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Versão Completa: Troca de óleo da BMW F 800GS como fazem?
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Ih amorlin, agora que percebi a semelhança de nossos avatares! pelo menos numa vista rápida Kkk... Vou alterar o meu (rs)
Ric,
O o semi-sintético já é produzindo com a base dos dois tipos, mineral e sintético.
O sintético é obtido através de reação química, e a mistuda da base sintética com a mineral, pode ocorrer a perda de lubrificação e a formação de borra, o que aconteceu com meu amigo, o óleo virou uma espécia de pasta e graxa e entupiu várias partes do motor, deixando de lubrificar e bateu o motorzão da XT.

Pelo que sei, do semi para o mineral dá pra voltar sim.

O grande lance ao usar o sintético, e fazer uma viagem, é se precisar completar por algum motivo o óleo, se não tiver o sintético, já era.

RicBoris Escreveu:Excelentes informações, amorlin! Valeu, cara!

Muito oportuna também a advertência de não misturar mineral com sintético.

Porém, mais dúvidas:

- se o Motul 5100 é semi-sintético, e isso eu entendo como uma mistura do sintético com o mineral, porque não ocorre essa reação ("engraxamento" do óleo)?

- o uso do 5100 (semi-sintético), ao contrário do sintético, possibilitaria voltar ao mineral?

Valeu, amigo!
É mesmo! Requer uma atenção especial, o uso do sintético.
Cara, pois se não tiver problema de voltar para o mineral, vou de 5100.
Pra garantir, faço uma troca em Brasília também, no meio da viqgem.
Cara,eu uso yamalub na minha Sahara . É um bom óleo mineral que tem um preço bom.Acho que tu deveria manter o mineral e só para se garantir troque lá na terra dos pilantra.
É uma das alternativas, Sal, fazer 3 trocas com óleo mineral:
Antes da viagem / no meio, com aproximadamente 3500km / no final, com 7mil km.
Talvez também seja a decisão mais prudente.
Obrigado, amigo.
É uma das alternativas, Sal. Três trocas com Yamalube:

- Antes da viagem
- No meio (+- 4mil km)
- No final (+- 7mil km)

Talvez seja a decisão mais prudente e certamente a mais econômica.
Marcos obrigado por sua colaboração.Voce trocou a arruela de vedação ou não?
MBA Escreveu:Primeiramente gostaria de agradecer um dos usuários do site que deu a dica sobre o filtro de óleo "intercambiável" do Renault Clio que serviu direitinho (tentei achar o nome para dar os devidos créditos mais não encontrei, por favor me ajudem que faço questão de agradecer!)

Marcos, a dica era do Ford Ka, nesse link: http://www.bmwf800gs.com.br/showthread.p...light=mann

Mas se o do Clio serviu, então é mais uma opção.
Haaaa esqueci de falar que troquei arruela sim!!! Passei na BMW e comprei logo umas 5.... (R$8 cada)!

Valeu Tolentino por achar o post!

Abss
Senhores,

Primeiro post! Venho do mundo da harley... tenho uma boa km com HDs e sei que há possibilidade até de utilizar até óleo de motor a diesel.... isso está inclusive no manual da moto.

Para a BMW, farei minha primeira troca de óleo neste final de semana. Pretendo colocar o Helix 15w50 100% sintético. Pelo que pude perceber atende e supera todas as características do óleo recomendado.
Mesmo aparecendo o manual 10w40 ou 15w40, imagino que o 15w40 não trará prejuízos, ainda mais na temperatura do Brasil.

Achei esta tabela que pode ser interessante.

http://www.bmw-motorrad.dk/se/sv/service...012_MD.pdf


abs
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