12-12-2020, 19:28
MarcioT Escreveu:Esse tópico é interessante.
Aborda pontos reais e lendas urbanas.
Óleo deve seguir especificações do fabricante da moto. Ponto real.
Óleo dever ser trocado com a frequência recomendada por tempo ou quilometragem. Ponto real.
Começar a trocar engrenagem indiscriminadamente, é atacar o efeito pontual com CAUSA desconhecida, EM ALGUNS CASOS, má fé sobre uns incautos. Há colegas trocando isso com 35 k km. Lenda urbana.....
Enfim daqui a pouco vai ter gente, trocando biela e virabrequim “preventivamente “!!! Rsrsrs / kkkk
Creio que as engrenagens são de plástico porque é mais simples de fabricar, são mais leves, plástico de engenharia são tão ou mais confiáveis que metais, e o todo conjunto e sistema tem seus “fusíveis “ onde é melhor quebrar tal peça de sacrifício do que outras e assim por diante. Não estou afirmando que quebrar engrenagens é bom!
Mas a primeira grande bobagem disso tudo, foi a eliminação pela bmw da luz espia da pressão do óleo! Isso é indefensável!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Márcio,
Quando joguei esta ´pergunta nos fóruns da Alemanha, a única resposta sobre a origem destas engrenagens serem de material plástico foi que reduzem ruído. Não achei muito convincente e por isso nem publiquei aqui.
De resto, concordo com tudo o que você escreveu.
Fica o reforço para a maioria dos leigos em engenharia que materiais plásticos hoje em dia são materiais altamente avançados, alguns até com características melhores que os equivalentes em aços. Não falo de custo, mas de desempenho. Uma engenharia de futuro e que aqui é desprezada nas faculdades é a Engenharia de Materiais.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...