• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã
Reiner Escreveu:Boa noite Guilherme,

Como já teve ter notado, em outros posts meus, que não sou muito afeito à "unanimidades" . Gosto de experimentar. Graxa marítima é uma graxa branca de uso geral um pouco mais resistentes à água ou pressão de água....
Usei todos os procedimentos mecanicos normais e tabelas de torque para o serviço.
Não consigo abrir o arquivo postado, vem com erro.
Se for possível me enviar, agradeço muito.
A graxa da coifa utilizei uma que tinha em mãos, até mais cara que a recomendada. É utilizada pela alfa laval em ordenhas, não agride a borracha e não é solúvel.
Vou desmontar novamente em 12 meses e certificar a qualidade do servico e material e posto novamente.
Só acho que quem está fora dos grandes centros deve ter alternativas válidas .
Em tempo, o eixo não é padrão BMW. Falta um acabamento anticorrosivo de qualidade.
E torno a afirmar que o uso de produtos inadequados e jato de água forte são os maiores inimigos do eixo de transmissão. Além do mal uso e maresia....
Espero estar cooperando com o fórum de alguma maneira.
É a minha sincera intenção...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Hoje com a web não tem desculpa. Se os Correios ou um Courier chega na tua casa, você compra qualquer coisa no mundo. Pode demorar, mas chega....

O eixo em sí ter a superfície oxidada não acarreta nenhum problema. Veja eixos de caminhões, tratores ou de Land Rovers... Sei o que estou falando, estou na marca LR há muitos e muitos anos. Além do que, está dentro da manga da balança monobraço, só os mecânicos vêem o eixo....rs,rs,rs,rs. Se fosse da cadeira rodas HD, seria até cromado...rs,rs,rs,rs,
O que não pode estar oxidado são as juntas cardã, os eixos estriados (para não colarem), etc. A graxa Optimoly TA da Castrol é usada pela Porsche e BMW, sua função é esta, evitar que roscas e eixos estriados engripem. Temos um colega aqui no grupo que não consegue soltar o eixo estriado da junta cardã e o pinhão cônico do diferencial, provavelmente colou por falta desta graxa.
A graxa Staburags 30 PTM você compra com o Possenti no Mercado Livre, custa baratinho e vem com o Correio...

Segue o link para fazer o download o manual RSD da BMW:

https://1drv.ms/f/s!AtiZ5VhZnVBGgZBMMhJS5kb7kAwZGA
[ATTACH=CONFIG]10227[/ATTACH]

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Minha moto ta la ate hj, parada na concessionaria eurobike de ribeirao preto, penso o seguinte, ali, alem de haver um plano de manutenção, (o que nao existe pela bmw), ali tambem deveria ser totalmente isolado, igual a tenere, explorer, ter o dreno e nao deixar ficar agua.
Porem na bmw é mais complicado ali, e ja sabemos que essa coifa nao segura agua nao, nem de chuva.
  Responder
Miranda Escreveu:Minha moto ta la ate hj, parada na concessionaria eurobike de ribeirao preto, penso o seguinte, ali, alem de haver um plano de manutenção, (o que nao existe pela bmw), ali tambem deveria ser totalmente isolado, igual a tenere, explorer, ter o dreno e nao deixar ficar agua.
Porem na bmw é mais complicado ali, e ja sabemos que essa coifa nao segura agua nao, nem de chuva.

As coifas vedam sim, basta que estejam: 1) íntegras, 2) montadas corretamente e 3) lubrificadas com a graxa indicada.
Se neste quesito está tudo em ordem, somente a falta do uso de graxa adequada nos eixos estriados pode explicar terem colado. Ela deve ser usada exatamente para evitar isto.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Miranda Escreveu:Minha moto ta la ate hj, parada na concessionaria eurobike de ribeirao preto, penso o seguinte, ali, alem de haver um plano de manutenção, (o que nao existe pela bmw), ali tambem deveria ser totalmente isolado, igual a tenere, explorer, ter o dreno e nao deixar ficar agua.

A ciclística superior, eficiência da suspensão, aí incluído o conforto, passa pelo fato da balança traseira ser articulada. Dai a necessidade da coifa e a ausência desse “isolamento”. É uma opção técnica com as consequências inerentes, como um cuidado extra de manutenção.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  Responder
semana passada abri um cardan de um amigo, uma 2015 com 60.000, cardan estava zero !!!
  Responder
Pessoal, a partir de qual km devo me preocupar com a manutenção do cardã ? (desculpem-me se essa pergunta já foi feita anteriormente)
  Responder
Caro Everton,

No meu entendimento, o local de uso da moto, o domicílio da moto e o modo de como é lavada, é mais importante que a quilometragem. A questão se torna de quanto em quanto tempo deve ser feita a verificação do eixo cardan.

Sds

Responder
um tempo que acho bom é 1 ano ou 10k km.com isso nunca tera problema
  Responder
Só não pode achar que o sistema é blindado...
Foi à praia, andou na areia com água salgada....tem obrigação de abrir, limpar e lubrificar...

Assim terá um equipamento em dia por muitos anos.

Responder
Minha moto está com 10.800 km, mas está na garantia até agosto/2020.
Rodo "tiozão", praticamente só asfalto, então vou aguardar o final da garantia, haja vista que não é a melhor escolha abrir fora da CC nesse período.
Agradeço as dicas.
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Recall do cardã? Olive 194 152,408 13-06-2024, 14:24
Última Mensagem: Gnegraes
  Sensor TPS R1200 GS 2015/2016 glauco-sc 4 8,085 20-04-2024, 11:30
  Modelo do bujão de dreno do cardã R1200GS 2018 yfigueired 5 1,539 15-07-2022, 12:03
Última Mensagem: yfigueired
  Achei esse video sobre o cardã legal. sal silva 48 126,023 31-05-2022, 13:39
Última Mensagem: Rromagnani
  Retentores suspensão dianteira gs 1200 2015 Eric Frank 11 4,006 06-11-2021, 18:49
  Retentor de bengala gs 1200 r 2015/2015 IvoRB 7 3,905 05-01-2021, 14:29
Última Mensagem: Reiner
  Problema com Cardã BMW R1200 GS LC 2013 em Diante cebaldocch 22 10,257 22-09-2020, 13:15
Última Mensagem: Marcelo DC
  Manutenção cardã e revisão premium Madeira performance Cesar.A 29 17,213 20-08-2020, 11:20
  Detalhe da montagem Coifas Carda GS R1200 2016 bernolidio 18 7,085 30-03-2020, 12:18
  Cardã soldado pela ferrugem. sal silva 233 444,391 14-03-2020, 11:38
Última Mensagem: gervasio

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: