Tenho algumas dúvidas relacionadas a embreagem das GS1200.
Sempre ouvi dizer que a BMW, no casos dos motores boxer ar-óleo, utilizava embreagem de disco seco (similar ao sistema utilizados nos carros de câmbio manual) por se tratar de um sistema mais resistente e durável.
Ouvi a mesma coisa relacionada as Harley's (neste caso não sei se todos os modelos utilizam embreagem "disco seco").
O que me fez ficar em dúvida foi a BMW adotar o sistema de discos banhados a óleo nas GS1200 LC.
Alguém sabe explicar qual dos sistemas é mais durável?
Quais as vantagens de um sobre o outro?
Quais os efeitos /sensação na utilização da moto? Neste caso seria importante o depoimento daqueles que experimentaram as moto com os dois sistemas.
Abraço à todos.
02-04-2014, 22:35
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2014, 07:56 por FPoli.)
No modelo a ar o cambio é separado do motor com embreagem de um disco grande a seco igual os carros.
Na LC o cambio é integrado no bloco do motor e a embreagem banhada a óleo com vários discos pequenos como a grande maioria das motos.
No uso não notei qualquer diferença. Talvez a LC teve de adotar a óleo devido a concepção de cambio integrado.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Acho que a característica relevante é o fato de a embreagem multidiscos ser mais compacta, mas ainda não sei as vantagens/desvantagens da seca pra banhada a óleo.
TWISTER 04/FALCON 05/SHADOW 05/XT660R 08/F800GS 11/F800GS 14
No caso da R1200GS, ela foi do sistema de disco único a seco, para o multi-disco banhado a óleo.
Dizem que o banhado a óleo é mais progressivo, silencioso e dura mais pois o óleo mantem a temperatura constante.
A parte ruim é que contamina o óleo com resíduos, e limita o uso de óleos com redutores de atrito.
A vantagem do multi-disco sobre o mono-disco, é que o diâmetro do conjunto é menor, mais fácil de acomodar.
Ambas tem acionamento hidráulico, talvez por isso não se percebe diferenças no uso.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Talvez por isso os engenheiros resolveram utilizar óleo sintético nas LC aumentando consideravelmente o custo de manutenção destas motos, se bem que os intervalos de troca de óleo são maiores, mas o mito de trocar com 5000km sempre prevalece.
Andei um pouco com a GS a ar hoje e achei os engates das marchas mais suave que a LC, talvez pela concepção da Embreagem.
A que funciona a óleo tem uma certa tendência de colar os discos. Pelo menos é o que ouvi por ai rsrs.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
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Fábio, se está colando os discos deve estar com o mesmo problema da minha.
Quando levei a minha para a revisão dos 1k, pedi para o Renato dar uma olhada no cambio, pois estava tendo dificuldades em engatar o "N".
Pela numeração do motor, ele descobriu que tinha que trocar o "pescador" que joga óleo nos discos, pois um lote saiu com defeito e joga óleo demais nos discos.
Por isso eles nunca estão totalmente "soltos".
O arrasto se da pela viscosidade do óleo, como numa transmissão automática.
Portanto não é característica da embreagem a óleo, é defeito mesmo :o
Passa o nr. do seu motor para alguma CC, que eles podem dizer se a sua está no bolo ou não.
A minha está. :o
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso

(pensa numa criança feliz... :o)