2 horas atrás
Fala pessoal. Segue aqui o meu relato da troca dos discos de embreagem e separadores da GS
Como eu ja havia dito antes, eu trabalho com a manutençao de carros, mas me considero um entusiasta de moto. Tive reparando uma pequena anomalia na embreagem da Gs, entao resolvi abrir para menos ver como que estava, e adiquirir uma experencia e poder compartilhar aqui com os senhores.
Segue o primeiro passo
![[Imagem: AP1GczNSJoeyLSLkMF__QFGVMCgyxjX5t0AvvmHt...authuser=0]](https://lh3.googleusercontent.com/pw/AP1GczNSJoeyLSLkMF__QFGVMCgyxjX5t0AvvmHtAdRwuUW_UJkmUocgZgqB0GBzob7ozSImflmiBDA7lPnOZKPt9sef6CU0u5HoLmC0-2sE_Z7MTB1u3LqboaA8jx9dK1g1mr49yyRmnaDMlNaLhix2Wd9BDg=w475-h633-s-no-gm?authuser=0)
Sobre soltar esse parafuso, todo mundo que esta na intençao de realizar essa manutençao, ja tem essa ciencia! Mas mesmo soltando eu nao conseguia acessar os dois parafusos la de cima, ai veio a ideia, coloquei o macaco em baixo, so para dar uma leve erquida na frente do motor, e isso foi o suficiente.
![[Imagem: AP1GczPr-eKKR0ShvYllw_e4vZReIalKEvmQnA4H...authuser=0]](https://lh3.googleusercontent.com/pw/AP1GczPr-eKKR0ShvYllw_e4vZReIalKEvmQnA4Hph_N99vCjBF_h5w7lBwtHeXRmuZQVrz8f09Xo2Rkm8GBv2_jBAZ-J876mB1187cwY82A8GaVLDhZHZnoFvwSRc5YDeY02vS6IIkeSNALqRhsGdpzxnigGA=w475-h633-s-no-gm?authuser=0)
Feito isso, é so acessar os dois benditos parafusos, dessa forma
![[Imagem: AP1GczMJVf_EPElBtnqiMmntcJ1gENJ_A4ReZi2C...authuser=0]](https://lh3.googleusercontent.com/pw/AP1GczMJVf_EPElBtnqiMmntcJ1gENJ_A4ReZi2C-iPu1njqWPCSOr5wgs3cjv9Glr6Y_ykyDUJ52fRaKHXt0PHiB8lENQ4qy6jgx_2nY5I9T-48F5pImv3djJ6ATUlsOumcyHUuPLDO0V_GTmJJMQ4Chg8JkA=w475-h633-s-no-gm?authuser=0)
Entao, solte todos os parafusos da tampa, e embaixo tem um espaço onde da para encaixar uma chave combinada 14, forcando a tampa para romper a cola. feito isso, ja esta na cara da embreagem ( eu preferi esgotar o oleo antes, do que deixar derramar por ai quando soltasse a tampa)
![[Imagem: AP1GczPv0dUXjF8n7EDHbcXug84ETqNQSF-U48w0...authuser=0]](https://lh3.googleusercontent.com/pw/AP1GczPv0dUXjF8n7EDHbcXug84ETqNQSF-U48w09kGk46yPViNKta-r_CwyqyCiq3yF2kWqbRZ6ez-QkB_vScA4eRw5SyM15ZWirXlZpZK0qSzc43XqbJQTNXvzVkOszqy0I77pZheyHJzhkJns603j1LM7gQ=w475-h633-s-no-gm?authuser=0)
Nesse momento, é so soltar os 3 parafusos com uma chave 10mm e ir retirando os discos e os separadores, a minha duvida estava em relaçao aos 3 discos menores, entao eu retirei tudo na mesma sequencia e coloquei no chao para me basear para colocar os novos.
![[Imagem: AP1GczOejTEiEZU4uSA54CHgM8qLCAb9vymfWoRK...authuser=0]](https://lh3.googleusercontent.com/pw/AP1GczOejTEiEZU4uSA54CHgM8qLCAb9vymfWoRKBFrmMyzqXpxcJAsgXAlA23PKfDKQ1qVkdXeSxtjQHWxCO6yCSNitlnTnhpG28hFR3_24JYOXzPj4a99UVF9aeiQ60OfOSObaVfwBpmz5H6l8wz02wARl8w=w475-h633-s-no-gm?authuser=0)
Então feito isso, é so colocar os discos novamente, colocar o platô e apertar os parafusos com 10Nm. Depois do pacote de embreagem montado, eu recomendo que debreie a moto, so para ver o funcionamento, ao apertar o manete, o pacote de embreagem deve ser empurrado no sentido da roda dianteira.
