• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Motor da minha F800GS 2015 fundiu com 17.000km
#71
Bem explicado, Sir Homi di gelu
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
  Responder
#72
Substituição de produto por garantia não é fato gerador de tributos.

Iceman Escreveu:Emmerson, se voce for numa cc e quiser montar um carro comprando todas as peças avulsas, com custo de M.O. e tudo, com certeza sairá 3x o preço do carro Zero Km.

Isto porque a moto zero é produzida em uma linha de montagem seriada, e todas as peças já saem na moto.

No caso de peças de reposição, tem o custo de tranporte, armazenagem, impostos, etc.
Toda essa logistica acaba por tornar muito mais cara a peça avulsa do que o mesma peça montada na moto já na fábrica.

Embora sairia mais barato para a BMW dar uma moto nova para você, ao invés de arrumar a sua, isto não seria possível por motivos legais e burocráticos da própria BMW.

Exemplo: Se a CC te desse uma moto nova, teria que ser documentada. Para documentar, você precisa de uma N.F., se a cc emitir uma N.F., tem que ter receita, porque do contrário é doação e doação paga imposto.
O motor, eles tem como cobrar da fábrica na Alemanha, mas como iriam recuperar os impostos?
Wind Power Generation & Wind Power Fun
  Responder
#73
Essa parte é a interessante:

Iceman wrote: "Embora sairia mais barato para a BMW dar uma moto nova para você, ao invés de arrumar a sua, isto não seria possível por motivos legais e burocráticos da própria BMW."

Fiquei realmente interessado em saber eventuais impedimentos legais a substituição de um bem por outro em garantia. Nunca imaginei que a legislação impedisse tal evento. Isso me deixou intrigado. Em relação à burocracia, não sei se seria impeditivo, já que é sabido que os donos de BMW costumam esperar por meses à fio por soluções burocráticas. A minha mesmo, não entregaram o documento ainda pq estão esperando a fábrica "burocratizar" de 30 a 60 dias para então finalizar. Me deram uma nota "nada a ver" que não prova nada ser o motor instalado. Substituir a moto toda ou só o motor gerou o mesmo tanto de dificuldade e burocracia, o que não explica a escolha. Não consideraria a burocracia um ponto preponderante. Mas a questão financeira é... Qualquer gestor de padaria sabe que pagar menos significa mais lucro ou menos prejuízo. 54 mil é bastante distante dos 43 mil (25,58% majorado é muito!). Devolver o valor pago então... 40 mil... (seria 25,93% menos, sem burocracia alguma!) Em termos de gestão, não parece um bom negócio, ainda mais que os problemas de motores são recorrentes. Levando em conta todos os modelos, seriam 5 trocas por mês? 10? 20? Dá um rombo do baralho!

[COLOR="#0000FF"]Icema wrote: "Exemplo: Se a CC te desse uma moto nova, teria que ser documentada. Para documentar, você precisa de uma N.F., se a cc emitir uma N.F., tem que ter receita, porque do contrário é doação e doação paga imposto.
O motor, eles tem como cobrar da fábrica na Alemanha, mas como iriam recuperar os impostos? "[/COLOR]

Não sou um profundo conhecedor de legislação fiscal do ICMS/IPI/PIS/COFINS, mas me parece que o Eder tem razão a respeito do fato gerador não corresponder incidência de tributos. A receita é facilmente comprovada com a emissão de nota de entrada do veículo antigo ao estoque. A situação é facilmente contornada em termos contábeis e até fiscais. O curioso é que houve emissão com incidência de impostos nas notas de venda do veículo novo (óbvio!) e também nas peças em garantia. Não houve recuperação alguma do véiculo objeto da substituição (aconteceu a bitributação na boua), e muito menos das peças repostas. O tributo saiu duas vezes (uma paga por mim e outra pela garantia), e não ocorreu qualquer recuperação. Se pagou-se impostos duas vezes nas peças, porque não no veículo novo??? É mais barato imposto do veículo todo do que as partes.

Do ponto de vista da gestão financeira, com certeza existe algo além de nossas meras compreensões consumidoras a respeito desse assunto. Questões bem mais cavernosas!!! Alemão não é bobo, são extremamente pragmáticos. Mas que eu fico curioso nesse tema... ahhh fico!

