03-12-2020, 08:18
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-12-2020, 08:40 por Gnegraes.)
Apenas como curiosidade e dando sequencia à explanação anterior e em separado aqui para não "contaminar" o assunto anterior, vamos tratar do motor Flex.
Foi uma saída interessante para que se possa usar um determinado combustível de acordo com a disponibilidade no posto (Brasil é um continente, nem tudo é como em SP, RJ, BH, etc.) e há diferença de preços entre gasolina e álcool. O bom deste projeto é que há sondas que medem o teor da mistura que está sendo injetada no motor e com isso ajusta a ignição. Por que isso?
- primeiro que gasolina e álcool pedem taxas de compressão bem diferentes, dadas as suas características físico-químicas.
- segundo que o ponto de ignição para os dois combustíveis também é diferente.
No primeiro caso não há muito o que fazer: as montadoras fazem seus motores com uma taxa de compressão média, entre a mais baixa da gasolina e mais alta exigida pelo álcool. E isto é fixo, não se pode alterar.
No segundo caso, é fácil de operar no motor já que a ignição eletrônica se auto ajusta a todo momento.
Mas... there is no free lunch....O inconveniente desse sistema é que o motor Flex é "meia boca" usando só gasolina e também quando usa somente álcool. Seu desempenho é inferior ao mesmo motor fabricado apenas para um tipo de combustível, seja ele gasolina ou só álcool.
O que fazer para ter o máximo desempenho neste tipo de motor Flex? Usar sempre uma mistura de gasolina e álcool de modo a que a taxa de compressão fixa do motor tenha o combustível correto. E a mistura não é de 50% de cada um, pois a gasolina já contém álcool.
Considerando que o teor seja de 25% de álcool na gasolina, para ter uma mistura 50-50 tem de se colocar mais gasolina que álcool no tanque e essa relação é de aproximadamente 66% de gasolina e 34% de álcool, ou simplificando 2/3 de gasolina e 1/3 de álcool. Números aproximados mas bem próximos da relação ideal para a taxa de compressão que os motores Flex possuem.
Foi uma saída interessante para que se possa usar um determinado combustível de acordo com a disponibilidade no posto (Brasil é um continente, nem tudo é como em SP, RJ, BH, etc.) e há diferença de preços entre gasolina e álcool. O bom deste projeto é que há sondas que medem o teor da mistura que está sendo injetada no motor e com isso ajusta a ignição. Por que isso?
- primeiro que gasolina e álcool pedem taxas de compressão bem diferentes, dadas as suas características físico-químicas.
- segundo que o ponto de ignição para os dois combustíveis também é diferente.
No primeiro caso não há muito o que fazer: as montadoras fazem seus motores com uma taxa de compressão média, entre a mais baixa da gasolina e mais alta exigida pelo álcool. E isto é fixo, não se pode alterar.
No segundo caso, é fácil de operar no motor já que a ignição eletrônica se auto ajusta a todo momento.
Mas... there is no free lunch....O inconveniente desse sistema é que o motor Flex é "meia boca" usando só gasolina e também quando usa somente álcool. Seu desempenho é inferior ao mesmo motor fabricado apenas para um tipo de combustível, seja ele gasolina ou só álcool.
O que fazer para ter o máximo desempenho neste tipo de motor Flex? Usar sempre uma mistura de gasolina e álcool de modo a que a taxa de compressão fixa do motor tenha o combustível correto. E a mistura não é de 50% de cada um, pois a gasolina já contém álcool.
Considerando que o teor seja de 25% de álcool na gasolina, para ter uma mistura 50-50 tem de se colocar mais gasolina que álcool no tanque e essa relação é de aproximadamente 66% de gasolina e 34% de álcool, ou simplificando 2/3 de gasolina e 1/3 de álcool. Números aproximados mas bem próximos da relação ideal para a taxa de compressão que os motores Flex possuem.
Guilherme
.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....
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