14-09-2020, 14:40
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-09-2020, 19:19 por EvertonM.)
Nesse assunto eu não sei para que santo eu rezo.
Em tese, o cardã não requereria manutenção "preventiva". Se assim não fosse, acredito que a BMW - que é uma marca conceituada - incluiria nos procedimentos de revisão, até para "ganhar mais dinheiro". A Triumph não tem manutenção desse tipo que estamos falando (desmontagem completa), somente a troca do óleo, como é feita também na BMW (ao menos na época em que tive a TEX).
Como minha moto fez 20 mil km, fui atrás de informações para tomar a decisão.
Na CC disseram o que relatei acima, mas seu eu quisesse fazer o serviço, ficaria em pouco mais de R$ 2 mil. Perguntei porque tão caro e a resposta foi a troca das duas coifas, que custam cerca de R$ 500 cada. Indaguei sobre o reaproveitamento delas e me informaram que a forma de prendê-la não aconselha o reuso.
Informaram ainda que em toda revisão é feita a inspeção visual para ver se há algum rompimento que indicaria necessidade de manutenção corretiva.
Também fui atrás de mecânicos "não oficiais", mas conceituados. Um me pediu R$ 400 pelo serviço. Perguntei de peças, ele disse que não trocaria nenhuma e apenas pediu para pagar à parte a graxa que usaria. Confesso que fiquei desconfiado se não estaria aumentando o risco de ter problemas futuros.
Acabei não fazendo o serviço em lugar nenhum. Vou acompanhar mais um tempo e pesquisar um pouco mais. Lavo a moto a cada 6 meses ou mais e acompanho a forma como é feito. Talvez isso minimize a possibilidade de eu ter problema.
Não achei relato desse tipo fora do Brasil.
Em tese, o cardã não requereria manutenção "preventiva". Se assim não fosse, acredito que a BMW - que é uma marca conceituada - incluiria nos procedimentos de revisão, até para "ganhar mais dinheiro". A Triumph não tem manutenção desse tipo que estamos falando (desmontagem completa), somente a troca do óleo, como é feita também na BMW (ao menos na época em que tive a TEX).
Como minha moto fez 20 mil km, fui atrás de informações para tomar a decisão.
Na CC disseram o que relatei acima, mas seu eu quisesse fazer o serviço, ficaria em pouco mais de R$ 2 mil. Perguntei porque tão caro e a resposta foi a troca das duas coifas, que custam cerca de R$ 500 cada. Indaguei sobre o reaproveitamento delas e me informaram que a forma de prendê-la não aconselha o reuso.
Informaram ainda que em toda revisão é feita a inspeção visual para ver se há algum rompimento que indicaria necessidade de manutenção corretiva.
Também fui atrás de mecânicos "não oficiais", mas conceituados. Um me pediu R$ 400 pelo serviço. Perguntei de peças, ele disse que não trocaria nenhuma e apenas pediu para pagar à parte a graxa que usaria. Confesso que fiquei desconfiado se não estaria aumentando o risco de ter problemas futuros.
Acabei não fazendo o serviço em lugar nenhum. Vou acompanhar mais um tempo e pesquisar um pouco mais. Lavo a moto a cada 6 meses ou mais e acompanho a forma como é feito. Talvez isso minimize a possibilidade de eu ter problema.
Não achei relato desse tipo fora do Brasil.