Tenho algumas dúvidas relacionadas a embreagem das GS1200.
Sempre ouvi dizer que a BMW, no casos dos motores boxer ar-óleo, utilizava embreagem de disco seco (similar ao sistema utilizados nos carros de câmbio manual) por se tratar de um sistema mais resistente e durável.
Ouvi a mesma coisa relacionada as Harley's (neste caso não sei se todos os modelos utilizam embreagem "disco seco").
O que me fez ficar em dúvida foi a BMW adotar o sistema de discos banhados a óleo nas GS1200 LC.
Alguém sabe explicar qual dos sistemas é mais durável?
Quais as vantagens de um sobre o outro?
Quais os efeitos /sensação na utilização da moto? Neste caso seria importante o depoimento daqueles que experimentaram as moto com os dois sistemas.
Abraço à todos.
No modelo a ar o cambio é separado do motor com embreagem de um disco grande a seco igual os carros.
Na LC o cambio é integrado no bloco do motor e a embreagem banhada a óleo com vários discos pequenos como a grande maioria das motos.
No uso não notei qualquer diferença. Talvez a LC teve de adotar a óleo devido a concepção de cambio integrado.
Acho que a característica relevante é o fato de a embreagem multidiscos ser mais compacta, mas ainda não sei as vantagens/desvantagens da seca pra banhada a óleo.
nbjr Escreveu:Acho que a característica relevante é o fato de a embreagem multidiscos ser mais compacta, mas ainda não sei as vantagens/desvantagens da seca pra banhada a óleo.
FPoli, valeu pela impressão. Eu imaginava que na embreagem banhada a óleo talvez na saída ou em manobras de baixa velocidade fossem mais suaves ou oferecesse mais sensibilidade em relação a embreagem seca. Já tive motos com as duas versões de embreagem mais a GS é a única que se pode comparar (considerando que os motores LC e ar são muito parecidos).
nbjr, concordo com você sobre o fato de que o sistema de discos banhados é mais compacto e isso é sem dúvida uma vantagem pois além de ser menor provavelmente deve ser mais leve.
Gostaria muito de saber quanto a durabilidade, por exemplo quanto KKM dura cada uma das versões. Alguém faz idéia?
No caso da R1200GS, ela foi do sistema de disco único a seco, para o multi-disco banhado a óleo.
Dizem que o banhado a óleo é mais progressivo, silencioso e dura mais pois o óleo mantem a temperatura constante.
A parte ruim é que contamina o óleo com resíduos, e limita o uso de óleos com redutores de atrito.
A vantagem do multi-disco sobre o mono-disco, é que o diâmetro do conjunto é menor, mais fácil de acomodar.
Ambas tem acionamento hidráulico, talvez por isso não se percebe diferenças no uso.
Talvez por isso os engenheiros resolveram utilizar óleo sintético nas LC aumentando consideravelmente o custo de manutenção destas motos, se bem que os intervalos de troca de óleo são maiores, mas o mito de trocar com 5000km sempre prevalece.
Andei um pouco com a GS a ar hoje e achei os engates das marchas mais suave que a LC, talvez pela concepção da Embreagem.
A que funciona a óleo tem uma certa tendência de colar os discos. Pelo menos é o que ouvi por ai rsrs.
Fábio, se está colando os discos deve estar com o mesmo problema da minha.
Quando levei a minha para a revisão dos 1k, pedi para o Renato dar uma olhada no cambio, pois estava tendo dificuldades em engatar o "N".
Pela numeração do motor, ele descobriu que tinha que trocar o "pescador" que joga óleo nos discos, pois um lote saiu com defeito e joga óleo demais nos discos.
Por isso eles nunca estão totalmente "soltos".
O arrasto se da pela viscosidade do óleo, como numa transmissão automática.
Portanto não é característica da embreagem a óleo, é defeito mesmo :o
Passa o nr. do seu motor para alguma CC, que eles podem dizer se a sua está no bolo ou não.
A minha está. :o
FPoli Escreveu:Andei um pouco com a GS a ar hoje e achei os engates das marchas mais suave que a LC, talvez pela concepção da Embreagem.
A que funciona a óleo tem uma certa tendência de colar os discos. Pelo menos é o que ouvi por ai rsrs.
Na verdade não cola, como são vários discos intercalados e com óleo, quando acionamos a manete eles se afastam bem pouco, e o óleo no meio deles faz um certo "arrasto" hidrodinâmico, por isso quando em neutro vamos engatar dá aquele tranco, pois apesar de acionada a embreagem, as engrenagens continuam rodando com esse "arrasto", e como cambio de moto não tem anéis sincronizadores para frear as engrenagens, o resultado é o CLAK característico.