![[Imagem: AP1GczOkzziN8QtA1Ci04llQ33AQ5zKoXL242K7A...authuser=0]](https://lh3.googleusercontent.com/pw/AP1GczOkzziN8QtA1Ci04llQ33AQ5zKoXL242K7AQg3l3ljb6WFlfcnOG9rAsPNNL-6V9TztijSi5GGUfZycqG3fDK7G5KnlsGN7ceu8js3RAgE-MGrJLWG2lxyUqLXHZdPsJCrZ3OPbChGf89LLiPYg-g73Fw=w475-h633-s-no-gm?authuser=0)
Nesse momento é a preparação para fexar, foi retirado todo e qualquer vestigio do silicone anterior, tanto na tampa quanto no motor, depois disso um pano embebido com Thinner, depois um pano limpo e seco. Aplicaçao do silicone selante de motor, aguardei por 10 minutos para colocar a tampa, apertar e pronto. Aguardei por 5 horas para colocar o oleo novamente, e funcionar o motor.
Ah, outra coisa que deixar de comentar la em cima, que deixei os discos dormirem embebidos no oleo do motor. Sobre os separadores, eles tem um lado com uma quina e um lado abaulado, o lado da quina eu deixei todos voltados para o fundo do cubo da embreagem o ladoo abaulado voltados para o lado do platô
Como eu ja havia dito antes, eu trabalho com a manutençao de carros, mas me considero um entusiasta de moto. Tive reparando uma pequena anomalia na embreagem da Gs, entao resolvi abrir para menos ver como que estava, e adiquirir uma experencia e poder compartilhar aqui com os senhores.
Segue o primeiro passo
Sobre soltar esse parafuso, todo mundo que esta na intençao de realizar essa manutençao, ja tem essa ciencia! Mas mesmo soltando eu nao conseguia acessar os dois parafusos la de cima, ai veio a ideia, coloquei o macaco em baixo, so para dar uma leve erquida na frente do motor, e isso foi o suficiente.
Feito isso, é so acessar os dois benditos parafusos, dessa forma
Entao, solte todos os parafusos da tampa, e embaixo tem um espaço onde da para encaixar uma chave combinada 14, forcando a tampa para romper a cola. feito isso, ja esta na cara da embreagem ( eu preferi esgotar o oleo antes, do que deixar derramar por ai quando soltasse a tampa)
Nesse momento, é so soltar os 3 parafusos com uma chave 10mm e ir retirando os discos e os separadores, a minha duvida estava em relaçao aos 3 discos menores, entao eu retirei tudo na mesma sequencia e coloquei no chao para me basear para colocar os novos.
Então feito isso, é so colocar os discos novamente, colocar o platô e apertar os parafusos com 10Nm. Depois do pacote de embreagem montado, eu recomendo que debreie a moto, so para ver o funcionamento, ao apertar o manete, o pacote de embreagem deve ser empurrado no sentido da roda dianteira.
Nesse momento é a preparação para fexar, foi retirado todo e qualquer vestigio do silicone anterior, tanto na tampa quanto no motor, depois disso um pano embebido com Thinner, depois um pano limpo e seco. Aplicaçao do silicone selante de motor, aguardei por 10 minutos para colocar a tampa, apertar e pronto. Aguardei por 5 horas para colocar o oleo novamente, e funcionar o motor.
Ah, outra coisa que deixar de comentar la em cima, que deixei os discos dormirem embebidos no oleo do motor. Sobre os separadores, eles tem um lado com uma quina e um lado abaulado, o lado da quina eu deixei todos voltados para o fundo do cubo da embreagem o ladoo abaulado voltados para o lado do platô
Tem dias que pedem estrada, vento no rosto e zero pressa para chegar...
A vida acontece nos quilômetros percorridos, nas conversas entre uma parada e outra, nas risadas que ecoam pelo caminho...
A vida acontece nos quilômetros percorridos, nas conversas entre uma parada e outra, nas risadas que ecoam pelo caminho...


