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Tenho quase certeza que é possivel sim trabalhar com ambos ligados ou desligados, assim como somente um desativado e o outro ativado.
Desculpem colegas,isso que da não ler o manual :o o vendedor não me falou nada:mad:Valeu.
Pela pouco tempo que estou com ha F800, cerca de 6 meses e uma pouco mais de 14mil km com ela, o que eu percebi no sistema ABS dela, é que o sistema não faz somente a leitura do disco para não permitir o travamento das rodas, mas algo faz a leitura na suspenção. Uma reação nitida desse sistema BMW, é quando voce passa rapido por uma lombada e logo em seguida busca o freio, o sistema endurece o manete do freio, retardando o acionamento, no começo achei estranho, pois andei com outras motocas com ABS que não tinham esses sintomas de acionamento. Logo no OFF por ter muita irregularidade o sistema fica acionando quase que intermitente, e por isso retardando as freiadas, não por falta de atrito mais por causa da dessa segunda leitura. Não pesquisei mais sobre o sistema como um todo pra ver se realmente existe tais sensores, é apenas minha experiencia direta com a gorducha.
Juca,tambem não tenho muita corrida com a gs 800,mas não acredito que o ABS esteja integrado a suspenção;acho que nas 1200 sim.Valeu.
O problema do ABS na terra é quando o terreno é irregular (ondulações, costelas). Neste caso, o pneu sai diversas do solo e o e o sistema "entende" que a roda estaria travando e libera o freio (no momento que está sem contato com o solo). O pneu bate no solo novamente mas com o freio solto e só depois de um curto espaço de tempo freia novamente. Devido à característica da estrada, o pneu novamente pula e se repete toda a historinha...
Se for uma estrada não pavimentada lisa (sem ondulações), pode deixar o ABS ligado. Agora,se no meio do caminho a estrada piorar e tiver que dar uma freada de emergência, ai o ABS vai atrapalhar...
É isso mesmo, como tem muita irregularidade uma das rodas sai do solo e a moto entende que travou, off sempre desligado.
Sem chances de usar ABS no OFF ROAD!
Ele será acionado a todo momento de forma a dificultar a frenagem.
Um dos grandes segredos do OFF ROAD é saber freiar.
Na minha opinião nem o controle de tração tem utilidade na terra.
Corta o giro a todo instante.
No máximo um "mapa" mais ENDURO se estiver tudo muito liso.
Pois na dúvida, acelere...
TOLENTINO Escreveu:Zer0, não tenho grande experiência no off-road e até por isso, pesquiso bastante sobre o assunto, mas é praticamente unanime a opinião dos pilotos experientes: ABS desligado no off-road.
Terra + ABS = Chão! O mesmo para o controle de tração que tira completamente a diversão...
As únicas coisas que se devem usar no off road são pneus apropriados, ajustes na suspensão, técnicas e experiência.
Usar ABS e controle de tração nem pensar.
Na terra em lugar de deixar a moto "pensar" temos de doma-la por completo.
Ontem mesmo, após fazermos a estrada da Limeira, quando partimos pra baia da Babitonga, um amigo desligou a moto e esqueceu de desligar o abs novamente, resultado, comprou um terreno de frente para o mar depois de passar reto em uma curva. Ficou sem freio no areiao por causa do ABS. Por sorte caiu na areia e não aconteceu nada nem com ele nem com a moto.
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