Recentemente vi na internet duas publicações que me deixaram um pouco preocupado.
Foram 2 casos de relatos de acidente com suposta soltura da pinça de freio das motos durante a condução.
Ambas as postagens envolviam a GS1200. Em um caso o relato envolvia a pinça dianteira da moto, no outro, o problema foi com a traseira. Aparentemente pelas fotos que vi, a pinça havia soltado e entrado no meio da roda, arrebentando todos os raios e ocasionando o acidente.
Com alguma experiência que tenho, em uma análise inicial, achei essas postagens bastante estranhas, mas em um dos casos vi o comentário de um mecânico conhecido de Catanduva (O Piu), falando que já tinha visto 3 casos assim.
Fico me perguntando se a causa seria falta de manutenção das motos e de fato qual seria a forma de evitar um problema do tipo. Há alguma recomendação de checagem dos apertos?
Eu mesmo não confiro os apertos da minha minha moto com frequência. Apenas nas manutenções periódicas.
Como forma de controle, pensei que fazer algumas marcas em alguns parafusos mais sensíveis, iguais aquelas marcas com tinta que as concessionárias fazem em motos zero km. A ideia seria só bater o olho e verificar se houve movimentação de parafusos de roda,pinças etc?
Faz sentido ou é uma preocupação desnecessária pra quem cuida bem da manutenção da moto?
28-06-2021, 18:04 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-06-2021, 18:10 por Gnegraes.)
FCRUZ17 Escreveu:Amigos,
Recentemente vi na internet duas publicações que me deixaram um pouco preocupado.
Foram 2 casos de relatos de acidente com suposta soltura da pinça de freio das motos durante a condução.
Ambas as postagens envolviam a GS1200. Em um caso o relato envolvia a pinça dianteira da moto, no outro, o problema foi com a traseira. Aparentemente pelas fotos que vi, a pinça havia soltado e entrado no meio da roda, arrebentando todos os raios e ocasionando o acidente.
Com alguma experiência que tenho, em uma análise inicial, achei essas postagens bastante estranhas, mas em um dos casos vi o comentário de um mecânico conhecido de Catanduva (O Piu), falando que já tinha visto 3 casos assim.
Fico me perguntando se a causa seria falta de manutenção das motos e de fato qual seria a forma de evitar um problema do tipo. Há alguma recomendação de checagem dos apertos?
Eu mesmo não confiro os apertos da minha minha moto com frequência. Apenas nas manutenções periódicas.
Como forma de controle, pensei que fazer algumas marcas em alguns parafusos mais sensíveis, iguais aquelas marcas com tinta que as concessionárias fazem em motos zero km. A ideia seria só bater o olho e verificar se houve movimentação de parafusos de roda,pinças etc?
Faz sentido ou é uma preocupação desnecessária pra quem cuida bem da manutenção da moto?
Abs,
Felipe
Felipe,
Não é uma preocupação desnecessária. Todo veículo deve ser torqueado de tempos em tempos.
A frequência depende do tipo de piso onde você mais pilota, muito irregular pede algum cuidado.
O sistema de marcar a cabeça do parafuso ou a sua porca com caneta de tinta indelével, neste caso não vai adiantar nada. Se houver um movimento mesmo que muito pequeno, o parafuso já estará solto e você vai saber logo, pode ter certeza.
Esse sistema de marcar a cabeça de parafusos visa saber se determinada parte de um motor por exemplo foi mexido, é conhecido como dedo-duro.
Para torquear você vai precisa de três coisas:
- 2 torquímetros de estalo de boa marca, um para baixos torques e outro para altos torques.
- Manual de oficina da moto.
Parafusos não são todos iguais, existem muitas diferenças entre eles e suas características são: diâmetro da rosca, passo da rosca, material do parafuso, tipo de cabeça. As características de materiais são a Classe do Parafuso e possuem códigos padronizados gravados na cabeça do mesmo.
O torque de aperto é normalizado para o parafuso, a projetista/montadora segue a norma. Os únicos parafusos que não são padronizados são os prisioneiros de cabeçote, que são projetados pela engenharia de projeto dos motores.
