• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temperatura - dúvida
Iceman Escreveu:Guilherme, na minha não tem bargraph de temperatura e sim um posição no computador de bordo que indica a temperatura de forma digital(numérica).
Então dá para saber extamente a temperatura, tipo 85 Graus ou 86 Graus.
Até que ponto essa informação é fiel ou não eu não sei, mas a informação é mostrada na forma de um número inteiro (sem casas decimais).

OK, e deve ser a temperatura da líquido de arrefecimento.
Na minha, a ar, acho que deve se basear na temperatura do óleo do cárter.
  Responder
Gnegraes Escreveu:OK, e deve ser a temperatura da líquido de arrefecimento.
Na minha, a ar, acho que deve se basear na temperatura do óleo do cárter.

Sim. O probelma de trabalhar com o líquido de arrefecimento é o que deu m... no meu YANMAR.
Estava sem líquido, ai o sensor de alarme de temperatura não atuou e o motor travou!
Ainda bem que esses motores YANMAR são uns tratores.
Foi só esperar esfriar que o motor destravou e votlou a funcionar normalmente. (Ufa!!!).
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
Iceman Escreveu:Sim. O probelma de trabalhar com o líquido de arrefecimento é o que deu m... no meu YANMAR.
Estava sem líquido, ai o sensor de alarme de temperatura não atuou e o motor travou!
Ainda bem que esses motores YANMAR são uns tratores.
Foi só esperar esfriar que o motor destravou e votlou a funcionar normalmente. (Ufa!!!).

Eu sempre estou olhando a saída de água na popa. Para mim é o melhor sensor de que está tudo bem....
  Responder
shw Escreveu:Comparado com a F800GS minha antiga moto... a R1200 esquenta bem mais, sem falar que a ventoinha aciona toda hora, na F800 era bem raro!!

Existe o Mocool da Motul ele junto com o Motocool da Motul, abaixa bastante a temperatura em até 15 graus, eu usava na F800GS

https://www.motul.com/br/pt-BR/products/mocool

Legal !!
Vou perguntar ao meu mecânico se ele conhece este produto (ou similares).
Valeu !!
  Responder
Minha f800gsa subindo a serra do Rio do rastro acabou jogando líquido de radiador pra cima. Ela estava com reservatório no máximo. O que pode ser ? E a tampa do reservatório tem um pequeno furinho agora, antes era fechado.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder
junior-rj Escreveu:Olá

Sou um feliz proprietário de um GS 1200 14/15, com 30.000 km.
Na estrada a temperatura do moto sempre fica entre 75 e 82 graus.
Moro em uma pequena cidade no norte do estado do Rio de Janeiro.
Dentro da cidade utilizo normalmente 3a. marcha, na velocidade de no máximo 40 km/hora.
-----------
A temperatura DENTRO da cidade chega a 100 graus.
Fico preocupado e logo tento abaixar a temperatura.
----------
PERGUNTA: normalmente qual a temperatura que o motor dela suporta ??

PERGUNTA DOIS: vocês normalmente ficam "preocupados" a partir de qual temperatura ??

Abraços fraternos,

Jacy Júnior

Como o liquido de arrefecimento é a água e se usa anticongelante, que na pratica não deixa a água congelar nem ferver a 100°C, esta dentro do previsto para funcionamento dos motores a combustão, não só de sua moto, lembrando que tb. tem a refrigeração do óleo do motor, portanto não tem problema, se a bomba d'agua ou de óleo tiverem mal funcionamento vai aparecer um simbolo vermelho no painel e se não parar os sensores devem cortar o funcionamento do motor pra evitar danos irreversíveis.
Eraldo
  Responder
Eraldo Tel Escreveu:Como o liquido de arrefecimento é a água e se usa anticongelante, que na pratica não deixa a água congelar nem ferver a 100°C, esta dentro do previsto para funcionamento dos motores a combustão, não só de sua moto, lembrando que tb. tem a refrigeração do óleo do motor, portanto não tem problema, se a bomba d'agua ou de óleo tiverem mal funcionamento vai aparecer um simbolo vermelho no painel e se não parar os sensores devem cortar o funcionamento do motor pra evitar danos irreversíveis.
Eraldo

O líquido de arrefecimento <água + etileno-glicol> na proporção 50-50 tem uma temperatura de ebulição de 138 graus C.
Isso é extremamente importante para que atingida a temperatura de 100 graus C (ao nível do mar), não haja formação de vapor de água e com o surgimento de vapor um aumento enorme na pressão dentro do sistema. O ponto fraco são as mangueiras, que podem se romper.
Em tempo: aqui em SP, na altitude média de 750 metros acima do mar, a água entra em ebulição a 96 graus C...
  Responder
O sistema eletrônico das motos e dos carros desliga o motor se houver superaquecimento. Já passei por isso muitos anos atrás com um desgraçado Monza que pifou o eletroventilador do radiador. Acende a luz de advertência e desliga (e só liga novamente depois de esfriar). Nas motos acontece a mesma coisa. Então, desencane de ficar controlando a temperatura toda hora. Se não ligar a luz de aviso no painel tá dentro da faixa de utilização normal.

Agora, não é nada bom para a saúde do motor ficar só fazendo trajetos curtinhos em marchas baixas. Vez por outra dá uns pegas nessa belezoca aí.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
http://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
  Responder
Acelera que resolve.
  Responder
P.ALMEIDA Escreveu:Acelera que resolve.

kkkkkkkkkkkkkkk...
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  VELA IGNICAO - R 1200 GS 2015 - dúvida junior-rj 6 6,990 16-08-2018, 14:18
Última Mensagem: sal silva
  Temperatura de funcionamento da GS e GSA Finger 23 37,126 17-11-2017, 15:50