• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Uso de tag em rodovias
Tenho lido relatos de uso de tag em pedágios nas rodovias colando o adesivo na bolha. Há gente dizendo que a concessionária faz a cobrança da passagem como se carro fosse e depois estorna parte da cobrança, por conta do preço reduzido para a motocicleta.

Alguém aqui no blog já tem feito uso? Pode relatar a experiência?
  Responder
Kinha Escreveu:Tenho lido relatos de uso de tag em pedágios nas rodovias colando o adesivo na bolha. Há gente dizendo que a concessionária faz a cobrança da passagem como se carro fosse e depois estorna parte da cobrança, por conta do preço reduzido para a motocicleta.

Kinha, por diversas vezes cobrei das operadoras que tive contato sobre o uso do tag para a moto.
À resposta sempre foi:
Não pode ser utilizado. Se caso cadastrar para o carro e usar na moto além de pagar o preço do carro, vc pode ser multado e processado. No Paraná houve um período de teste para motos, que não sei se persiste.
Tudo isso pode ter mudado, pois este ano não entrei em contato com as operadoras.
Agora, a CC devolver dinheiro.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
Kinha Escreveu:Tenho lido relatos de uso de tag em pedágios nas rodovias colando o adesivo na bolha. Há gente dizendo que a concessionária faz a cobrança da passagem como se carro fosse e depois estorna parte da cobrança, por conta do preço reduzido para a motocicleta.

Kinha,

Nas rodovias federias não há mais cobrança para motos.
Aqui em SP algumas rodovias estaduais também não cobram de motos.
Se você planejar o trajeto, pode saber com antecedência o preço de cada pedágio e preparar trocados para agilizar o pagamento.

Me incomoda o fato das cancelas falharem, você freia para não bater e quem vem atrás te acerta em cheio...
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Gnegraes Escreveu:Kinha,

Nas rodovias federias não há mais cobrança para motos.
Aqui em SP algumas rodovias estaduais também não cobram de motos.
Se você planejar o trajeto, pode saber com antecedência o preço de cada pedágio e preparar trocados para agilizar o pagamento.

Me incomoda o fato das cancelas falharem, você rei apara não bater e quem vem atrás te acerta em cheio...

Guilherme,

A isenção do pedágio, para motos, vale para as novas concessões. A Dutra teve a concessão renovada recentemente e é por isso que possivelmente não cobra pedágio de motos. Agora, se rodar pela Régis e Fernão Dias vai pagar pedágio.

Aqui em SC a rodovia pedagiada em toda a extensão é a BR 101, concedida há um bom número de anos. Ainda pagamos pedágio por aqui.

Concordo que a TAG de pedágio implica o risco da cancela e principalmente da retaguarda (todos sabemos da velocidade que os caminhões passam nas cancelas). Pelo visto, o povo aqui do fórum não usa a TAG.

Por cautela, vou continuar a perder meu tempo nas cancelas manuais e o jeito mais prático que encontrei é entregar à funcionária um pequeno porta moeda com dinheiro. Ela retira a tarifa e põe o troco. Tá funcionando bem.
  Responder
Kinha Escreveu:Guilherme,

A isenção do pedágio, para motos, vale para as novas concessões. A Dutra teve a concessão renovada recentemente e é por isso que possivelmente não cobra pedágio de motos. Agora, se rodar pela Régis e Fernão Dias vai pagar pedágio.

Aqui em SC a rodovia pedagiada em toda a extensão é a BR 101, concedida há um bom número de anos. Ainda pagamos pedágio por aqui.

Concordo que a TAG de pedágio implica o risco da cancela e principalmente da retaguarda (todos sabemos da velocidade que os caminhões passam nas cancelas). Pelo visto, o povo aqui do fórum não usa a TAG.

Por cautela, vou continuar a perder meu tempo nas cancelas manuais e o jeito mais prático que encontrei é entregar à funcionária um pequeno porta moeda com dinheiro. Ela retira a tarifa e põe o troco. Tá funcionando bem.

Já ouvi essa história do Estorno, mas confesso que não acreditei muito…

Uso a mesma estratégia tua…. Um moedeiro na mala de tanque (que sempre uso) que sempre entrego para a atendente. Nunca tive nenhum problema com isso!

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
  Responder
Também uso um estojo escolar, com velcro, que vai pendurado no guidão. No pedágio, entrego o estojo, o atendente tira o dinheiro que entender necessário e tá tudo ok. Nunca houve situação de "cobrança a maior" - ao menos nunca notei.
  Responder
Posso estar enganado, mas creio que um dos motivos de não haver TAG para motos é a ausencia de placa na frente da moto.
Quando passamos com o carfro num pedágio, a camera verifica a placa do carro e compara com o registro da TAG.

Uma vez eu vendi um carro e tive que viajar no dia seguinte com o carro novo.
Levei a TAG do carro velho, afinal, estou pagando pela passagem, de um ou outro carro, então não estou lesando ninguem.

Nos dois primeiros pedagios passou de boa. No terceiro deu vermelho e a atendende me ingormou que haviam bloqueado a TAG pq a placa do caro não batia.
Como a moto não tem placa na frente, esse controle não é viável.

Mas que é um saco isso lá é.
Tanto para o motociclisgta como para os veículos que vem atrás.
Na Airton Sena é comum ver filas de carros atrás da galera do rolê de moto pagando pedágio, uma a uma.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
Acho uma insanidade passar no sem parar de moto, imagina só a cancela nã abre alem do chão o caminhão atras vem forte e passa por cima!

Não existe TAG por este motivo a moto não pode usar o mesmo sistema que o carro por questões de segurança, deviam separar ou fazer igual nos EUA que ele tira foto da placa
  Responder
Vejo alguns pedágios (os mais novos) com a passagem exclusiva para motos, porém todas inativas.
Por outro lado, nessas passagens privativas seria legal se funcionasse o tag para motos.
Evitaria a chatice de tirar luva, mexer em dinheiro e colocar luva.

Luiz Baum
  Responder
Aqui na região de ribeirão preto os pedágios tem essa pista exclusiva para motos mas todas as vezes que passo estão inativas além de uma ou 2 cabines atendendo um fluxo grande de veículos, uma sacanagem com o usuário as extensas filas que se formam em determinados dias da semana e horários. No carro tenho tag desde que lançaram o sistema e não fico sem. Passou da hora de criarem algo para as motos. Aqui tem uma pulseira que vc coloca créditos mas é uma coisa regional, teriam que fazer algo a nível nacional como o TAG.
  Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)