Para entender como a coisa funciona, veja abaixo:
[ATTACH=CONFIG]10906[/ATTACH]
O código numérico te informa o seguinte:
[ATTACH=CONFIG]10907[/ATTACH]
As tabelas de torque indicam qual deve ser o torque de aperto do parafuso. Não existe esse negócio de "aqui não precisa apertar tanto, assim está bom". Todo parafuso é projetado pelo Projetista no equipamento para seu torque normalizado, portanto siga a tabela.
O Manual de oficina é necessário pelo fato que muitas vezes você não consegue identificar o parafuso só por sua cabeça, pois ele está montado e você não vai desmontá-lo para torqueá-lo.
Exemplo: existem 3 parafusos dimensionalmente idênticos, mas diferentes e que são:
M10 x 1,5 8.8
M10 x 1,5 10.9
M10 x 1,5 12.9
Cada um pede um torque específico: 38Nm, 56Nm 62Nm
Muitos parafusos na BMW vem com um filme plástico na rosca para impedir que ele se solte. A fábrica inclusive recomenda que ele seja trocado toda vez que for retirado. Tem gente que prefere usar o trava rosca líquido tipo Loctite. Mas aí também temos um problema: existem 3 tipos de trava rosca líquido: baixo, médio e alto torque. Qual usar? O bom senso diz seria usar usar o médio torque, mas será o correto???
Parafusos do chassis, da balança traseira, da mesa e suspensão dianteira e dos freios devem ser verificados. Motor, câmbio, caixa de engrenagens traseira não necessitam ser checados, pois suas carcaças são estáticas.
Os casos citados de pinças de freio terem se soltado é claramente um erro de montagem na troca de pastilhas. O mecânico não usou torquimetro e nem apertou com o torque correto indicado no manual. Simples assim.....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Tive conhecimento de um único caso. Um amigo trocou as pastilhas de freio dianteiras e o mecânico da CC não fez o aperto corretamente. Com a trepidação, uma das pinças soltou. Como ele estava na cidade e em baixa velocidade, não houve maiores consequências.
Acredito que a manutenção inadequada seja a causa das ocorrências. Todavia, a partir dessa experiência dele, passei a checar visualmente (e "manualmente") alguns componentes da moto antes de sair com ela (talvez não seja o ideal, mas acredito que ajuda a antecipar problemas).
Não é uma preocupação desnecessária. Todo veículo deve ser torqueado de tempos em tempos.
A frequência depende do tipo de piso onde você mais pilota, muito irregular pede algum cuidado.
O sistema de marcar a cabeça do parafuso ou a sua porca com caneta de tinta indelével, neste caso não vai adiantar nada. Se houver um movimento mesmo que muito pequeno, o parafuso já estará solto e você vai saber logo, pode ter certeza.
Esse sistema de marcar a cabeça de parafusos visa saber se determinada parte de um motor por exemplo foi mexido, é conhecido como dedo-duro.
Para torquear você vai precisa de três coisas:
- 2 torquímetros de estalo de boa marca, um para baixos torques e outro para altos torques.
- Manual de oficina da moto.
Parafusos não são todos iguais, existem muitas diferenças entre eles e suas características são: diâmetro da rosca, passo da rosca, material do parafuso, tipo de cabeça. As características de materiais são a Classe do Parafuso e possuem códigos padronizados gravados na cabeça do mesmo.
O torque de aperto é normalizado para o parafuso, a projetista/montadora segue a norma. Os únicos parafusos que não são padronizados são os prisioneiros de cabeçote, que são projetados pela engenharia de projeto dos motores.
Para entender como a coisa funciona, veja abaixo:
[ATTACH=CONFIG]10906[/ATTACH]
O código numérico te informa o seguinte:
[ATTACH=CONFIG]10907[/ATTACH]
As tabelas de torque indicam qual deve ser o torque de aperto do parafuso. Não existe esse negócio de "aqui não precisa apertar tanto, assim está bom". Todo parafuso é projetado pelo Projetista no equipamento para seu torque normalizado, portanto siga a tabela.
O Manual de oficina é necessário pelo fato que muitas vezes você não consegue identificar o parafuso só por sua cabeça, pois ele está montado e você não vai desmontá-lo para torqueá-lo.
