05-11-2012, 21:17
06-11-2012, 12:05
Esperei para responder esse tópico pois nesse final de semana fiz um curso off-road muito bom (Vantuir Boppré, Edson Mesadri e Jackson Feuback, esse bicampeão Rally Sertões).
Em um dos primeiros exercícios era frenagem, tudo em piso de terra com areia e pedras soltas (um pesadelo hehe). Primeiro sem ABS só com freio traseiro, depois só dianteiro, depois os dois. Depois fiz com o ABS ligado. A diferença é estúpida da frenagem com o ABS, perfeita e na metade do percurso.
Ah, importante, a minha é 800GS. Já a G650GS impossivel usar o ABS. Tinha também as Super Teneré, que não se consegue desligar o ABS que também foram na boa. A 1200GS com o ABS ligado também teve frenagem muito superior.
Já en decida com piso muito irregular e cheio de pedras sem ABS estando com freio motor me pareceu a melhor configuração. Mas isso é em caso bem especifico de decidas de morros intensas.
Bom, minha conclusão é que depende muito do tipo do ABS, o que posso dizer é que na F800GS vou manter ele sempre ligado em terrenos bons e mais ou menos. Se for muito detonado, desligo.
Em um dos primeiros exercícios era frenagem, tudo em piso de terra com areia e pedras soltas (um pesadelo hehe). Primeiro sem ABS só com freio traseiro, depois só dianteiro, depois os dois. Depois fiz com o ABS ligado. A diferença é estúpida da frenagem com o ABS, perfeita e na metade do percurso.
Ah, importante, a minha é 800GS. Já a G650GS impossivel usar o ABS. Tinha também as Super Teneré, que não se consegue desligar o ABS que também foram na boa. A 1200GS com o ABS ligado também teve frenagem muito superior.
Já en decida com piso muito irregular e cheio de pedras sem ABS estando com freio motor me pareceu a melhor configuração. Mas isso é em caso bem especifico de decidas de morros intensas.
Bom, minha conclusão é que depende muito do tipo do ABS, o que posso dizer é que na F800GS vou manter ele sempre ligado em terrenos bons e mais ou menos. Se for muito detonado, desligo.
06-11-2012, 13:19
Eh isso aí! Na serra da luminosa, no caminho da fé, parei desliguei a moto. Voltei a andar e esqueci de desligar. Peguei uma ladeira com lama e quase morri! Não brinquem com isso se o piso estiver escorregadio...
07-11-2012, 15:19
CM-F800-GS Escreveu:Boa Filipe,
Gostei da resposta.
Ah, JotaJota, não esquece de convidar a gente pro churrasco !!!!!











07-11-2012, 19:40
Pessoal, boa noite!
Muito obrigado pela participação com contribuições muito valorosas as quais podem nos salvar de um "belo" tombo!
Um abraço a todos!
Muito obrigado pela participação com contribuições muito valorosas as quais podem nos salvar de um "belo" tombo!
Um abraço a todos!
13-11-2012, 18:18
Zero, parabéns pelo tópico, bastante útil.
Apesar da pouca experiência, tive uma que confirma aquela do Pietro: em descida, desligar!
Tive essa surpresa na Serra do Corvo Branco em Urubici - SC.
Abcs a todos.
Apesar da pouca experiência, tive uma que confirma aquela do Pietro: em descida, desligar!
Tive essa surpresa na Serra do Corvo Branco em Urubici - SC.
Abcs a todos.
16-11-2012, 17:13
Muito bom topico!
Esses dias andei em estrada de terra e o freio ficou zuadissimo com o ABS.
Até imaginei como seria uma situação de risco que fosse obrigado a sair da estrada e entrar em um acostamento de terra, vai ser de fud...
É bom que todos saibam como funciona o freio nessa situação.
abraços
Esses dias andei em estrada de terra e o freio ficou zuadissimo com o ABS.
Até imaginei como seria uma situação de risco que fosse obrigado a sair da estrada e entrar em um acostamento de terra, vai ser de fud...
É bom que todos saibam como funciona o freio nessa situação.
abraços
16-11-2012, 18:46
E no caso dos modelos em que o ABS não pode ser desligado, como por exemplo na XTZ1200 Teneré? Será que o controle de tração "assume" na terra ou no barro?
17-11-2012, 10:56
Ixx, pelo que me disseram o bicho pega mesmo, tem que tomar cuidado redobrado, já descendo muito devagar.
Controle de tração não freia, então não resolve em nada.
Controle de tração não freia, então não resolve em nada.
17-11-2012, 17:35
Pois é Pietro, o controle de tração não freia, mas acredito que os engenheiros da Yamaha devem ter previsto situações como terra e barro e de alguma maneira a eletrônica deve gerenciar para que o "chão" não seja certo.
Apesar que o maior "controlador" de situações como essas deve ser o bolso do dono, pois colocar uma motoca de R$ 61k no barro não é algo muito lógico.
Apesar que o maior "controlador" de situações como essas deve ser o bolso do dono, pois colocar uma motoca de R$ 61k no barro não é algo muito lógico.