Pelo que sei a intenção da BMW era tornar o motor mais compacto, inclusive eles fizeram o alternador no volante do motor (dentro do motor).
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Sera que ficou mais compacto na largura também?
Não medi, mas acho que ficou mais largo.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
No caso das Harley a diferença e que existe um óleo especifico p/ a relação primaria (engrenagens)
Eu não vejo grandes vantagens nesse sistema, da mais trabalho pra manter so isso, e um nível de óleo a mais pra checar e controlar. uma vantagem e que vc pode teoricamente usar óleo de motor de carro 100% sintético que não afeta a embreagem, nas harley por exemplo, e comum o pessoal usar um óleo lubrax para motores diesel (9 reais/litro) Parece estranho ? O Grupo Izzo, usava óleo vegetal (Soya) entao óleo diesel ja parece bem razoável hehehehehe
O que não esta diretamente ligado a embreagem, mas faz diferença e o cárter seco vs cárter úmido. O cárter seco, o óleo vai do motor pra um reservatório onde antes de voltar pro motor passa por uma refrigeração level reduzindo a temperatura do óleo, consequentemente aumentando a durabilidade do mesmo.
07-09-2014, 00:01
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-09-2014, 00:23 por Mancini.)
Tinha uma F800R. Acredito que ela usa sistema de discos de embreagem similar à LC. Agora estou com a R1200R, que adota disco único a seco.
Quanto ao funcionamento, a embreagem a F manda uns "clacs" bem fortes. Mas nunca tive problema com este sistema. Achei excelente!!!!
Agora tenho algumas dúvidas a respeito da embreagem a seco que gostaria de compartilhá-las:
1 - uso a moto no trânsito de SP. "Seguro" a moto na embreagem para fazer manobras em baixa velocidade. Especificamente, basta realizar pequenas manobras que a embreagem começa a soltar um cheiro de queimado. Conversei com os mecânicos da Caltabiano, e eles falaram que é normal - pela questão de ser sistema a seco. Perguntei se isso poderia comprometer a vida útil do disco, eles disseram que não. Mas não acreditei... Alguém possui alguma experiência a respeito?
2 - Com a moto fria e com a embreagem baixa, tenho dificuldade em engatar a primeira marcha. Levei na CS, e a solução foi subir a embreagem. Agora está normal. Mas tbm acho estanho este comportamento...
Abs,
Mancini
R1200R - a Ogra
Mancini, esse sistema de embreagem a seco é o mesmo utilizado nos carros e se for mantida tracionando parcialmente (queimar a embreagem) ela acaba cheirando um pouco.
Nos carros isso costuma diminuir a vida útil do disco de embreagem, creio que na moto também mas só se cheirar muito forte.
Eu gostei mais da embreagem a seco do que a da 1200 nova banhada a óleo. Parece que os discos demoram um pouco p/ descolar na atual enquanto no sistema a seco a resposta é imediata.
Abs
Fábio
07-09-2014, 12:53
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-09-2014, 16:48 por Mancini.)
FPoli Escreveu:Mancini, esse sistema de embreagem a seco é o mesmo utilizado nos carros e se for mantida tracionando parcialmente (queimar a embreagem) ela acaba cheirando um pouco.
Nos carros isso costuma diminuir a vida útil do disco de embreagem, creio que na moto também mas só se cheirar muito forte.
Eu gostei mais da embreagem a seco do que a da 1200 nova banhada a óleo. Parece que os discos demoram um pouco p/ descolar na atual enquanto no sistema a seco a resposta é imediata. Fala FPoli,
Diferente dos carros, usar (ou queimar) a embreagem é uma operação necessária em motos.
Só espero que a BMW tenha se preocupado com isso - não sei o preço, mas este disco de embreagem não deve ser barato...
Abs,
Mancini
R1200R - a Ogra
Mancini Escreveu:Fala FPoli,
Diferente dos carros, usar (ou queimar) a embreagem é uma operação necessária em motos.
Só espero que a BMW tenha se preocupado com isso - não sei o preço, mas este disco de embreagem não deve ser barato...
Abs,
Mancini
Sim, é bem por aí e desconheço relatos de necessidade de trocar o disco de embreagem cedo, devem passar dos 100 mil km fácil.
A embreagem foi feita para usar e quando cito queimar a embreagem é a exemplo de segurar um carro numa subida segurando só na embreagem até fumacear o que não é o caso na moto.
Abs
Fábio
FPoli Escreveu:Sim, é bem por aí e desconheço relatos de necessidade de trocar o disco de embreagem cedo, devem passar dos 100 mil km fácil.
A embreagem foi feita para usar e quando cito queimar a embreagem é a exemplo de segurar um carro numa subida segurando só na embreagem até fumacear o que não é o caso na moto. A, se durar 100 mil km fico mais tranquilo. Agora bora fazer "zerinho" e mandar uns "grau" na motoca [emoji14] [emoji14] [emoji14]
Valeu pela ajuda!!!
Mancini
R1200R - a Ogra
Uma dúvida...se alguém puder esclarecer, obrigado!!
A embreagem multidisco permite certo deslizamento entre os discos, de modo a não travar a roda em reduzidas mais fortes, mesmo sem estar com a embreagem acionada.
Aparentemente isto não ocorre na seca..em algumas reduções percebo a traseira dar uma travada quando solto a embreagem mais rapidamente. Teoricamente, para patinar só com a embreagem acionada parcialmente.
Tô enganado??
Abçs
|