• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lei do colete Air-Bag aprovada no senado
#1
Projeto que obriga airbag para motociclistas é aprovado no Senado

Condutores e passageiros de motocicletas no Brasil podem ser obrigados a usar colete ou jaqueta com airbag. Um substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 404/2012 com a revisão foi aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. A proposta ainda deve passar por pelo menos outras duas comissões na Casa e, se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.

O texto aprovado pela CAS estabelece que os motociclistas terão prazo de três anos para adaptação do colete com airbag. A proposta também altera a Lei dos Motoboys (Lei 12.009/2009) para obrigar o uso de dispositivos retrorreflexivos nas roupas. O vestuário de segurança deverá ser dado aos motoboys pelas empresas ou pessoa que empregar ou contratar o condutor, quando o motociclista trabalhar como autônomo.

Além do colete airbag, também constam como itens obrigatórios capacete, botas, luvas e vestimenta que cubra todo o corpo. O texto também altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - Lei 9.503/1997 - para determinar que a não utilização desses equipamentos de segurança, tanto pelo motociclista quanto pelo passageiro, seja considerada infração gravíssima.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) manteve no substitutivo a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação para os coletes e partes acessórias, mas retirou do texto final a exclusão do pagamento do PIS/Pasep e do Financiamento da Seguridade Social (Cofins), como queria o autor do projeto original, senador Humberto Costa (PT-PE).

Materia retirada do terra:
http://noticias.terra.com.br/brasil/tra ... aRCRD.html

mais um kit de primeiro socorros...quem lembra dele?
  Responder
#2
botas, luvas e vestimenta que cubra todo o corpo
Até que enfim uma providência que deverá abrir vagas nos hospitais de urgência!
  Responder
#3
Tudo pela segurança. Mas acho um pouco exagerado esse projeto de lei. Essa senadora deve ser daquelas que tem raiva de motoqueiros.
____________
Ricardo Boris
Ipu / Ceará
  Responder
#4
Esta dai deve estar ganhando um $$ para fabricar os coletes air bags!
  Responder
#5
Pelo que sei, só existe um fabricante deste tipo de equipamento.

Isso é que Lobby bem feito.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
  Responder
#6
mais uma lei que nao vai vingar..


ja viram o custo desses coletes??


R$ 3000.00 sabe quando os motoboys irão comprar ....NUNCAAAAAA

sempre pessoas que nunca tiveram ou utilizaram motos criam essas lei absurdas


só estão pensando que desses 3000,00 50% é imposto e pelo numero de moto que temos em circulação , vão encher os bolsos isso sim

imaginem que a no Brasil a produção de motos beira aos 2.000.000/ano x R$1500,00 = R$3.000.000.000,00

essa é a conta que eles fazem


ACORDA BRAZIL

[Imagem: 1271278430440_f.jpg]
F l a v i l d o
Guarulhos/SP

Paixão em Duas Rodas <- Click Wink
[COLOR="#000080"]
RX125 (1980) / DT180 (1982) / XL250R (1983) / Agrale Elefant 27.5 (1987) / Falcon (2000) / Falcon (2008) / XT660R (2007) / F800GS (2012) / F800GS Thophy (2012)
[/COLOR]
A vida é muito curta, por isso curta muito a vida...(Mauricio Saab - in Memory)
  Responder
#7
Isso é monopólio e acho que ela deve estar levando um PF do único fabricante de colete air bag rsrs.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
  Responder
#8
bora pra rua, negada!!!



[attach=config]1564[/attach]


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   129_20-alt-protesto-brasilia-motoboys.jpg (Tamanho: 21.26 KB / Downloads: 36)
____________
Ricardo Boris
Ipu / Ceará
  Responder
#9
Acho que deveriam responsabilizar também os fabricantes exigindo por exemplo que ABS fosse itém de série em todas as categorias de motocicletas licenciadas para transitar em vias públicas, se o objetivo fosse mesmo a segurança estes dispositivos poderiam ter inclusive redução ou isenção de impostos, mas como sabemos o buraco é bem mais em baixo.
Acho que não pega
  Responder
#10
Que palhaçada, quero ver os motoboys pagarem num colete mais da metade do valor da moto. Isso que não deve nem ser comprovada a eficácia desse equipamento. É alguém que não entende bosta nenhuma querer dar palpite onde não deve.
CB 400 1984 -》RD 350 Export 1990-》BANDIT 650S 2008-》F800GS 2013
  Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)