09-08-2022, 15:25
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-08-2022, 15:28 por Gnegraes.)
isaianet Escreveu:Como sabem não sou dono de 1200/1250, mas estou acompanhando toda essa discussão de vocês para agregar conhecimento e fiquei pensando em uma posssível solução para este problema.
Pelo que estou vendo, mesmo coifas novas ou bicos de pato não impedem a contaminação por água do cardan. E por melhor que seja a graxa aplicada para lubrificação, com o tempo essa água acaba contaminando a graxa e causando o problema de travamento do estriado do cardan. Como o cardan fica dentro da suspensão, não é simples colocar graxa nova com frequência como é feito em caminhões, pickups e 4x4s.
O Negraes me conhece a mais tempo, sabe meu histórico com Land Rovers e consequentemente meu gosto por mecânica (por hobby mesmo).
Lembro que há cerca de 15 anos atrás precisei fazer o reparo de um cardan dianteiro da Defender 90 que tinha na época, e recorri a uma oficina famosa, especializada em cardans na minha região, para fazer o serviço. O meu problema era semelhante, o estriado do cardan tinha sido contaminado por água, faltou lubrificação e acabou criando folga e engripando.
O senhor, dono da oficina, me chamou e perguntou qual o uso que eu fazia da Defender, se era em muitas trilhas com água (comuns aqui no RS) e caso positivo, gostaria de me propor um "preventivo" para nunca mais ter esse tipo de problema.
Enfim, o preventivo dele era "pintar" os estriados com um spray da Molycote, feito exclusivamente para trazer uma lubrificação a seco em caso da falta de graxa e lubrificação. Aceitei o "preventivo" e por coincidência, ou não, nunca mais tive problemas com aquele cardan. Depois daquilo, sempre tenho um tubo do spray em casa e "pinto" peças que necessitam lubrificação e podem sofrer com contaminação. Sobre o poder de lubrificação do bissulfeto de molibdênio, este é mundialmente conhecido.
Obviamente esse é um procedimento que jamais será feito em Concessionária, mas fica a sugestão para quem gosta que colocar a mão na massa.
Segue o link do spray: https://www.lumobras.com.br/molykote/lub...1-r-spray/
Aos engenheiros de plantão, fiquem a vontade para justificar ou não recomendar o seu uso.
Carlo,
Vamos a alguns pontos importantes:
- as cruzetas utilizadas nos eixos são herméticas, não pedem lubrificação.
- as coifas desde que devidamente impermeabilizadas com graxa hidrofugante específica na região dos alojamentos, cumprem perfeitamente com seu papel, graxa Klüber Staburags NBU 30 PTM (descrito no manual RSD, graxa part number 07559056992). Não sou eu que está afirmando isso, são centenas de milhares de balanças Paralever em motos BMW pré 2013.
- as uniões com eixos estriados sempre foram lubrificadas com graxa, Castrol Optimoly TA (descrito no manual RSD, graxa part number 18219062599) . Não se sabe o por que, mas a fábrica deixou de fazê-lo. Com a umidade interna na balança, a oxidação é inevitável, dificultando de modo severo a desmontagem dos dois sistemas, saída do câmbio e entrada na caixa de redução traseira.
- mesmo nas atuais pós 2013, desde que as coifas mantidas em sua posição correta e lubrificadas com a graxa especificada, nada ocorre. Não sou eu que está afirmando isso, são vídeos postados por mecânicos que fazem o serviço de manutenção preventiva corretamente.
Está tudo nos Manuais de Oficina BMW, pelo menos até setembro de 2016, que é o último documento que temos acesso. Depois desta data os concessionários acessam o manual BMW de modo online.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...