09-08-2022, 12:01
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-08-2022, 12:06 por isaianet.)
Gnegraes Escreveu:Timelife Cardans a partir de 2013
Fatos observados nas balanças monobraço dos modelso R1200/1250GS, R1200/1250GS Adv e R1200RT
2013
BMM lançou uma nova versão dos motores boxer 1200cc, denominados LC por refrigeração lÃ*quida nos cabeçotes.
Juntamente com o novo motor, inverteram a posição da balança monobraço do lado direito para o esquerdo das motos.
Uma mudança simples, já que com recursos de CAD basta espelhar as peças para tê-las exatamente idênticas Ã*s anteriores, mas "espelhadas".
>>> nesta fase alguém da engenharia da fábrica resolveu mudar a espessura e especificação da borracha utilizada nas coifas dianteira e traseira, ficaram mais finas e mais maleáveis.
2015
A coifa traseira devido Ã* deformação ao rodar e por ser mais maleável, estava raspando na cruzeta universal traseira e rasgando.
A solução da fábrica foi fazer um suporte feito de arame de aço, para manter a dobra da coifa na sua posição.
Mesmo com este pequeno reforço estrutural, sai muito facilmente do seu lugar.
Estas modificações nas coifas levaram a inúmeros problemas de entrada de água na balança, ocasionando oxidação severa.
Também aliado ao fato da não observação de uso de graxa repelente a água Klüber Staburagas nos encaixes das coifas para sua vedação.
Além do não uso de graxa Optimoly TA da Castrol nos eixos estriados, que emsmo sem qualquer presença de água, "solda" a união estriada.
2022
BMW lança um Boletim Técnico em 15/06/2022 com uma série de medidas a serem tomadas pelos CCs em todo o mundo.
Os detalhes desta imensa operação está descrita no texto do mesmo.
Dados importantes a se levar em consideração:
- as motos pré 2013 não apresentam esses "problemas". Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.
- as motos pós 2013 desde que com manutenção correta do tipo: a- verificação rotineira do estado das coifas, b- na abertura da baalnça utilização das graxas recomendadas pela fábrica e na frequência usual das preventivas de toda a moto, também não apresentaram problemas. Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.
De qualquer forma, a BMW demorou muito tempo a reagir aos "problemas" ocorridos.
Isso é imperdoável em um produto que desde o inÃ*cio em 1923 se tornou sÃ*mbolo de durabilidade e confiabilidade.
Vão gastar uma pequena fortuna na verificação e troca gratuita de peças em todo o mundo.
Como sabem não sou dono de 1200/1250, mas estou acompanhando toda essa discussão de vocês para agregar conhecimento e fiquei pensando em uma posssível solução para este problema.
Pelo que estou vendo, mesmo coifas novas ou bicos de pato não impedem a contaminação por água do cardan. E por melhor que seja a graxa aplicada para lubrificação, com o tempo essa água acaba contaminando a graxa e causando o problema de travamento do estriado do cardan. Como o cardan fica dentro da suspensão, não é simples colocar graxa nova com frequência como é feito em caminhões, pickups e 4x4s.
O Negraes me conhece a mais tempo, sabe meu histórico com Land Rovers e consequentemente meu gosto por mecânica (por hobby mesmo).
Lembro que há cerca de 15 anos atrás precisei fazer o reparo de um cardan dianteiro da Defender 90 que tinha na época, e recorri a uma oficina famosa, especializada em cardans na minha região, para fazer o serviço. O meu problema era semelhante, o estriado do cardan tinha sido contaminado por água, faltou lubrificação e acabou criando folga e engripando.
O senhor, dono da oficina, me chamou e perguntou qual o uso que eu fazia da Defender, se era em muitas trilhas com água (comuns aqui no RS) e caso positivo, gostaria de me propor um "preventivo" para nunca mais ter esse tipo de problema.
Enfim, o preventivo dele era "pintar" os estriados com um spray da Molycote, feito exclusivamente para trazer uma lubrificação a seco em caso da falta de graxa e lubrificação. Aceitei o "preventivo" e por coincidência, ou não, nunca mais tive problemas com aquele cardan. Depois daquilo, sempre tenho um tubo do spray em casa e "pinto" peças que necessitam lubrificação e podem sofrer com contaminação. Sobre o poder de lubrificação do bissulfeto de molibdênio, este é mundialmente conhecido.
Obviamente esse é um procedimento que jamais será feito em Concessionária, mas fica a sugestão para quem gosta que colocar a mão na massa.
Segue o link do spray: https://www.lumobras.com.br/molykote/lub...1-r-spray/
Aos engenheiros de plantão, fiquem a vontade para justificar ou não recomendar o seu uso.