Será que a BMW se preocupa tanto, tanto, mas tanto, mas tanto a ponto de endeusar o consumidor de uma tal forma a ter prejuízo e manter a imagem?! É isso?!?!? Se for, de verdade, irão me ganhar eternamente como comprador.
  Responder
#74
Em tempo, no momento em que a retirei do dealer, tentei uma amizade no mecânico que abriu o motor anterior e não consegui nenhuma informação relevante. Tenter o modo "Usha" de ser e também não deu nada, nem como choque entre as unhas e pau de arara... o cara não abriu o jogo. Top secret... Sempre polidos e educados, não revelam nada...

Diante da hipótese do meu post acima, estou em um misto de encantamente e curiosidade. Será que estão se ferrando pra me socorrer ou me ferrando para se socorrerem???? Que dúvida cruel...
  Responder
#75
ewmendes Escreveu:Obrigado Iceman, já estava me sentindo constrangido. Cheguei até a editar os meus posts. Não gostaria de irritar ninguém aqui, não foi e nem nunca será a intenção. As pilotagens mais felizes que tive foram a bordo das BM e das Harley. Mas nem de perto passa em minha mente "morrer" pilotando moto. Segurança pra mim é um item inalienável, não abro mão. punho, painel, elétrica e essas coisas irritam, mas muito dificilmente se correrá risco de morte.

Só acho que se nós, os amantes não fizermos nada, me parece bem razoável que eles, muito menos.

Já dizia a minha mãe: quem não chora não mama.

Não sei o que pode ser feito nesses casos de problemas graves, mas não acho lúcido apenas "aceitar" como comum algo que não é vendido dessa forma. Acho que nem consumidor Dafra espera tanto defeito grave numa escalada numérica tão grande.

Meu respeito à todos os participantes e me perdoem por ter excedido nos comentários.

Prezado Emmerson Mendes, entendo perfeitamente a sua irritação. Tive tantos problemas com minha F 800 GS ano 2013 que não conseguiria mais relatar todos. Mas agora os problemas estabilizaram e já cheguei nos 60 mil km muito bem rodados, inclusive com uma viagem até o Atacama.
Por falar em Dafra, tenho uma Citycom 300 com 1 ano de uso, 12 mil km e até agora somente troca de óleo. Minha BM com essa quilometragem já havia trocado bengalas, bomba d agua, comandos de punho... Vai entender.
  Responder
#76
Semana passada me ofereceram uma 2015 com 20 mil km, mas com motor zero que foi trocado, pois o original fundiu. Pediram 37 mil na motoca. Achei caro.
Wind Power Generation & Wind Power Fun
  Responder
#77
ewmendes Escreveu:Li um relato há alguns anos com foto e tudo de uma que pegou fogo. A garantia foi negada pro cara. Esse foi o único caso que ouvi falar de GS pegar fogo. 2012... nas primeiras nacionalizadas. Talvez fosse o caso de criar uma área para catalogar todos os defeitos reais que as 800 tiveram... ter alguns números, talvez cobrar o CEO da motorrad Brasil a dar uma explicação ao reporter GSBrasil... Se explicar oficialmente ou informalmente, tanto faz, mas explicar o que acontece.

Comprar consciente é sempre uma boa pedida. Se eu soubesse que arriscava ter problema de motor, talvez eu andasse mais atento a ruídos, comportamentos estranhos e não confiaria tanto. Mas nunca me passou pela cabeça isso.

Assim que tiver os detalhes da finalização (provavelmente sexta agora) estou com vontade de comparecer pessoalmente a BMW service em São Paulo e pedir esclarecimentos aos analistas. Queria perder a fé de uma forma mais consistente... Smile

... Segundo a conclusão da 'perícia técnica', narrada pelo proprietário, conclusão foi de que o evento ocorreu devido a 'sabotagem'; alguém descascou fios da instalação elétrica, deixou-os em contato originando assim um corto circuito... Na semana passa, desci até o depósito da cc, para conhecer a 'nova' F 800, e a vi empoeirada. Segundo disseram-me, está em litígio essa questão.
  Responder
#78
Eder Escreveu:Semana passada me ofereceram uma 2015 com 20 mil km, mas com motor zero que foi trocado, pois o original fundiu. Pediram 37 mil na motoca. Achei caro.

