BMW GS Brasil

Versão Completa: Mais problemas vindo nas GS´s
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6
COmprei a moto e todas entregas estão bloqueadas, motos novas e motos que estão para revisão.
O eixo da transmissão não deve ser possível de ser trocado, significa um conjunto novo de câmbio para poder aumentar o diâmetro deste eixo e utilizar material com resistência a torção maior que o atual.

Só vejo estas soluções:
1- introduzir software na ZFE que impeça a moto de decolar... WinkWinkWink
2- introduzir asas tipo spoilers para criar carga aerodinâmica vertical descendente e obrigar a moto a ficar no solo

Toda a criatividade do mundo é possível....


Apesar de ser muito raro ocorrer isso. Mas aqui nas rodovias brasileiras com desníveis imensos e que propiciam tirar a moto do chão se estiver em velocidade acima de 100km/h. isso é sempre possível....
Me entregaram a moto ontem, foi feito uma atualização pro mapa de cambio. tive impressão rodando que a moto esta com bem menos freio motor nos instantes que se solta a embreagem reduzindo, coisa de 1/2 segundo.
Tuco10 Escreveu:Me entregaram a moto ontem, foi feito uma atualização pro mapa de cambio. tive impressão rodando que a moto esta com bem menos freio motor nos instantes que se solta a embreagem reduzindo, coisa de 1/2 segundo.

Tuco,

Que eu saiba, câmbio é totalmente mecânico, não há ajuste eletrônico ou qualquer outro controle vindo de módulo de controle.
Pode ser que tenha trocado as molas da embreagem, molas com menos Rigidez para que a embreagem deslizante entre em ação com menos torque.
Gnegraes Escreveu:Tuco,

Que eu saiba, câmbio é totalmente mecânico, não há ajuste eletrônico ou qualquer outro controle vindo de módulo de controle.
Pode ser que tenha trocado as molas da embreagem, molas com menos Rigidez para que a embreagem deslizante entre em ação com menos torque.

Existem acoes que podem ser feitas no mapa de injeção para proteger o cambio, acredito que foi esse o caminho deles, trabalhando no mapa e no controle de tração.
Tuco10 Escreveu:Existem acoes que podem ser feitas no mapa de injeção para proteger o cambio, acredito que foi esse o caminho deles, trabalhando no mapa e no controle de tração.

Remapear a injeção permite que se entregue menos potência e aceleração de forma gradual, impedindo a perda de atrito estático entre roda e piso.
É o controle de tração que garante que não haja perda do atrito estático entre roda e piso.
É um sistema que atua do motor em direção a roda. O contrário não é possível.

Numa frenagem abrupta no caso de redução de marchas, existe a embreagem deslizante, impedindo esse fenômeno.

No caso citado se assemelha a isso, mas de forma muito mais violenta. Não há embreagem deslizante que suporte isso.
A moto saiu do solo e ao aterrissar há rápida aceleração da roda e com isso transmitindo torque elevado ao eixo cardan, câmbio e motor.

Para esse caso só há duas soluções:
- jamais deixar a moto sair do solo
- aumentar a resistência ao torque dos eixos do sistema. Aparentemente o ponto fraco é esse eixo no câmbio.

Para exemplificar, é o que se vê nas rodas de um avião ao aterrissar.
Tuco,

Se CC disse.... "foi feito uma atualização pro mapa de cambio"... te enganou. Uma postura muito pouco ética, para dizer o mínimo e ser educado...

O comunicado da BMW aos CC diz: ....durante esta semana (CW3/2023) a SI com novas informações deverá ser publicada...
Para quem não está acostumado com o mundo industrial / gerencial alemão, o ano é dividido em 52 semanas (CW3 - Calender Woche 3 = 3a semana do ano) para efeito de planejamento de tarefes, deadlines, etc.
A 3a. semana do ano ainda não terminou...

Tuco: te deram um passa moleque bacana....

O trainpower da moto é como abaixo no diagrama de blocos:

[ATTACH=CONFIG]11502[/ATTACH]

Você pode observar que motor e sistemas acessórios estão fora da linha de ação entre roda e câmbio.

Já havia cantado a bola que talvez tenham mudado as molas da embreagem por molas menos rígidas.
Pelo teu relato que a moto está com menos freio motor, só pode ser isso.
Talvez tenham feito essa manobra para aguardar SI da BMW com a solução.
Particularmente acho um problema difícil de resolver de modo barato.
O mais viável é modificar a embreagem, aumentando a fase de escorregamento dela na redução abrupta de velocidade, seja cambiando, seja voando e aterrisando.

Pepino grande a ser descascado.....
Gnegraes Escreveu:Remapear a injeção permite que se entregue menos potência e aceleração de forma gradual, impedindo a perda de atrito estático entre roda e piso.
É o controle de tração que garante que não haja perda do atrito estático entre roda e piso.
É um sistema que atua do motor em direção a roda. O contrário não é possível.

