adriel Escreveu:O fato é que já vi e ouvi alguns relatos sobre esse comportamento dela em baixo giro, diferente dos modelos anteriores. O gráfico mostra que realmente há esse comportamento e claramente o remap corrige isso.
O que sabemos sobre a homologação é muito superficial, sempre há muito nos bastidores que não vamos conhecer. Já ouvi de mecânico que tem relação com regras de emissão de poluentes, mas dificilmente saberemos.
A única certeza é que o tal buraco na aceleração existe e o remap corrige, ignorar isso é assumir que estão fraudando os dados e relatos apresentados. Todo o resto é achismo.
As regras aqui para emissões atmosféricas são mais brandas que na Europa.
Ruído é ao contrário, aqui a regra é mais rígida que lá.
Nos fóruns alemães não há nenhum comentário a respeito de "buraco" na aceleração e torque
Leio e ouço muita coisa coisa, mas ninguém foi assertivo em dizer que a causa é esta e o motivo é aquele.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
10-08-2024, 08:34
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-08-2024, 08:41 por Markinho.)
Vou deixar minha impressão aqui e adianto que não sou piloto profissional, especialista ou algo do tipo. Apenas um usuário comum que já teve BMW e vou marcar aqui pq acho q explica algumas das minhas impressões:
-G310GS 20/20 (rodei 10.000km)
-R1200GSA 17/18 (rodei 70.000km)
-F750GS 22/22 (rodei 5.000km)
Aluguei uma em Portugal na seguinte config
R1300 GS
Cor Trophy
Setup como se fosse uma Triple Black no Brasil, mas com banco Normal. Bolha com ajuste elétrico, aquecimento nos bancos, rodas raiadas pretas...
Versão do software: 124_012_090
Km: 9.600km
Ultima revisão: 05/08/2024
Segundo o Gabriel, responsável pelas motos da locadora em Portugal as cores são opcionais assim como todos os acessórios. Não é igual ao Brasil que cada cor tem um setup diferente.
Já de cara estranhei o "encaixe" na moto, quase que inexistente kkk parece que você fica exposto.
Acredito que por causa do banco, muito reto! Mas não chega a ser desconfortável. Tenho 1,72m de altura e não consigo chegar nem perto do banco do passageiro para ter o apoio lombar...fui indo pra trás até conseguir, porém fico em uma posição como se fosse o passageiro, impossível de pilotar. PONTO NEGATIVO!
Posição das pernas nos pedais não me incomodaram, porém do lado direito na altura da canela/panturrilha a perna encosta na carenagem (tanto que ela tem um acabamento diferente) já do lado esquerdo não encosta nem forçando. Eu estava de calça jeans e tênis (PONTO NEGATIVO pra mim, eu sei) mas acredito que com bota, essa sensação seja mais incomoda. NEUTRO.
Nas mãos estranhei os manetes, são mais curtos!
No geral uso apenas 2 dedos (indicador e médio) mas em paradas seguro com os 4. Nesse manete cabem apenas 3 dedos. NEUTRO, pois acredito que seja costume.
A moto estava com riser e mesmo assim achei distante o guidão, talvez pelo banco RETO que me da a sensação de ficar por cima da moto. PONTO NEGATIVO.
Vibração a ponto de gerar dormência ZERO!
PONTO POSITIVO!
Protetores de mão bem reforçados, PONTO POSITIVO!
Bolha bem menor que as anteriores ainda mais se comparado a Adventure, porém MUITO MAIS eficaz...excelente! Pra mim um dos principais PONTOS POSITIVOS da moto me surpreendeu!
Obs: toda vez que desliga a moto, ela recolhe a bolha para posição mais baixa, e quando religa não volta.
A estabilidade impressiona, andando com ela a 180km senti a mesma segurança que andando a 140km na minha R1200Adv. PONTO POSITIVO!
O motor...aí eu tenho que discordar de todos os comentários negativos desse tópico que venho acompanhando, mas vale ressaltar que é possível (não sei) que tenham ajustes diferentes para cumprir leis de cada país.
Em qualquer rotação, em qualquer marcha, em qualquer velocidade...deu mão, a crescente é constante e extremamente rápida. Muito diferente da 1200 Brasil e consideravelmente diferente da 1250 que aluguei na Italia. Dou PONTO POSITIVO, mas para o meu uso, não me faz muita diferença pois já me sentia muito satisfeito com a minha Adv.
