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Posicao em curva
#41
NetoTCamel Escreveu:São muitas técnicas envolvidas com o mesmo propósito, contornar uma curva da forma mais rápida e mais segura...

Dentro destas temos:
- Posicionamento do corpo (Tem a mesma base, mas variam conforme os modelos das motos)
- Técnicas de visualização ( A mais famosa de todas: Você vai pra onde você olha )
- Técnicas de pilotagem ( Uso do Freio, aceleração, uso da suspensão, contra-esterço )

São inúmera variáveis, que na maioria das vezes são pouco utilizadas, mesmo com muitas "horas de vôo"...

O mais importante é respeitar 3 pontos:
Limite do ambiente, Limite da máquina e o próprio Limite.

Escolas, materiais didáticos, vídeos e etc são sempre bem vindos nessa caminhada, e sempre temos algo novo à aprender...

EDIT: (Faltou uma parte)

Cuidado com raspar a bota no chão, a chance de quebrar o pé é imensa, e eu já presenciei isso ao vivo, é doloroso demais.
Inclinação demais nem sempre significa estar mais certo, ou mesmo mais seguro..
Calibragem dos pneus, ajustes de suspensão, ajuste da ergonomia da moto são tão importantes quanto "usar capacete".


[COLOR="#FF0000"]O mais importante é respeitar 3 pontos:
Limite do ambiente, Limite da máquina e o próprio Limite.
[/COLOR]
Definição completa e simples de como fazer curvas.Parabens.

Abração.
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.

PORQUE DEUS É BOM.
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#42
MTC Escreveu:Nelson, sera q estamos pensando da mesma forma?? Moto inclinada para direita e corpo inclinando para cima (lado direito) de modo a manter o centro de gravidade e evitar o derrapamento do pneu!!!


....nao entendi amigo , se vc fizer uma curva e deixar seu corpo mais na vertical , ereto , com controle maior sobre a derrapada da traseira(num off , é claro)....o que isso tem haver com a área de contato do pneu...? Atua sim no equilibrio das forças que estao agindo no momento ....peso , forças centrípeta , centrifuga e atrito...ou nao?

Quero dizer que para a mesma inclinação da moto numa curva a área de contato do pneu com o asfalto ou a terra em nada muda , ou quase nada. O que muda é atuação das forças que agem no conjunto.
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#43
Andre, fazer curvas em asfalto é totalmente diferente de fazer curva na terra. Como vc disse, são várias forças com direções e sentidos diversos. Uma dessas forças, muito importante, é o atrito, que no asfalto é muito maior que na terra. Se vc inclinar muito a moto na terra, vai derrapar e ir pro chão, no asfalto não, o atrito do pneu no chão segura.
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#44
JMCoelho Escreveu:Andre, fazer curvas em asfalto é totalmente diferente de fazer curva na terra. Como vc disse, são várias forças com direções e sentidos diversos. Uma dessas forças, muito importante, é o atrito, que no asfalto é muito maior que na terra. Se vc inclinar muito a moto na terra, vai derrapar e ir pro chão, no asfalto não, o atrito do pneu no chão segura.

Isso aí , fiquei em duvida no que o colega escreveu antes sobre área de contato do pneu x posição do piloto.
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#45
Aprendi a andar na terra e sempre achei loucura o pessoal deitando a moto no asfalto.

Na terra dava pra fazer a curva saindo de lado em derrapagem controlada ou enfiar nos trilhos que iam formando nas curvas.

No asfalto a sensação é que a moto pode escorregar de vez e aí é chão e, não tem onde apoiar a roda numa curva, dependendo 100% do atrito. Com isso há várias técnicas a exemplo do Keith Code que me tem sido fundamental para confiar mais em curvas no asfalto e minimizar os riscos, também melhorar meu coeficiente de cangaço rs.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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#46
Na real,o que enxergo é o seguinte,moto mais em pé maior peso sobre as suspensões transferindo para as rodas,consequentemente maior atrito,ao deitar a moto parte desse peso sai de sobre as rodas,as suspensões "relaxam" e o atrito é menor.Teoria do PAULISTA,rsrs.
PAULISTA
CANOAS/RS
MOTOS: CINQUENTINHA / RS125 / RDZ135 / 180 CUSTON / RD350 LC / CBR400 / CB750 F / SUZUKI 1100 R / TRANSALP / F 800 GS.

PORQUE DEUS É BOM.
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#47
A não ser que deite a moto raspando o joelho a 200kph, ai se o cara levantar tomba pro outro lado rsrs.
Aliás admiro quem faz isso e me impressiono o quanto o atrito do pneu especial no asfalto segura numa dessas, algo que nunca chegarei nem perto.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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#48
Fabio, curva a 200 km/h só pra profissionais em motos especiais. Muito longe de nós amadores em motos GS, que não foram feitas para isso.
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#49
É isso a que me referi, na verdade a inclinação vai de acordo com o equipamento e situação.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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