Numa frenagem abrupta no caso de redução de marchas, existe a embreagem deslizante, impedindo esse fenômeno.

No caso citado se assemelha a isso, mas de forma muito mais violenta. Não há embreagem deslizante que suporte isso.
A moto saiu do solo e ao aterrissar há rápida aceleração da roda e com isso transmitindo torque elevado ao eixo cardan, câmbio e motor.

Para esse caso só há duas soluções:
- jamais deixar a moto sair do solo
- aumentar a resistência ao torque dos eixos do sistema. Aparentemente o ponto fraco é esse eixo no câmbio.

Para exemplificar, é o que se vê nas rodas de um avião ao aterrissar.

Bom eu acredito que ai as opções são bastante amplas em relação as tomadas de decisao, são varias opções que o modulo pode ter para evitar essa força nao esperada, já que é possivel monitorar a velocidade das 2 rodas,curso da suspensão, abertura do acelerador e varios outros parametros, assim podendo envitar possivel grande diferenca de velocidade com o solo.

A BMW já distribuiu para a Rede a nova programação, que tem um tempo estimado de 3:40 minutos para atualizar o modulo.

As opções são bem mais amplas que esse seu simples desenho e pensamento.
Tuco10 Escreveu:Bom eu acredito que ai as opções são bastante amplas em relação as tomadas de decisao, são varias opções que o modulo pode ter para evitar essa força nao esperada, já que é possivel monitorar a velocidade das 2 rodas,curso da suspensão, abertura do acelerador e varios outros parametros, assim podendo envitar possivel grande diferenca de velocidade com o solo.

A BMW já distribuiu para a Rede a nova programação, que tem um tempo estimado de 3:40 minutos para atualizar o modulo.

As opções são bem mais amplas que esse seu simples desenho e pensamento.
A Stelant ou Jeep/Fiat, divulgou inclusive pela revista 4 rodas, que refazendo o mapeamento do motor iria solucionar o consumo excessivo de óleo dos então recém lançados motores turbo 1.6 a gasolina. Até então, eu imaginava que consumo de óleo se devia a desgaste de anéis e sede de válvulas. Hoje até transistor consome óleo.....rsrsrs. se consegue equalizar rotação da roda com a rotação do motor para usar o câmbio sem acionar a embreagem, não duvido da passividade de mapear o motor para resolver essa questão....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Reiner Escreveu:A Stelant ou Jeep/Fiat, divulgou inclusive pela revista 4 rodas, que refazendo o mapeamento do motor iria solucionar o consumo excessivo de óleo dos então recém lançados motores turbo 1.6 a gasolina. Até então, eu imaginava que consumo de óleo se devia a desgaste de anéis e sede de válvulas. Hoje até transistor consome óleo.....rsrsrs. se consegue equalizar rotação da roda com a rotação do motor para usar o câmbio sem acionar a embreagem, não duvido da passividade de mapear o motor para resolver essa questão....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Reiner,

O problema dos Jeeps da Fiat é que os motores 1.3 são muito pequenos e para ele andar razoavelmente, a pressão do turbo está configurada para 1,7bar !!!
Sabe o que isso significa em um motor? Altíssimas temperaturas na câmara de combustão, levando a dilatações excessivas entre pistões, camisas e anéis, por onde está passando mais óleo de cárter para a câmara de combustão e queimando.
Jeeps consumindo 1 litro de óleo para 1.000km rodados é "normal"....
Isso está amplamente divulgado nas mídias.
A Fiat deve estar reduzindo a pressão dos turbos e com isso o motor vai trabalhar mais frio. Mas vai perder potência. There is no free lunch my friend....


Voltando ao tema:
Só o motor possui gerenciamento por software. Câmbio e embreagem não, são totalmente mecânicos, não há qualquer interferência eletrônica neles.
Câmbio é um conversor de torque sequencial em 6 etapas.
Embreagem é um desacoplador de um eixo de transmissão com acionamento hidráulico (sistema mecânico para reduzir o esforço do acionamento manual).

Você consegue equalizar a potência/torque entregue à roda através do gerenciamento do motor (controle de tração), para que em determinadas situações de baixo atrito do piso (chuva é um deles) a roda não perca o atrito estático entre ela e o solo. Se passar para atrito dinâmico, vai pro chão.
A direção da ação do controle de tração é do motor para a roda. Vindo da roda, o motor é passivo e fim da linha, nada pode fazer.
O rabo jamais vai abanar o cachorro....

O problema agora nas R1250 é que na aterrisagem depois de sair do solo, a roda transmite um torque brutal instantâneo pela aceleração que o solo induz na roda.
O ponto fraco no trainpower nesta situação é esse eixo no câmbio. Se a rampa deslizante da embreagem fosse maior, patinaria e não haveria quebra.

O Powershit é um sistema que corta a ignição e com isso a rotação do motor cai, facilitando a troca de marcha "a seco", somente isso. Câmbio e embreagem continuam absolutamente iguais e mecânicos.
Páginas: 1 2 3 4 5 6