Ja tive problemas com caixa de direção numa harley, mas independente da marca o que estraga rolamento é agua e também falta de lubrificação, na maioria dos rolamentos vem com pouca graxa ou as vezes nem vem, somente um gel para não enferrujar. Na minha gs tirei a tampa da mesa tinha muita ferrugem, mas as esferas estavam secas. mesmo sem remover o rolamento, como não havia indícios de danos, lavei com wd-40 para remoção da graxa velha, deixei secar e apliquei graxa grafitada até vazar, limpei a blindagem e montei a tampa novamente.
Na harley dava pequenas travadas, ao desmontar o anel que limita os roletes estava quebrado e os roletes livres travaram, ao abrir o rolamento tava seco, não tinha nada de graxa.
danilo4820 Escreveu:Ja tive problemas com caixa de direção numa harley, mas independente da marca o que estraga rolamento é agua e também falta de lubrificação, na maioria dos rolamentos vem com pouca graxa ou as vezes nem vem, somente um gel para não enferrujar. Na minha gs tirei a tampa da mesa tinha muita ferrugem, mas as esferas estavam secas. mesmo sem remover o rolamento, como não havia indícios de danos, lavei com wd-40 para remoção da graxa velha, deixei secar e apliquei graxa grafitada até vazar, limpei a blindagem e montei a tampa novamente.
Na harley dava pequenas travadas, ao desmontar o anel que limita os roletes estava quebrado e os roletes livres travaram, ao abrir o rolamento tava seco, não tinha nada de graxa.
Danilo,é fácil fazer essa manutenção ou complicado?
sal silva Escreveu:Danilo,é fácil fazer essa manutenção ou complicado?
Da harley foi porque eu saquei o rolamento. Não é que seja difícil, é trabalhoso.
Quando vou mexer na moto numa manutenção como essa eu tiro toda a carenagem, para se caso escapar alguma ferramenta não ter chance de risco.
Confiro se tenho na mão todas as ferramentas que vou precisar.
Da minha GS, eu só tirei o emblema da bmw, tirei o anel de pressão, tirei o retentor de borracha, "lavei"com wd-40 dexei secar, tirei qualquer residuo liquido com ar comprimido, lavei com gasolina, novamente ar comprimido.
Depois de limpo e seco, apliquei graxa grafitada, empurrei o máximo possível para dento. e antes de colocar a blindagem de novo coloquei uma camada generosa de graxa. coloquei a blindagem, o anel de pressão. Espalhei um pouco de graxa sobre tudo (o que acho bom da graxa grafitada é que ela repele a agua, diminuindo risco de infiltração.
Se voce for trocar os rolamentos, como ele é cônico, a parte de dentro sai fácil, ruim é tirar o anel externo. Eu tirei fácil com uma maquina de solda, fiz um risco com a solda em torno do anel todo, o metal encolhe o rolamento sai fácil fácil.
Para colocar o anel externo novo, meleca ele inteiro com graxa, posiciona ele, coloca o anel velho em cima e bate só no anel velho para não danificar o novo.
Se tiver alguma duvida só chamar
danilo4820 Escreveu:Da harley foi porque eu saquei o rolamento. Não é que seja difícil, é trabalhoso.
Quando vou mexer na moto numa manutenção como essa eu tiro toda a carenagem, para se caso escapar alguma ferramenta não ter chance de risco.
Confiro se tenho na mão todas as ferramentas que vou precisar.
Da minha GS, eu só tirei o emblema da bmw, tirei o anel de pressão, tirei o retentor de borracha, "lavei"com wd-40 dexei secar, tirei qualquer residuo liquido com ar comprimido, lavei com gasolina, novamente ar comprimido.
Depois de limpo e seco, apliquei graxa grafitada, empurrei o máximo possível para dento. e antes de colocar a blindagem de novo coloquei uma camada generosa de graxa. coloquei a blindagem, o anel de pressão. Espalhei um pouco de graxa sobre tudo (o que acho bom da graxa grafitada é que ela repele a agua, diminuindo risco de infiltração.
Se voce for trocar os rolamentos, como ele é cônico, a parte de dentro sai fácil, ruim é tirar o anel externo. Eu tirei fácil com uma maquina de solda, fiz um risco com a solda em torno do anel todo, o metal encolhe o rolamento sai fácil fácil.
Para colocar o anel externo novo, meleca ele inteiro com graxa, posiciona ele, coloca o anel velho em cima e bate só no anel velho para não danificar o novo.
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Valeu Danilo,mas pelo que entendi essa manutenção sem desmontar a mesa no máximo vai lubrificar o rolamento de cima,mas o outro vai continuar seco.De qualquer maneira já é alguma coisa.Obrigado.
Não seria um grande drama lubrificar os dois. Só que vai requerer a desmontagem da mesa superior, e alguma forma de suportar a moto com a frente erguida e "solta".
Para soltar a mesa superior da minha F800R basta soltar dois parafusos em cada ponta lateral da mesa, mais um no centro dela (na lateral) e o principal no centro, debaixo do símbolo.
Solta a mesa, basta elevar a moto, suportando o motor por baixo, para que o todo o conjunto dianteiro possa descer, expondo o rolamento cônico inferior para lubrificação.
Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
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Para liberar a frente da GS eu coloco ela no cavalete central e um macaco (garrafa) e uma peça de madeira, posiciono bem, na parte da frente do protetor de cárter. Consegui deixar bem firme, não é o ideal, mas funcionou.
As vezes é porque eu gosto de ficar mexendo na moto, mas pra mim isso não é serviço é terapia
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