eu fico curioso nesse tema... ahhh fico!
Será que a BMW se preocupa tanto, tanto, mas tanto, mas tanto a ponto de endeusar o consumidor de uma tal forma a ter prejuízo e manter a imagem?! É isso?!?!? Se for, de verdade, irão me ganhar eternamente como comprador.