Galera,
Qual é a calibragem que vocês usam na motoca? Estou usando:
ON ROAD
32 x 35 sem garupa; e
35 x 41 com garupa
Pneus originais.
e OFF ROAD
16 X 16 (quadrada) no barro; e
27 x 30 no asfalto (para o acesso ao barro).
Metzeler Karoo II
Não sei se estão corretas.
fborges27 Escreveu:Galera,
Qual é a calibragem que vocês usam na motoca? Estou usando:
ON ROAD
32 x 35 sem garupa
35 x 41 com garupa
Pneus originais.
e OFF ROAD
14 X 14 (quadrada)!
Metzeler Karoo II
Não sei se estão corretas.
eu uso padrão sempre 32 x 32
Estou usando o que recomenda no manual.
Asfalto: 42 - 45
Eu uso sempre o que manda o manual

Salvo engano, a tabela de calibragem dos pneus que vem debaixo do banco estipula 32X36 só piloto e 36X41 piloto + garupa e, se for o caso, essa mesma calibragem se for piloto + garupa + bagagem.
Off road não tenho ideia.
Sigo o manual:
somente piloto: 32x35psi (2.2x2.4 bar)
com garupa/carga: 35x41psi (2.4x2.8bar).
Tenho usado 39 x 42 em todas situações por recomendação da Caltabiano (pneus originais).
Percebi que diminui a estabilidade na rodovia quando a Calibragem cai abaixo de 30.
TOLENTINO Escreveu:Sigo o manual:
somente piloto: 32x35psi (2.2x2.4 bar)
com garupa/carga: 35x41psi (2.4x2.8bar).
Beleza!
Outra coisa, um dia na Caltabiano vi o mecânico chefe testando a calibragem de uma K 1300 (acho que era essa) que mostra a calibragem no computador de bordo.
Ele disse que se a mangueira do posto for longa, geralmente é, é para colocar 2 libras a mais porque elas são perdidas na mangueira.
Alguém já ouviu ou faz isso aí?!?!?
Na concessionária eles checam a calibragem com calibrador, na roda!
Abraços!
Borges, não sou engenheiro ou especialista no assunto mas não me parece lógica a informação do mecânico, pois pelo que sei o calibrador eletrônico "equaliza" a pressão ao ser conectado no bico do pneu/câmara, ou seja, forma-se um rede pressurizada entre o interior do pneu e da mangueira e, então, é injetado ou extraído ar de maneira que essa "rede" atinja o valor estabelecido. Uma vez desconectada, ocorre a despressurização apenas da mangueira, mas o pneu mantem a pressão definida. Nesse caso, não importa o comprimento da mangueira e sim sua estanqueidade.
É muito simples tirar essa duvida. Basta ter em mãos um calibrador manual de boa qualidade e, após encher o pneu no posto de combustível, conferir o valor.
O ideal é encher o pneu com uma pressão superior e posteriormente, com o pneu totalmente frio, utilizar um calibrador manual.
Tolentino,
Também achei bem estranho. Olha que corri de kart, carro, etc... Sempre conferimos a calibragem no calibrador, como você disse.
Na concessionária vi que o dono da moto reclamou da calibragem sugerida. O mecânico mostrou que no painel faltaram as ditas 2 libras e faltou da mangueira. Sei lá! Vou comprar um calibrador e fazer o teste.
Abraços