12-11-2025, 11:57
(07-11-2025, 08:11)Gnegraes Escreveu: Bom dia,Chega ser satisfatório sempre ler as suas respostas.
Fluido de freio normalmente não apresenta borras.
O problema deste fluido é ser higroscópico, absorve água do ar.
Com teores acima de 4%, pode gerar bolhas de vapor no fluido na região das pinças de freio, já que a temperatura nas freadas é bastante elevada, acima dos 200 graus C.
Com as bolhas de vapor de água no fluido, ao frear a pressão no circuito é muito elevada e ao invés de pressionar os pistões das pinças, comprime as bolhas, reduzindo muito a eficácia da frenagem. Nesta situação você sente aquele sensação de que o freio está "emborrachado".
Evite abrir o reservatório do fluido, para não absorver umidade do ar.
Sobre o fato do fluido absorver a umidade do ar, existe umas canetinhas que você mergulha no fluido e ela atesta se o fluido esta em condições de uso ou não. Acredito eu que seja por meio da condutividade elétrica, tendo a presença de agua essa condutividade fica alterada.
Essa semana eu creio que vou criar um topico realizando essa troca, nem vou levar em consideraçao o teste do fluido, ja que vou trocar preventivamente, nao sei quando foi realizado essa manutençao, estou so esperando chegar as pastilhas de freio.
Tem dias que pedem estrada, vento no rosto e zero pressa para chegar...
A vida acontece nos quilômetros percorridos, nas conversas entre uma parada e outra, nas risadas que ecoam pelo caminho...
A vida acontece nos quilômetros percorridos, nas conversas entre uma parada e outra, nas risadas que ecoam pelo caminho...