Exemplo: existem 3 parafusos dimensionalmente idênticos, mas diferentes e que são:
M10 x 1,5 8.8
M10 x 1,5 10.9
M10 x 1,5 12.9
Cada um pede um torque específico: 38Nm, 56Nm 62Nm
Muitos parafusos na BMW vem com um filme plástico na rosca para impedir que ele se solte. A fábrica inclusive recomenda que ele seja trocado toda vez que for retirado. Tem gente que prefere usar o trava rosca líquido tipo Loctite. Mas aí também temos um problema: existem 3 tipos de trava rosca líquido: baixo, médio e alto torque. Qual usar? O bom senso diz seria usar usar o médio torque, mas será o correto???
Parafusos do chassis, da balança traseira, da mesa e suspensão dianteira e dos freios devem ser verificados. Motor, câmbio, caixa de engrenagens traseira não necessitam ser checados, pois suas carcaças são estáticas.
Os casos citados de pinças de freio terem se soltado é claramente um erro de montagem na troca de pastilhas. O mecânico não usou torquimetro e nem apertou com o torque correto indicado no manual. Simples assim.....
Guilherme, obrigado pelos esclarecimentos!
Tenho um torquímetro de vareta da Gedore que comprei no passado. Não é o mais adequado, pois a escala não é tão precisa, mas para essa finalidade irá servir.
Vou passar a conferir alguns parafusos com maior frequência, principalmente aqueles cuja soltura poderia ocasionar algum acidente.
29-06-2021, 11:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-06-2021, 11:27 por Gnegraes.)
FCRUZ17 Escreveu:Guilherme, obrigado pelos esclarecimentos!
Tenho um torquímetro de vareta da Gedore que comprei no passado. Não é o mais adequado, pois a escala não é tão precisa, mas para essa finalidade irá servir.
Vou passar a conferir alguns parafusos com maior frequência, principalmente aqueles cuja soltura poderia ocasionar algum acidente.
O torquímetro de vareta pode servir desde que seja possível atingir o torque máximo que é de 110Nm.
Normalmente os de vareta tem pouca precisão nos torques baixos, leve isso em consideração.
Cuidado: excesso de torque quebra parafuso mais hora menos hora.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
EvertonM Escreveu:Tive conhecimento de um único caso. Um amigo trocou as pastilhas de freio dianteiras e o mecânico da CC não fez o aperto corretamente. Com a trepidação, uma das pinças soltou. Como ele estava na cidade e em baixa velocidade, não houve maiores consequências.
Acredito que a manutenção inadequada seja a causa das ocorrências. Todavia, a partir dessa experiência dele, passei a checar visualmente (e "manualmente") alguns componentes da moto antes de sair com ela (talvez não seja o ideal, mas acredito que ajuda a antecipar problemas).
Prevenção é o segredo !!!
Só não deixe que jornalistas e senadores da CPI fiquem sabendo, senão será taxado de negacionista e genocida e convidado a depor....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Já que o assunto é reaperto, não deixem de verificar de vez em quando se há raios "frouxos" (motocicletas com rodas raiadas). Não conheço dicas de como reapertar os raios frouxos sem prejudicar o balanceamento/simetria das rodas. Na falta de uma recomendação apurada, penso que reapertá-los com um torque um pouco inferior aos raios bem mais tensionados é melhor do que nada...
Marivaldo,
Você pode dar o torque necessário sem alterar o balanceamento e alinhamento.
Desde que a roda não tenha sido afetada por pancadas....
Normalmente com 1/3 de volta, o raio fica afinado...pode dar uma pancadinha para certificar o som agudo....
E muito importante, dentro de cada porca dos raios existe um pequeno parafuso trava que deve ser solto com uma chave allen para efetuar o torque do raio....
Encontrei 1 raio frouxo na roda dianteira. O parafusinho dentro da "porca" de aperto funciona como se fosse uma contra-porca. Bem bolado.
Vai uma dica: não pode tensionar muito, senão esse raio puxa pra si toda a "responsabilidade", e os raios vizinhos passarão afrouxos.