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O que acharam da nova R1300GSA??
#11
DanielAdv Escreveu:inicialmente achei horrível.. pensei que era propaganda da lego, mas tudo muda, vamos nos acostumar logo logo.. porém, prefiro a 1250 kkk.

Um amigo pegou a 1300 e comentou que a moto é fraca em baixas rotações.. imagino a adv com esse peso todo. vi que a adv é automática tbm..


Torque só há acima de 2.500rpm. Nenhum motor BMW Boxer tem torque abaixo desta rotação.
Os pesos são muito semelhantes entre a 1300 e a 1250.
Acho que esse teu amigo não sabe pilotar, falou bobagem...


1250cc 1300cc
Potencia CV 135 145
Torque Nm 143 149

Aos colegas que possuem a 1250cc, sentem falta de torque???

Vejam o diagrama Potência versus torque da 1250:


.pdf   Leistungsdiagramm R1250GS LC.pdf (Tamanho: 214.43 KB / Downloads: 10)
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#12
Gnegraes Escreveu:Torque só há acima de 2.500rpm. Nenhum motor BMW Boxer tem torque abaixo desta rotação.
Os pesos são muito semelhantes entre a 1300 e a 1250.
Acho que esse teu amigo não sabe pilotar, falou bobagem...


1250cc 1300cc
Potencia CV 135 145
Torque Nm 143 149

Aos colegas que possuem a 1250cc, sentem falta de torque???

Vejam o diagrama Potência versus torque da 1250:

Leistungsdiagramm R1250GS LC.pdf
Eu sinto que a 1250 tem menos torque em baixa que a 1200.....
Preciso acelerar mais para arrancar normalmente....pode ser isso que o amigo percebe....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
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#13
Reiner Escreveu:Eu sinto que a 1250 tem menos torque em baixa que a 1200.....
Preciso acelerar mais para arrancar normalmente....pode ser isso que o amigo percebe....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Reiner,

Veja os diagramas da 1250 e da 1200

1250cc

[ATTACH=CONFIG]11779[/ATTACH]

1200cc

[ATTACH=CONFIG]11780[/ATTACH]

Vamos tomar uma rotação baixa, p/ex. 3.000rpm:

1200 97Nm
1250 120Nm

No motor 1250 o torque é de 20% maior...

Há que se ter cuidado em não confundir a sensação da aceleração e o torque.


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
       
Guilherme 

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#14
O comentário que ele me fez foi "é forte mas falta resposta rápida abaixo de 3k rpm"

Acho que de experiencia ele entende porque guia expedições e vai pro trophy na namíbia.

mas ai ja é briga de grandes, ducati, ktm.. queria fazer um teste nessa 1300, cada um tem uma percepção diferente
Siga-me no instagram: @daniel.schaeffer_
Wink
Bons ventos sempre, braaap
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#15
DanielAdv Escreveu:O comentário que ele me fez foi "é forte mas falta resposta rápida abaixo de 3k rpm"

Acho que de experiencia ele entende porque guia expedições e vai pro trophy na namíbia.

mas ai ja é briga de grandes, ducati, ktm.. queria fazer um teste nessa 1300, cada um tem uma percepção diferente


Acho que para fazer uma análise mais correta, precisamos comparar as relações de redução dos dois câmbios.
E também saber dele a qual velocidade e em que marcha sentiu essa falta de torque, talvez esse o ponto esclarecedor.

A falta de resposta na aceleração tem mais a a ver com potência do que com torque. Qual modo de pilotagem ele estava usando?
Guilherme 

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#16
Vi uma postagem do Piu sobre esse “buraco” que a 1300 tem em baixa rotação. Vale a pena assistir, mas resumindo parece que ele existe para atender as regras ambientais brasileiras. Já vi alguns relatos de que a versão europeia se comporta diferente, sem esse efeito em baixa.

Tive a oportunidade de falar com um camarada que está na 6a GS 1200/1250 e agora 1300, todas para uso quase exclusivo em off-road. Ele estava revoltado com a resposta da moto em baixo giro. Ele disse que a diferença para as anteriores é muito grande…


https://www.instagram.com/reel/C9u1q4gJ_...lhcG8ydHJy
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#17
adriel Escreveu:Vi uma postagem do Piu sobre esse “buraco” que a 1300 tem em baixa rotação. Vale a pena assistir, mas resumindo parece que ele existe para atender as regras ambientais brasileiras. Já vi alguns relatos de que a versão europeia se comporta diferente, sem esse efeito em baixa.