Barulhos diversos e diferentes kkk alguns mais "bonitos" outros bem estranhos e aleatórios.
Em algumas reduzidas (sem padrão identificável) o motor assovia igual uma sportster 883 2018 que tive...bem estranho.
O escapamento não era akrapovic mas tem um som bem agradável.
Eu como um paranóico com ruídos (sou técnico de áudio) dou pontuação NEUTRA.
Quick Shifter PONTO NEGATIVO! Achei bem ruim, nada suave em qualquer rotação, velocidade e marcha. Minha referência é uma R1200 GSA com mais de 70.000km, então muita coisa influencia.
Até hoje o mais suave de todos que usei foi de uma Triumph Explorer 1200 2018, esse sim é uma "manteiga"!
Todos os controles eletronicos de cruzeiro, distancia do veiculo a frente através do radar e etc, são bem funcionais porém não acho indispensáveis. Dentre eles oq mais gostei foi o aviso de ponto cego nos retrovisores!
NEUTRO.
Quanto ao software, pouca coisa mudou. Concordo que alguns acessos ficaram mais "demorados" porém é questão de costume.
A moto que peguei não estava com os modos PRO ativados. NEUTRO.
Suspensão achei bem boa (no meu uso, nada extremo). Ajuste automático de altura muito rápido! PONTO POSITIVO
A super tecnologia do cavalete central! Completamente inútil kkk. Olha, a R1200GS Adv com tanque cheio é mais fácil e leve q a R1300GS com tanque vazio, para se colocar no cavalete.
Além de ficar com parte dele dobrado.
PONTO NEGATIVO
"Pésinho" tradicional...formato diferente, curvo, parecido com as motos atuais. Achei bem ruim de pesca-lo com o calcanhar, pois fica uma saliência bem pequena e escondia entre a pedaleira e a haste do cambio. Se foi difícil com tênis, imagino com bota.
PONTO NEGATIVO.
Consumo foi OK, considerando que andei muito em rodovia de ótima qualidade, boa parte do tempo entre 160km/h e 180km/h, fez uma média de 15km/L.
Com a R1200GS Adv em rodovias na media de 140km/h fazia 18km/L
NEUTRO.
No geral, a moto não me surpreendeu mas valeu a experiência.
Baseado no meu uso e necessidade, atualmente a minha escolha seria uma R1250GSA com toda certeza.
Espero ter a chance de voltar por aqui e alugar uma R1300GSA para testar da mesma forma, já que o "test-ride" que temos disponível nas CCS não serve de nada.
E finalizo reforçando que essa é só a minha opinião, recomendo que todos façam todos os testes possíveis pois temos percepções, referências e necessidades diferentes.
Abrasss!!!
10-08-2024, 12:20
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-08-2024, 12:25 por Reiner.)
Markinho, espetacular o seu relatório, da uma boa ideia da nova moto...
Se houver oportunidade, faça um teste ride aqui no Brasil pra tirar a dúvida com relação ao motor....seria ótimo...
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Reiner Escreveu:Markinho, espetacular o seu relatório, da uma boa ideia da nova moto...
Se houver oportunidade, faça um teste ride aqui no Brasil pra tirar a dúvida com relação ao motor....seria ótimo...
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O Piu publicou um vídeo a respeito da nova F900GS.
A performance do motor se assemelha ao que alguns estão dizendo tratar-se de um "buraco" entre os 2.500 e 4.000rpm na R1300GS.
Ele diz que se parece com motor 2 tempos, só em giros mais altos o desempenho da aceleração explode. Em nenhum momento reclama do motor e seu desempenho.
O Markinho em nenhum momento comenta algo "xoxo" nas acelerações. Se isso fosse evidente assim, com certeza teria comentado.
E ele tem alguma pouca experiência com GS....
O vídeo da oficina de remap em BH informando que achou esse tal "buraco" em 2a e 3as marchas e está corrigindo, é só narrativa para vender serviço.
Muitos "informam" que isso foi feito aqui por conta da legislação brasileira, para adequar a moto.
Querem dizer que o motor polui em médias rotações e não polui em altas? Que o ruído é maior nesta faixa de rotações que nas máximas?
Por favor, me poupem....
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Gnegraes Escreveu:O Piu publicou um vídeo a respeito da nova F900GS.
A performance do motor se assemelha ao que alguns estão dizendo tratar-se de um "buraco" entre os 2.500 e 4.000rpm na R1300GS.
Ele diz que se parece com motor 2 tempos, só em giros mais altos o desempenho da aceleração explode. Em nenhum momento reclama do motor e seu desempenho.
O Markinho em nenhum momento comenta algo "xoxo" nas acelerações. Se isso fosse evidente assim, com certeza teria comentado.
E ele tem alguma pouca experiência com GS....
O vídeo da oficina de remap em BH informando que achou esse tal "buraco" em 2a e 3as marchas e está corrigindo, é só narrativa para vender serviço.
Muitos "informam" que isso foi feito aqui por conta da legislação brasileira, para adequar a moto.
Querem dizer que o motor polui em médias rotações e não polui em altas? Que o ruído é maior nesta faixa de rotações que nas máximas?
Por favor, me poupem.... Entendo, aliás com minha experiência, não entendo muito.
Mas, o nosso piloto de teste ride exclusivo, o Markinho, testou a R1300GS europeia, ou seja, na fonte.
Então, espero ansiosamente que o Markinho faça um teste pra nós e exponha suas impressões a respeito da moto nacionalizada......
Aguardemos....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Boa tarde pessoal!
Quero ver se consigo dar um pulo na Grand Brasil Alphaville, pelo menos lá o test-ride era bem diferente das outras CCS que só deixam dar uma volta no quarteirão. Não vai dar pra tirar tdas as dúvidas mas acredito que esse "problema xoxo" vai da pra sacar se for tão nítido assim.
Assim que conseguir, falo sobre.
Abrass a todos!
Fala pessoal, tudo certo? Quase 1 ano após o prometido volto aqui pra falar sobre a R1300 GS Brasil kkk
Vale lembrar sempre: O texto é apenas o ponto de vista de um usuário comum. Não sou piloto, mecânico muito menos engenheiro!
1 ano após vender a R1200GSA e 5 meses sem a F750GS que compartilhava com a minha esposa, enfim me tornei proprietário de uma R1300 GS Triple Black 2024. Aquela primeira com roda dourada, banco baixo e sem suporte de top case (na minha opinião as características mais polêmicas desse modelo).
- Roda dourada: sempre achei estranho, mas nesse modelo achei até que legal;
- Banco baixo: pra mim uma vantagem, para poder compartilhar com minha esposa ;
- Falta de suporte do top case: já iria trocar mesmo, pois tinha guardado um Dolomiti 46L e um Outback 42L. Foi só comprar o rack Givi SR5143 BR, que por sinal ficou mto bonito na moto.
Comprei a moto na CCS com 300km. Passado quase 3 meses, hoje fiz a revisão de 1000km (R$1.324,96)…sim, tenho andado pouco infelizmente.
Mesmo com uma experiência de apenas 700km, vou atualizar alguns pontos como prometido principalmente para comparar com o modelo Europeu, afinal agora estou usando a moto dentro da minha realidade diária.
A moto veio com a versão de software 126_012_040 e não foi alterada na revisão. Tem uma versão mais atual, final _060.
Sei que a principal dúvida é sobre o “buraco” entre 2mil e 4mil RPM…tem ou não tem? Sim, tem.
MAS…apenas em 2a marcha, porém oque assusta é que quando atinge os 4mil RPM o torque vem de uma vez te jogando pra trás. Não vou nem comentar sobre as “teorias” e explicações técnicas…Da forma que eu piloto, não me atrapalha.
Agora vou seguir a ordem baseado na primeira análise.
ENCAIXE: Ainda estou me achando no posicionamento. Nada como uma ADV, que por sinal ainda não fiz test ride mas hj fiquei uns bons 15min sentado em uma R1300GSA triple black e logo de cara é uma sensação de alívio kkk
O banco baixo proporciona um encaixe melhor comparado ao banco normal, porém faz com que as pernas fiquem um pouco mais flexionada. Ainda sobre esse tema, oque me incomoda demais são as pedaleiras MUITO PEQUENAS, ESTREITAS. Preciso urgente trocar mas ainda estou analisando entre os modelos da Touratech e Lone Rider.
Voltando a falar sobre o banco, não existe mais os ajustes de inclinação na frente nem atrás que ficavam no chassi da moto. Agora tem no próprio banco uma alavanca que suspende a espuma (internamente) na parte traseira. Apesar de não parecer, é muito confortável e não me cansou até agora.
?!?!Curiosidade?!?! O banco que veio na minha (não sei se é em todas do BR) tem o PN 5253 1541509 que é um banco com aquecimento, inclusive vem com a conexão elétrica entre banco e moto. Segundo o SAC a moto não tem a disponibilidade para o funcionamento do aquecimento pois “TER UM FIO NÃO SIGNIFICA QUE O BANCO AQUECE”, faltam mais peças que não estão e nem existe previsão de estar disponível no BR.
Não seria mais barato então colocar um banco simples na moto? Vai entender…
MANETES: Não estranhei, tudo normal… acredito que algum outro fator tenha me incomodado na outra moto.
RISER / GUIDÃO: A minha não tem riser. Estou testando o angulo, achei a marcação de 0 muito baixa, quase que impossibilita pilotar de pé. No momento estou usando um pouco além dos 10o, oque melhorou muito!
VIBRAÇÃO: Mantenho a minha opinião, zero incomodo.
PROTETORES DE MÃO: Poucos km de corredor no BR e já bati em um retrovisor kkk. Mas foi uma única vez! Acostumando com o tamanho.
BOLHA: Excelente mesmo! Ah, e na minha versão de software ela baixa ao desligar a moto porém volta pra posição quando religa e começa a rodar com a moto.
ESTABILIDADE: Excelente!
MOTOR: Realmente surpreendente!
Obs: Nessa moto se usa 5L de óleo.
BARULHOS: Todos me agradam por enquanto. Acho até mais agradável comparado a R1200 GSA.
QUICK SHIFTER: Impressionante de tão macio e bom! Completamente diferente da Europeia. Vale pontuar que a versão de software da minha é bem mais atual e segundo alguns especialistas isso é um dos itens ajustados nos updates.
ASSISTENTES ELETRÔNICOS: Acho todos muito bom, o único que desativei foi o “ toque no freio no alerta de colisão” pois em situações de corredor chega a dar uns sustos. De qualquer forma continua com o “carrinho vermelho piscando na tela inteira.
ATALHOS E ACESSOS: Acostumei…Entendo algumas reclamações principalmente no acesso de farol auxiliar, porém como a minha não tem…Já me adaptei ao botão “hambúrguer”.
SUSPENSÃO: Já tinha gostado mesmo sem entender. Depois de dar uma estudada em como realmente funciona (o manual é muito simples e objetivo…tem uns vídeos no youtube de um jornalista europeu excelente!) fiz meus ajustes e estou muito feliz.
CAVALETE CENTRAL COM AUXILIO: Juro que com ou sem auxílio da suspensão, é muito tranquilo. Sempre foi JEITO e não FORÇA. Muitas vezes acabo desligando a moto e levanto sem auxilio e tá tudo bem.
PÉSINHO: Já peguei o jeito dele kkk. Ainda não coloquei o “sapatinho”…nem sei se vou colocar.
CONSUMO: Nesses 700km de uso misto fez uma média de 18KmL com gasolina comum Shell. Pra mim ta ótimo.
No geral estou bem feliz com a moto até o momento. Não descarto a troca por uma R1300GSA futuramente porém quero esperar a chegada da R12GS prevista para o fim do ano kkk.
Desculpem a demora!
Obs final: Hoje temos muito acesso a “opniões / análises” mas nada se compara a você simplesmente andar na moto. Além de ser uma experiência pessoal, 90% dos relatos são de pessoas que nunca nem viram as motos pessoalmente.
Abrasss!!!
O Piu está com dinamômetro novo na oficina e publicou gráfico de potência e torque de uma 1300.
Realmente há um trecho entre 2.000 e 4.000rpm.
Como há relatos controversos entre pilotagens aqui e na Europa, acho que a BMW refez o mapa aqui no Brasil para cumprir legislação, não há outra explcação possível.....
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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