Depende da necessidade x disponibilidade. Se levarmos em conta a nova tabela (45.900), 37.00 teria uma de 19% o que parece muito razoável. Se levarmos em conta a zero bala mais barata (de 39.900 a 44.000), 37 teria um depreço entre 7 a 16% o que também não deixa de ser razoável para uma moto com 1 ano ou menos de uso. Abaixo de 37.000 é uma questão de oportunidade mesmo, se encontrar e gostar, convém fechar. Acho que é possível fechar em torno de 35 ou 36 tranquilamente. Abaixo disso só uma mega chance muito da hora! :-D
  Responder
#79
raul asas Escreveu:... Segundo a conclusão da 'perícia técnica', narrada pelo proprietário, conclusão foi de que o evento ocorreu devido a 'sabotagem'; alguém descascou fios da instalação elétrica, deixou-os em contato originando assim um corto circuito... Na semana passa, desci até o depósito da cc, para conhecer a 'nova' F 800, e a vi empoeirada. Segundo disseram-me, está em litígio essa questão.

Puxa, isso que é dureza e atrapalha a compreensão das coisas (a possibilidade de má-fé). Pelo sim, pelo não, é melhor descartar o evento quando se pensa em possibilidade de defeito.
  Responder
#80
Enfim, meu povo, tudo resolvido. Não me sinto envergonhado por tudo que escrevi, porém hoje eu gostaria de escrever que reavalio a BMW para um nível levemente inferior ao quando a comprei, pois continuo a acreditar que esses motores pifarem assim sem explicação não me deixa seguro para adquirir uma nova moto da marca. Adiei a decisão da 1200 assim que essa for embora.

A moto ficou zero km, como nova mesmo. Não ficou nenhum item com problema, resolveram tudo e totalmente dentro da garantia. Ao contrário do pessoal da Caltabiano que não me deu uma assistência à altura do problema enfrentado, o pessoal da Germânica foi um espetáculo na presteza, cordialidade, envolvimento e solução completa do meu caso. Infelizmente não se sabe o que ocorreu, ninguém sabe dizer. Apenas que as bronzinas quebraram e soltou pedaços dentro do motor que comprometeu toda a máquina.

Me entregaram a moto com o motor novinho, a documentação está toda finalizada (só falta pegar o DUT novo agora) e inclusive fez a revisão de 1.000km dele totalmente em cortesia. O pessoal da Germânica foi sensacional e me deu todo o suporte cumprindo à risca tudo o que prometeram. Não me deixaram nem um segundo sem informação.

Tirando um atendente do 0800 da BMW que foi meio "fora da curva", os demais foram também extremamente cordiais me ouvindo com extrema paciência e tolerância. O BMW care funcionou bem durante a pane e levaram a moto mais eu e minha esposa para casa em veículos confortáveis e dentro de prazos muito bons.

Em termos de assistência técnica me sinto completamente atendido. Nota 10! Me reconquistaram! com certeza voltarei a comprar uma outra BMW (depois que passar essa uruca de motor, que estou desconfiado ainda).

Se alguém tiver interesse, ela está à venda. Anunciada no moto.com.br com fotos e tudo mais. Sem detalhes...

http://www.moto.com.br/comprar/-799836.html
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  F800gs-Engraxando a Balança acdurigan 22 22,006 21-05-2025, 20:12
Última Mensagem: MarcioDT
  Faça você mesmo a manutenção da sua F800GS Andreitrom 66 117,556 05-04-2025, 01:35
Última Mensagem: FabioTwin
  Manual de Oficina para Reparos da F800GS e ADV 2013 Videira 15 26,975 12-04-2024, 07:58
Última Mensagem: Gnegraes
  Barulho cambio F800GS 2009 Fabiano Fe 1 6,809 12-04-2024, 07:57
Última Mensagem: Gnegraes
  Redução de potencia f800gs Edsom 12 51,107 04-03-2024, 16:19
Última Mensagem: shw
  Problema com painel f800gs madrugadao 2 9,092 16-01-2024, 16:04
Última Mensagem: PabloTiago
  Revisão 50k f800gs 2012 Rafael Gimenes 1 15,471 27-10-2023, 15:27
Última Mensagem: Barra
  Fundo do farol queimado/preto F800GS ivanpezzot 5 7,433 14-06-2023, 23:36
Última Mensagem: FabioTwin
  Anel de vedação do bujão de cárter da F800GS. Aprubem 21 27,809 22-05-2023, 18:32
Última Mensagem: Gnegraes
  Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles CARLOS-BSB 257 395,071 10-03-2023, 15:12
Última Mensagem: adriel

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: