BMW GS Brasil

Versão Completa: [TUTORIAL​] Troca do aditivo do radiador
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Vamos lá, gurizada, mais um tutorial pra os malucos como eu que gostam de fazer a manutenção da moto por conta própria.

Essa é uma tarefa simples, que requer poucas ferramentas, e que a rigor só tem uma tarefa um pouquinho mais difícil.

O tutorial segue o manual de serviços Haynes.

[Imagem: de71597bbee7b3a1f35685d1cbde789a.jpg]

Vamos ao tutorial.

Aviso de segurança: NÃO FAÇA ESSE SERVIÇO COM O MOTOR QUENTE. Há risco de queimadura com o líquido do radiador.

1. Retirar o banco e a carenagem do falso tanque, lado direito (ponto de vista de quem está pilotando).
[Imagem: cbc73e12ce85155cd52978c88c889bb2.jpg]
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2. Soltar o reservatório do aditivo e esgotá-lo em um recipiente adequado.
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3. Abrir com cuidado a tampa do radiador. Se ao girar um pouco a tampa houver saída de vapor, esperar que pare antes de abrir completamente. Sugiro usar luvas ou um pano grosso caso o motor não esteja completamente frio.
[Imagem: 7dfece086e76abe4a7902bfcbbe86ae8.jpg]

4. Retirar o parafuso de dreno na frente do motor. Cuidar não perder a arruela de cobre. Troque ela se estiver danificada. Vai jorrar líquido pelo orificio, então deve-se ter um recipiente adequado à mão. Aguardar que esgote todo o líquido.
[Imagem: c65c6da67f08a485b9fc6e5389055c04.jpg][Imagem: 8a8e479f5d5d9093d65a25cdec71a7e6.jpg]

5. Retirar o parafuso que prende a tubulação inferior do radiador de óleo e soltar o tubo. Vai sair mais líquido, então deve-se estar com o recipiente preparado para coletar.
[Imagem: e254afd13ba1cb81ab16b6f6b4ab6e13.jpg][Imagem: 2a5fb244599d03a9ea63a91e04c148cc.jpg]

Feita essa etapa todo o líquido foi esgotado. Começa a remontagem.

6. Verificar as condições do o'ring do tubo recém desconectado. Ele pode ter permanecido dentro do motor, e nesse caso é preciso retirar de lá (eu retirei com a ponta do dedo mínimo). Veja se o o'ring está completamente íntegro e com a borracha flexível. Havendo qualquer dano, precisa ser substituído (sugiro já ter em casa - é um o'ring 12 x 2,5).

7. Conectar novamente a tubulação ao radiador de óleo. Colocar o o'ring no seu lugar na ponta do tubo (nunca no radiador). Lubrificar o o'ring com um pouquinho de vaselina ou mesmo lubrificante a base de água para facilitar a entrada. Inserir a ponta do tubo no orifício até que esteja no seu lugar, e só então parafusar. NUNCA utilizar o parafuso como meio para forçar o tubo a entrar para o lugar, pois isso danifica o o'ring.

Essa é a tarefa mais difícil de todo o serviço. Há risco de danificar o o'ring se não for cuidadoso nessa etapa.

8. Recolocar o parafuso de dreno na frente do motor.
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9. Encher cuidadosamente o radiador com aditivo. Sugiro utilizar fluido para motores de aluminio que já venham prontos, diluídos na mistura correta. Encher aos poucos para o ar poder sair. Apertar as mangueiras para retirar bolhas de ar. Completar com aditivo novo até o "pescoço".
[Imagem: 2c06498f37c0cfa333c92b13adba75c2.jpg]
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10. Fechar o radiador com sua tampa.
[Imagem: 43066b9542fe1ffd9c6395c8373a7693.jpg]

11. Completar o reservatório até o nível máximo indicado na lateral.
[Imagem: 28a24693b0b48c567199363a211f78b4.jpg]

12. Abrir sutilmente o parafuso de dreno na bomba d'água, para retirar o que houver restado de ar. Fechar tão logo saia líquido. (Faltou foto... Vou providenciar. É o parafuso marcado com uma flecha na bomba).

13. Ligar o motor e deixar aquecer até ligar a ventoinha. Desligar o motor. Verificar e completar o nível de aditivo novamente no reservatório.
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14. Recolocar as carenagens. E tá pronto o serviço.
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Belo trabalho e diversão com sua moto parabens
ERALDO

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Demais o tutorial, como sou fã de motul eu usava o Motocool quando eu tinha moto com radiador.
Não tenho nada contra Motul, só acho seus produtos muito acima do preço justo. O aditivo da Motul custava mais do dobro deste que usei.

Tenho uma mentalidade muito pragmática. Se um produto atende às especificações, requisitos de qualidade e necessidades técnicas por um preço menor, eu vou nele.
Isso é ser racional e nao faz mal pro bolso tb.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Muito bom,a dica do Haynes também é ótima.Obrigado.

ps.Produtos da motul são bons,mas realmente não sei porque são tao mais caros que os concorrentes.
Rodrigo,desculpe desviar do tópico,mas voce já fez manutenção nas pinças de freio da sua moto?Voltei de uma viagem longa e peguei muito pó,acho que vou retira-las para uma limpeza.Achei bastante material no you tube, mas nada sobre os freios da R1200 gs lc.Abrax.
Sal, já troquei pastilhas dianteiras e traseiras, mas nunca desmontei as pinças! Vou ficar devendo nessa!
rodpcastro Escreveu:Não tenho nada contra Motul, só acho seus produtos muito acima do preço justo. O aditivo da Motul custava mais do dobro deste que usei.

Tenho uma mentalidade muito pragmática. Se um produto atende às especificações, requisitos de qualidade e necessidades técnicas por um preço menor, eu vou nele.

Motul no passado era muito cara mesmo, hoje em dia se procurar bem acaba encontrando num preço legal, a Motul está entrando forte no mercado e isso baixou os preços de muitos produtos. Eu uso em todos carros e motos os produtos deles faz anos e estou muito satisfeito.
Quem quiser um fluido de radiador bom e barato tem o da honda também que já vem pronto para uso.
Preciso fazer isso na minha GS caiu como uma luva
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