• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sensor de ar
Então pessoal comecei a observar um tec tec na frente da moto levei na loja ond comprei e o mecânico de lá tirou as carenagens ali na frente e me mostrou um sensor q segundo ele abre e fecha quando acelera só q agora ele tá fazendo esse tec tec antes acho q não fazia ele disse ser normal acho q é sensor ou válvula da caixa de ar ou só sensor de ar alguém já teve esse problema a minha é uma adventure 2018 com 13 mil km
  Responder
Cara, nunca ouvi falar desse "sensor que abre e fecha".
Para mim isso está cheirando a rebimboca da parafuseta que entupiu a grampoleta.
Esse seu mecânico é de confiança?
Talvez valha a pena levar numa autorizada, só para ter um diagnóstico mais confiável.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
Leva em outro mecânico urgente e passa o endereço deste pra eu não passar na porta.
  Responder
Mais tem essa peça sensor válvula da caixa de ar fica a direita do estojo da moto só q em baixo da carenagem na verdade são dois outro é mais perto da bateria
  Responder
Fds Brasil Escreveu:Então pessoal comecei a observar um tec tec na frente da moto levei na loja ond comprei e o mecânico de lá tirou as carenagens ali na frente e me mostrou um sensor q segundo ele abre e fecha quando acelera só q agora ele tá fazendo esse tec tec antes acho q não fazia ele disse ser normal acho q é sensor ou válvula da caixa de ar ou só sensor de ar alguém já teve esse problema a minha é uma adventure 2018 com 13 mil km

Nunca ouvi falar disso.
Meio estranho, leve em um mecanico de confiança
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
  Responder
Boa tarde, apesar de ter se passado quase 4 anos de abertura do topico, vou deixar aqui a minha contribuição...

a minha também faz um tec (tipo um click na verdade) em determinada rpm/condição e sim existe um atuador/solenoide ali que libera a passagem de ar, conhecido como sistema secundário de ar, que permite a passagem ar fresco que vem da caixa do filtro de ar, para o sistema de escape, é um dos métodos utilizado para reduzir emissões, eu tenho uma Honda XR250 Tornado 2007 e essa válvula também existe, mas o seu funcionamento é pneumático através do vácuo gerado no coletor de admissão.

[ATTACH=CONFIG]11700[/ATTACH]
Peça Nº6

[ATTACH=CONFIG]11699[/ATTACH]
Peça Nº4 e 5

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

.png   valvula_ar1.png (Tamanho: 86.68 KB / Downloads: 33)
  Responder
Colocar ar no escapamento para diluir os gases de queima????
Primeiro: onde está o duto que liga a caixa de ar ao escapamento???

Bullshit....
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Sim isso mesmo, jogar ar "fresco" na saída dos gases de escape, para ajudar a queimar os resto de combustível que não foi queimado
https://en.wikipedia.org/wiki/Secondary_air_injection

no caso da f800gs a ligação e feita na tampa do cabeçote...
Peça Nº2
[ATTACH=CONFIG]11701[/ATTACH]
A 2 peças Nº3 são válvulas do tipo palheta, para não deixar os gases de escape retornar no sentido oposto, em direção ao filtro.

[ATTACH=CONFIG]11703[/ATTACH]

A bendita válvula
https://www.ebay.com/itm/364012287135

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Responder
matheus19 Escreveu:Sim isso mesmo, jogar ar "fresco" na saída dos gases de escape, para ajudar a queimar os resto de combustível que não foi queimado
https://en.wikipedia.org/wiki/Secondary_air_injection

no caso da f800gs a ligação e feita na tampa do cabeçote...
Peça Nº2
[ATTACH=CONFIG]11701[/ATTACH]
A 2 peças Nº3 são válvulas do tipo palheta, para não deixar os gases de escape retornar no sentido oposto, em direção ao filtro.

[ATTACH=CONFIG]11703[/ATTACH]

A bendita válvula
https://www.ebay.com/itm/364012287135

A tampa do cabeçote não tem ligação com gases de exaustão e nem poderia poderia ter, já que tem ligação com o cárter do motor, com ar e névoa de óleo aquecido existente no interior do motor.
Esses sistemas via de regra purgam esse ar + óleo e o colocam na entrada da câmara de combustão para que a névoa de óleo seja queimada.

Parte ínfima de combustível nos gases de escape estão a baixa pressão e sem fonte de ignição.
Os motores modernos possuem sonda Lambda para controle rigoroso da quantidade de combustível injetada, evitando duas coisas: 1- mistura pobre (funde o motor) e 2- mistura rica levando a baixo desempenho, aumento do consumo e polução.

Adicionar ar fresco ao escapamento dificilmente levará à queima de combustível residual.
Injetar ar no escapamento dilui os gases de combustão e tem de ser muito ar para burlar as emissões permitidas por Norma.

A "bendita" válvula é uma válvula de retenção, o símbolo e sentido de fluxo está gravado no corpo da válvula.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Essa válvula joga os gases internos no motor para queimar, nao joga direto no escape, ate pq a pressao do escape é bem maior que a pressao interna do motor. a injeção de ar no escape era usado antes do catalizador, agora com catalizador isso nao acontece.
Em alguns veiculos é ate recirculado os gases do escape para adimissao novamente, para controlar poluentes e baixar a temperatura da camara de combustao no caso de motor a diesel famosa EGR.
Mas nas motos a recirculação é para a caixa de filtro de ar.
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Falta de sensor Jackson Ro 2 13,807 05-09-2024, 20:57
Última Mensagem: luiz baum

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: