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Avaria no pedal (alavanca) de câmbio
#1
Caros do fórum, ontem estreei minha F850GS (exato 1 ano de uso), após uma rotatória tinha um sinal, este sinal tava vermelho pra esquerda, verde para ir reto, foquei no sinal, esqueci da rotatória e aí, pau, colidi com uma moto menor com 2 ocupantes. A moto tombou em cima da perna esquerda, luxação em 2 lugares, um pouco de dor numa costela mas acho que não tive avarias maiores.

Vamos à moto: alguns poucos arranhões acho que todos nas peças plásticas, um arranhado um pouco maior naquela peça de aço redonda que fica embaixo com o escrito BMW (algo parecido com o cárter de óleo) e de avaria mesmo, o pedal (alavanca) de câmbio que entortou pra trás (foto anexa) e sobre o qual, indago os integrantes do fórum.

Antes de detalhar a minha dúvida sobre o pedal de câmbio, um adendo: acho que o protetor de motor e o protetor de carenagem impediriam estes pequenos danos. Gostaria de saber quem tem experiência com estes 2 protetores em relação à F850GS no que diz respeito a que tem que ser original, se são 2 peças separadas mesmo, se os paralelos são bons ou se comprometem a estrutura em caso de abalroamento etc etc etc.

Voltando ao pedal de câmbio, o que vocês acham:
- levo na concessionária ou num bom mecânico?
- consegue-se desentortar ou coloca-se um pedal novo?
- parece muito simples retirar o pedal porém a chave que se usa é nativa da BMW ou qualquer bom mecânico tem uma?
- a haste que o pedal empurra para cima e para baixo parece que ficou intacta, só torceu um pouco no encaixe, será que consigo aproveitar?
- e por último, será necessário algum ajuste da marcha tipo um serviço que só a BMW consiga fazer?

Em tempo, a moto desalinhou pouca coisa.

Caros, minha moto não tem seguro, me desculpem a mensagem longa e qualquer ajuda é bem-vinda.


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
   
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#2
Acredito que um bom e cuidadoso mecânico consiga resolver tudo. As chaves para esse serviço são comuns em boas oficinas.
O problema maior é a alavanca do câmbio, que talvez seja mais difícil de desentortar - não impossível. Considerando a impossibilidade de retornar ao estado original, já iria vendo as opções de compra dessa peça.
Pela foto - e se não afetou nada no câmbio - parece algo não muito complicado.
Certamente o protetor de motor e de carenagem teria ajudado. Há fabricantes alternativos de boa qualidade (Givi, por exemplo), mas há outros. Procure verificar como são presos os protetores originais e busque opções que observem essa mesma fixação.
Boa sorte.
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#3
Obrigado Everton pelas informações.
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#4
Amigo, vá a uma cc BMW, encomende um pedal novo (o seu já era).
Passe em uma loja de ferramentas e compre um jogo de chave Tork.
E faça vc mesmo a substituição. procedimento extremamente simples.
XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink
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#5
Pablo, desculpe descordar, mas o pedal da moto do Fernando volta à posição original brincando.....

Sds...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
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#6
O correto é: discordar, e não é brincando. Um bom profissional corrige o pedal sem dificuldades.
Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
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#7
PabloTiago Escreveu:Amigo, vá a uma cc BMW, encomende um pedal novo (o seu já era).
Passe em uma loja de ferramentas e compre um jogo de chave Tork.
E faça vc mesmo a substituição. procedimento extremamente simples.

Corrigindo: a chave se chama TORX, e não tork...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#8
Obrigado a todos pelas informações.

Encarei a concessionária e como eu já tenho experiência com as premium’s, fui preparado para uma super facada. Para minha surpresa vou levar “apenas” uma facada.

Aproveitando o gancho do protetor de motor, achei este manual de instalação do produto da GIVI (https://media.givi.it/XN-Prodotti/istruzioni/TN5127.pdf) e tô pensando seriamente em eu mesmo encarar a instalação. As dicas que recebi aqui da GIVI e da chave torx me empolgaram. Para isso é fundamental ter as ferramentas certas mas acho que tenho a maioria. Numa olhada rápida no manual, acho que minha maior dificuldade será o torque a ser empregado (tightening torque).

Qualquer dica será bem-vinda.

O protetor da GIVI achei por R$ R$1.759,00 na internet e na concessionária o orçamento do protetor original, cujo códigos são 77418522927 e ...28 mais 4 parafusos ficou em R$ 3.295,73.
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#9
Bom dia Fernando,

Antes de fechar a compra com a Givi, verifique os preços dos protetores da Marca SW Motech, é de excelente qualidade.

Você esqueceu de nos informar quanto a CC cobra pelo pedal do câmbio... (apenas para testar e aferir o meu "chutômetro", diria custar em torno de R$550...)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#10
Vamos ao orçamento da concessionária:

Pedal do câmbio: R$ 413,00
Mão de obra: R$ 349,00
Diagnóstico: R$ 350,00

Pedi um diagnóstico, precisava saber se estava tudo bem com toda a estrutura de marchas e tbem com o alinhamento da moto, devido a queda. Resolvi encarar a concessionária, a moto tem 1 ano de uso. Até prova em contrário, prefiro acreditar que a CC é o melhor lugar pra mexer na moto.

Guilherme, me empolguei com a GIVI porque achei o manual sensacional, bem “for dummies”. De qualquer jeito vou pesquisar sobre a Motech. Eu vislumbro colocar o protetor e talvez outros acessórios pra quando eu for começar a encarar o off.
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