Olá !
Sou um feliz proprietário de um GS 1200 14/15, com 30.000 km.
Na estrada a temperatura do moto sempre fica entre 75 e 82 graus.
Moro em uma pequena cidade no norte do estado do Rio de Janeiro.
Dentro da cidade utilizo normalmente 3a. marcha, na velocidade de no máximo 40 km/hora.
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A temperatura DENTRO da cidade chega a 100 graus.
Fico preocupado e logo tento abaixar a temperatura.
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PERGUNTA: normalmente qual a temperatura que o motor dela suporta ??
PERGUNTA DOIS: vocês normalmente ficam "preocupados" a partir de qual temperatura ??
Abraços fraternos,
Jacy Júnior
Fica tranquilo a moto tem sensores que cortam o funcionamento do motor se a temperatura estiver fora da faixa, essas temperaturas são normais pra uso na cidade, a minha gsa 2012 tem apenas uma escala de barras de temperatura, nunca passou da metade. Com scanner visualizo a temperatura em vários pontos.
Eraldo
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Eraldo,
No trânsito em Campinas qual é normalmente a temperatura no trânsito ??
Como a minhá moto é a ar nunca passou da quarta marca, ou metade das barras de temperatura, num dia quente acho que vai tranquilo a 110* C, mas não esquenta muito, quando tinha a XT660R aquilo era fritar, a cada vez que ligava a ventoinha. O que ocorreu somente umas 4 vezes nos 50k que andei com a moto. Trânsito parado era difícil.
Eraldo.
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Andar continuamente na 3a marcha acho pouco.
Eu uso muito a minha na cidade e difícilmente fico na 3a marcha, mesmo andando devagar.
Em 3a marcha e andando devagar, o giro sobe muito e a ventilação é pouca, por conta da baixa velocidade.
Eu dúvido que seja normal algum motor, seja ele qual for, passar de 100 graus, pelo menos por um tempo prolongado.
Experimente passar para uma marcha mais alta, mesmo andando devagar. A moto tem torque de sobra para isso e abaixando a rotação deve abaixar também a temperatura.
A minha normalmente fica em torno dos 80~90 na cidade.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
22-02-2019, 07:36
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-02-2019, 07:45 por Gnegraes.)
Iceman Escreveu:Andar continuamente na 3a marcha acho pouco.
Eu uso muito a minha na cidade e difícilmente fico na 3a marcha, mesmo andando devagar.
Em 3a marcha e andando devagar, o giro sobe muito e a ventilação é pouca, por conta da baixa velocidade.
Eu dúvido que seja normal algum motor, seja ele qual for, passar de 100 graus, pelo menos por um tempo prolongado.
Experimente passar para uma marcha mais alta, mesmo andando devagar. A moto tem torque de sobra para isso e abaixando a rotação deve abaixar também a temperatura.
A minha normalmente fica em torno dos 80~90 na cidade.
Thomas,
Como sabe com exatidão a temperatura do motor?
O bargraph de temperatura no painel não tem essa precisão.
Eraldo Tel Escreveu:Fica tranquilo a moto tem sensores que cortam o funcionamento do motor se a temperatura estiver fora da faixa, essas temperaturas são normais pra uso na cidade, a minha gsa 2012 tem apenas uma escala de barras de temperatura, nunca passou da metade. Com scanner visualizo a temperatura em vários pontos.
Eraldo
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Eraldo,
Tem certeza que sensores de temperatura comandam o desligamento do motor em caso de temperatura alta?
Não conheço nenhum veículo que desligue o motor por temperatura.
Sensores de temperatura indicam a temperatura instantânea e emitem alarme ao motorista, caso seja atingido o limite de segurança estabelecido pelo fabricante.
A decisão do que fazer neste caso, é sempre do motorista: continuar a rodar ou encostar e parar.
Cortar o motor automaticamente pode ser extremamente perigoso !!! Até pelo fato que esse sistema também pode falhar e desligar o motor num momento crítico de ultrapassagem por exemplo.
Vou deixar essa briga para cachorro grande.Na minha cidade tem um semáforo em cada 100 metros,entao no verão a moto aciona a ventoinha todo instante.Nao ligo para o motor,só acho um saco e sigo em frente.O sistema de refrigeração liquida e a ventoinha estao lá para arrefecer.
Comparado com a F800GS minha antiga moto... a R1200 esquenta bem mais, sem falar que a ventoinha aciona toda hora, na F800 era bem raro!!
Existe o Mocool da Motul ele junto com o Motocool da Motul, abaixa bastante a temperatura em até 15 graus, eu usava na F800GS
https://www.motul.com/br/pt-BR/products/mocool
Gnegraes Escreveu:Thomas,
Como sabe com exatidão a temperatura do motor?
O bargraph de temperatura no painel não tem essa precisão.
Guilherme, na minha não tem bargraph de temperatura e sim um posição no computador de bordo que indica a temperatura de forma digital(numérica).
Então dá para saber extamente a temperatura, tipo 85 Graus ou 86 Graus.
Até que ponto essa informação é fiel ou não eu não sei, mas a informação é mostrada na forma de um número inteiro (sem casas decimais).
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
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