14-09-2020, 10:33
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-09-2020, 10:36 por Gnegraes.)
A água entra pelas coifas do monobraço da balança.
Lavar a moto com Wap e Kärcher normalmente é a causa da entrada de água, não só ai nas coifas, mas detona com os contatos elétricos da ignição, punhos, etc.
Fazer um furo para sair água me parece errado. Melhor sanar o problema e sua origem e não causar outro.
Problemas recorrentes:
- coifa com borracha ressecada e trincada.
- coifa mal montada nas sedes e nos encaixes e sem graxa internamente.
- lavar com jato de alta pressão diretamente sobre as coifas.
Algumas observações pelo que ví nas fotos e entendo que na fase de montagem:
- os eixos estriados devem ser lubrificados com graxa a base de cobre Castrol Optimoly TA. Ele evita que o eixo estriado cole. Deve ser usada também nas conexões tipo ponta e bolsa dos escapamentos e também na rosca das sondas Lambda. Vendida em CC BMW, tubo de 100ml e não custa caro. Esta informação e especificação consta do Manual de Serviço BMW.
- coifas devem se revestidas/lambuzadas internamente com graxa Staburags NBU 30 TPM. Essa graxa foi desenvolvida especialmente para a BMW para esta aplicação pela Klüber da Alemanha. Esta informação e especificação consta do Manual de Serviço BMW.
Você encontra essa graxa no ML, quem a vende em potes pequenos é o Possenti, aqui do nosso fórum, mora em Curitiba.
- as juntas universais tipo cardã não necessitam ser engraxadas, ela é selada, lambuzar as juntas por fora só faz sujeira ao girar. Essa graxa da Molykote que a foto mostra deve ser utilizada em juntas que possuam bico graxeiro, para lubrificar suas partes internas e seus retentores permitem a saída da graxa velha. As juntas do eixo da BMW não possuem bicos graxeiros, portanto não há o que lubrificar.
Como já citei algumas vezes aqui, faço parte de dois fórums na Alemanha, dedicados exclusivamente a motos BMW. Não existem relatos ou reclamações recorrentes de problemas com as juntas cardã por lá. Mesmo aqui no Brasil existem relatos esparsos.
Fazer as manutenções periódicas previstas em manual e inspeções visuais frequentes é muito importante, em qualquer modelo de moto e fabricante.
Inspecione o posicionamento correto das coifas, o estado do material borracha e não lave com jato de alta pressão.
Usar graxas e óleos recomendados pela fábrica em manual de serviço eu diria que é obrigatório, a menos de situações de emergência.
Achismo é técnica perigosa, de boas intenções o inferno está cheio
Lavar a moto com Wap e Kärcher normalmente é a causa da entrada de água, não só ai nas coifas, mas detona com os contatos elétricos da ignição, punhos, etc.
Fazer um furo para sair água me parece errado. Melhor sanar o problema e sua origem e não causar outro.
Problemas recorrentes:
- coifa com borracha ressecada e trincada.
- coifa mal montada nas sedes e nos encaixes e sem graxa internamente.
- lavar com jato de alta pressão diretamente sobre as coifas.
Algumas observações pelo que ví nas fotos e entendo que na fase de montagem:
- os eixos estriados devem ser lubrificados com graxa a base de cobre Castrol Optimoly TA. Ele evita que o eixo estriado cole. Deve ser usada também nas conexões tipo ponta e bolsa dos escapamentos e também na rosca das sondas Lambda. Vendida em CC BMW, tubo de 100ml e não custa caro. Esta informação e especificação consta do Manual de Serviço BMW.
- coifas devem se revestidas/lambuzadas internamente com graxa Staburags NBU 30 TPM. Essa graxa foi desenvolvida especialmente para a BMW para esta aplicação pela Klüber da Alemanha. Esta informação e especificação consta do Manual de Serviço BMW.
Você encontra essa graxa no ML, quem a vende em potes pequenos é o Possenti, aqui do nosso fórum, mora em Curitiba.
- as juntas universais tipo cardã não necessitam ser engraxadas, ela é selada, lambuzar as juntas por fora só faz sujeira ao girar. Essa graxa da Molykote que a foto mostra deve ser utilizada em juntas que possuam bico graxeiro, para lubrificar suas partes internas e seus retentores permitem a saída da graxa velha. As juntas do eixo da BMW não possuem bicos graxeiros, portanto não há o que lubrificar.
Como já citei algumas vezes aqui, faço parte de dois fórums na Alemanha, dedicados exclusivamente a motos BMW. Não existem relatos ou reclamações recorrentes de problemas com as juntas cardã por lá. Mesmo aqui no Brasil existem relatos esparsos.
Fazer as manutenções periódicas previstas em manual e inspeções visuais frequentes é muito importante, em qualquer modelo de moto e fabricante.
Inspecione o posicionamento correto das coifas, o estado do material borracha e não lave com jato de alta pressão.
Usar graxas e óleos recomendados pela fábrica em manual de serviço eu diria que é obrigatório, a menos de situações de emergência.
Achismo é técnica perigosa, de boas intenções o inferno está cheio
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...