Tive a oportunidade de falar com um camarada que está na 6a GS 1200/1250 e agora 1300, todas para uso quase exclusivo em off-road. Ele estava revoltado com a resposta da moto em baixo giro. Ele disse que a diferença para as anteriores é muito grande…


https://www.instagram.com/reel/C9u1q4gJ_...lhcG8ydHJy


Não faz o menor sentido ter redução potência na faixa indicada no vídeo e acima de 4.000rpm tudo voltar ao normal....

O ruído só é alto na faixa mostrada, não faz barulho em alto giro???
Não polui em alto giro, só na faixa de rotação indicada pela oficina de maping???
Simplesmente por não saber o que está ocorrendo, culpa a legislação para conseguir homologar a moto, chuta e mal....
Também não sei as condições de como o ensaio foi feito e quais as condições do dinamômetro...

A proposta das GSs há mais de 40 anos é ser uma moto de uso misto: asfalto e terra.
GS é um anacrônimo em alemão de Gelände Strasse, os mais velhos se lembraram do mote da Rural Wyllis: Cidade Campo...
Objetiva viajar, aceitando os mais diferentes terrenos com conforto e agilidade. Nem é uma moto GP e nem uma moto para motocross. Quem a usa fora desses parâmetros, está com a moto errada
Guilherme 

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#18
adriel Escreveu:Vi uma postagem do Piu sobre esse “buraco” que a 1300 tem em baixa rotação. Vale a pena assistir, mas resumindo parece que ele existe para atender as regras ambientais brasileiras. Já vi alguns relatos de que a versão europeia se comporta diferente, sem esse efeito em baixa.

Tive a oportunidade de falar com um camarada que está na 6a GS 1200/1250 e agora 1300, todas para uso quase exclusivo em off-road. Ele estava revoltado com a resposta da moto em baixo giro. Ele disse que a diferença para as anteriores é muito grande…


https://www.instagram.com/reel/C9u1q4gJ_...lhcG8ydHJy



Usualmente para um teste de Curva de Potência e Torque em dinamômetro, se utiliza a marcha que tenha uma relação de redução mais próxima de 1:1.
Dependendo da moto, pode ser a 5a ou 6a marcha.

A oficina de BH que realizou o teste informa que fez 6 testes no dinamômetro, um para cada marcha.
Como encontrou diferentes curvas de potência, diz que há um maping específico para cada marcha da R1300GS....
Meu comentário: rs,rs,rs,rs,rs,rs...
Guilherme 

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#19
DanielAdv Escreveu:O comentário que ele me fez foi "é forte mas falta resposta rápida abaixo de 3k rpm"

Acho que de experiencia ele entende porque guia expedições e vai pro trophy na namíbia.

mas ai ja é briga de grandes, ducati, ktm.. queria fazer um teste nessa 1300, cada um tem uma percepção diferente

Daniel,

Poucos motores tem resposta de torque abaixo de 3.000rpm.
Basta ver a curva de torque de diferentes motores, vai notar isso.
Querer desempenho a 2.000, 2.500rpm não faz sentido algum, pois a tua potência também é baixa nessas rotações.

O melhor motor para torque quase contínuo numa faixa ampla de rotações são os motores Ducati, devido ao comando desmodromico, meu sonho de consumo como motor.
Além de ter uma curva "plana" ela é bem maior alta comparada a outros motores.
Guilherme 

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#20
O fato é que já vi e ouvi alguns relatos sobre esse comportamento dela em baixo giro, diferente dos modelos anteriores. O gráfico mostra que realmente há esse comportamento e claramente o remap corrige isso.

O que sabemos sobre a homologação é muito superficial, sempre há muito nos bastidores que não vamos conhecer. Já ouvi de mecânico que tem relação com regras de emissão de poluentes, mas dificilmente saberemos.

A única certeza é que o tal buraco na aceleração existe e o remap corrige, ignorar isso é assumir que estão fraudando os dados e relatos apresentados. Todo o resto é achismo.
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