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Sensor de detonação - 1250 GSA
#8
Sim, a pré-ignição ou, no popular, batida de pino é bastnate prejudicial a qualquer motor de ciclo Otto, ou seja, gasolina, álcoois e GNV.

A pré ignição é o fenômeno que ocorre quando o combustível entra em combustão antes do momento ideal no ciclo do motor.
Com o pistão ainda subindo no ciclo de compressão e antes de atingir o ponto morto superior (PMS), a mistura queima e há a expansão violenta dos gases dentro da câmara e esta onda de choque bate na cabeça do pistão e gera este ruído de "batida de pino".

Este fenômeno pode ocorrer por duas causas:
- avanço da ignição muito adiantado (ponto de ignição), a vela de ignição produz a faísca e inicia o processo de queima/expansão da mistura ar/combustível antes do momento correto.
- combustível de baixa octanagem em relação à taxa de compressão do motor em questão. A baixa octanagem leva a mistura que está sendo comprimida a entrar em combustão antes do momento correto. Octanagem é a característica de um combustível de resistir a determinada compressão sem entrar em combustão. Quanto maior a octanagem, maior a sua resistência em entrar em combustão sob determinada pressão.

Como a ignição atual de todos os veículos é eletrônica, dificilmente o sistema de ignição varia na angulação, seja avançando ou atrasando o momento de liberar a centelha na vela de ignição. Antigamente o avanço dos motores era ajustado manualmente, se ajustava e funcionava perfeitamente. Mas exigia ajustes com determinada frequência, assim como regulagem de abertura de platinados, etc.

Daí nos resta a qualidade do combustível no tocante a sua ignição.
Motores de alta taxa de compressão são motores mais potentes que outros motores de baixa taxa de compressão, para uma mesma capacidade ou volume de câmara de combustão, que chamamos normalmente de "centímetros cúbicos" (cc).
Os motores são projetados para fornecer a máxima potência utilizando determinado combustível comercial disponível no mercado e que foi eleito para aquele motor. Motores de alto desempenho requerem sempre os combustíveis top, como gasolina Pódium ou Premium. De acordo com o projeto, se decide qual a taxa e compressão do motor e esta é fixa, não pode ser alterada.
Se você tem um motor Boxer BMW que pede uma gasolina de no mínimo 91 octanas RON, esta garante que a ignição se dará no momento certo. Caso utilize uma gasolina de 87 octanas por exemplo, fatalmente ocorrerá a pré-ignição. Usar gasolina com octanagem maior nunca irá prejudicar o motor, pelo contrário, garante que a queima sempre se dará da maneira correta e no momento certo.

A pré-ignição leva a desgaste prematuro de mancais, casquilhos e bronzinas por estarem recebendo o impacto elevado da pré-ignição na cabeça do pistão que ainda está subindo e esta onda de choque quer fazer o movimento contrário descendente. Em casos extremos pode haver a quebra do pistão.

A mistura ar - combustível quando na presença de uma fonte de energia - a centelha da vela de ignição - começa o fenômeno da queima e que tem uma determinada velocidade para que toda a mistura entre em combustão. Por este motivo, a centelha da vela é liberada um pouco antes do pistão atingir seu PMS, permitindo que inicie a sua descida e com a pressão exercida pela expansão dos gases queimados.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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