14-02-2018, 11:01
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-02-2018, 11:07 por P.ALMEIDA.)
Não tenho conhecimento mecânico, sou apenas curioso, já peço desculpas aqui. Tenho moto BMW a pouco tempo e não conheço ninguém que teve o cardan quebrado pra contar detalhes - vejo um caso ou outro na net. Penso que ter ferrugem externa no cardan é "normal" - desculpem a ignorância - igual caminhão e onibus são peças externas e de força. Limpar e lubrificar a cruzeta sim me parece que pode ajudar realmente por ter algum atrito ali. Eu tive problema com retentor do diferencial e foram duas vezes. A primeira por excesso de óleo colocado na CC. Quando reclamei na CC acredito que eles não trocaram o retentor como foi recomendado na outra CC (comentei aqui em fev 2017) - simplesmente porque não vazou mais. Na volta da Bolivia recentemente, vazou de novo, a coifa deslocou na Argentina - peguei muita chuva e terra, arrumei a coifa, segui viagem. Em Campo Grande substitui o retentor por um genérico da mesma medida e resolveu até agora. Então eu vi meu cardan ser desmontado duas vezes e na mesma CC em Campo Grande com o mesmo mecânico. Note que apesar disto nunca chegaram a tocar nas engrenagens que ficam no final do diferencial. Eu sei que esse mecanismo não é eterno como dizem e precisa de inspeção a cada 10-20k. A cruzeta e o diferencial da motoca estão em boas condições e agora lubrificado de tanto óleo que vazou, pude ver em C.Grande. Quanto a entrada de água, se vocês olharam ou colocarem a mão por baixo do tubo do cardan vão perceber que existe um belo orifício por onde pode entrar e escoar a água e terra. A coifa mais visivel e também aquela perto do motor se estiver deslocada ou danificada também permite entrar água e terra. Acho que a questão toda e mais importante é esta mistura de água e terra chegar no retentor e o danificar fazendo vazar o óleo do diferencial e com isto danificando as engrenagens, além claro de não trocar o oleo do diferencial corretamente. Desculpe o textão....