28-06-2013, 00:54
28-06-2013, 06:01
Nunca andei com moto com cardã, mas o que enche o saco na corrente é o barulho.
28-06-2013, 08:19
A primeira moto que andei com carda , foi uma Vmax ....foi muito estranho acelerar e sentir a traseira subindo ao invés da frente...a GS1200 são assim tambem? nunca andei...
28-06-2013, 08:30
Não percebo a traseira subir nas aceleradas com a 1200.
Costumo é levantar a frente nas aceleradas, isso sim rs.
A 1200 é muito equilibrada no conjunto de suspensão.
O meu não faz barulho, o único ponto que estranhei no começo foi a folga que tem. A Triumph de um amigo faz barulho numa das marchas, não sei se por alguma coisa na moto dele ou particularidade do modelo.
Costumo é levantar a frente nas aceleradas, isso sim rs.
A 1200 é muito equilibrada no conjunto de suspensão.
O meu não faz barulho, o único ponto que estranhei no começo foi a folga que tem. A Triumph de um amigo faz barulho numa das marchas, não sei se por alguma coisa na moto dele ou particularidade do modelo.
28-06-2013, 08:35
Andei numa Boulevard 1500 e a transmissão fazia muito barulho tambem. Cardã.
28-06-2013, 08:52
O unico barulho que faz na minha é na troca de marchas e às vezes, depende muito de como troco a marcha, rotação, etc... Isso por conta da folga que p cardã tem.
Verifiquei em outras BMW e é do mesmo jeito.
Achava que o cambio com cardã na minha era muito seco, depois que rodei na Triumph eu ví que na BMW não é tanto assim.
Comento da Triumph por ser a única referencia que andei com cardã, mas é uma boa moto.
Verifiquei em outras BMW e é do mesmo jeito.
Achava que o cambio com cardã na minha era muito seco, depois que rodei na Triumph eu ví que na BMW não é tanto assim.
Comento da Triumph por ser a única referencia que andei com cardã, mas é uma boa moto.
29-06-2013, 00:54
Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, eu aprendi que a transmissão por engrenagens pode gerar um pequeno rúido mesmo. Nas engrenagens de dente reto por exemplo, há um pequeno hiato de tempo em que as engrenagens perdem o contato e permanecem sem nenhum dente em contato, retornando ao contato logo a seguir, e isso gera uma pequeno ruído referente ao impacto do engrenamento à cada instante.
Nas engrenagens de dente helicoidais, há no mínimo 1,4 dente engrenado simultâneamente, por isso elas são mais suaves e menos barulhentas (não há desengrenamento).
Só que as engrenagens helicoidais geram esforço radial e axial. Por isso a Citroen inventou a engrenagem helicoidal dupla, em forma de "V" com hélices invertidas, para anular o esforço axial, aliás, é por isso que o logotipo da Citroen é um Duplo "V".
Resumindo, se o cardã utilizar engrenagens cônicas de dentes retos, vai roncar pra caramba, pois são retos. Normalmente os cardãns utilizam engrenagens cônicas helicoidais. Não deveria "roncar" , mas mesmo as helicoidais geram um pequeno ruído.
Se alguém for entendido do assunto pode explicar um pouco melhor.
Nas engrenagens de dente helicoidais, há no mínimo 1,4 dente engrenado simultâneamente, por isso elas são mais suaves e menos barulhentas (não há desengrenamento).
Só que as engrenagens helicoidais geram esforço radial e axial. Por isso a Citroen inventou a engrenagem helicoidal dupla, em forma de "V" com hélices invertidas, para anular o esforço axial, aliás, é por isso que o logotipo da Citroen é um Duplo "V".
Resumindo, se o cardã utilizar engrenagens cônicas de dentes retos, vai roncar pra caramba, pois são retos. Normalmente os cardãns utilizam engrenagens cônicas helicoidais. Não deveria "roncar" , mas mesmo as helicoidais geram um pequeno ruído.
Se alguém for entendido do assunto pode explicar um pouco melhor.
29-06-2013, 01:19
Depois de uma AULA dessa, Crodão, difícil achar um "entendido" melhor!
Valeu pelas informações e curiosidades. Esse lance da Citroen eu não sabia.
Valeu pelas informações e curiosidades. Esse lance da Citroen eu não sabia.
29-06-2013, 10:35
Nun intindi nada,mas o Cabra é bom.
29-06-2013, 13:55
O legal deste forum é esse ecletismo cultural, que vai desdeas sadias e descontraídas brincadeiras, passando por relatos e dicas das experiências vividas pelos integrantes, até às informações técnicas bem fundamentadas como essas do Claudio. Show de forum!