19-09-2022, 20:27 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-09-2022, 23:35 por Antonio.)
Atualizando a troca do cardan .Hoje levei a moto na CC para fazer a analise do cardan . A moto esta com 94 mil km
e esse cardan tinha sido aberto a ultima vez com 32 mil km para a troca da coifa . ( estava zerado )Bom depois de
62 mil km ele foi aberto de novo . O tunel estava seco sem vestígio de agua ,o estriado inferior estava descolado
e o superior soltou depois de usarem um pouco de desengripante e darem umas batidas com um martelo e um tipo de chave .
O mecanico falou que ele estava em bom estado apesar da quilometragem . Segue em anexo a foto do cardan que foi trocado abs .[ATTACH=CONFIG]11415[/ATTACH]
Que bom Antonio,
Isso confirma algumas de nossas deduções. Vc usava máquina de jato de água para lavar a moto?
E agora mais 97kkm com o cardam novo.....não demore tanto mais para lubrifica-lo.
Abrs...
Então Reiner eu mesmo lavo raramente a moto em casa com uma mangueira . Quanto a lubrificar com 10/20 mil km
eu acho que se a oficina não tiver a graxa certa para vedar a coifa vai ser pior por que vai começar a
entrar água .Vou ver se consigo comprar aquela graxa certa e dessa vez começar a lubrificar mais cedo mesmo .Abs .
20-09-2022, 15:48 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-09-2022, 17:12 por Gnegraes.)
Marcelo DC Escreveu:Sera que essa campanha tem duração? Meu cardã esta com 110k mas esta muito bom.
Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
Marcelo,
Teoricamente não tem prazo para terminar. Mas sempre há um "mas"....
Eu levaria em um CC e faria a troca. Peça para acompanhar o serviço.
Recall não tem prazo, é oficial e menciona os números de VINs.
Nesse caso não é recall, não se esqueça disso....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Querem ver como é um cardã zero?
Abri o meu em casa mesmo com 5000km por curiosidade e zelo, é claro. Quem tem, tem medo. E quem cuida, tem pra sempre rsrs
Realmente notei que a fabrica coloca pouquíssima graxa na "boca" que encaixa nos dentes estriados do conjunto traseiro.
Era aquela famosa graxa cinza, mas tinha pouco, muuuito pouco mesmo. A parte dos dentes estriados como podem ver, estava até brilhando de tão limpa, tinha uma espécie de óleo fino nela.
Não tive coragem de desmontar a parte da frente, fiquei com medo de fazer alguma merda, estragar a coifa, pois alí é bem apertado de mexer. Movimentei o cardã e notei que está desencaixando fácil a parte da frente, portanto sem ferrugem ou travamento como deveria ser. Como a parte traseira estava zerada e seca, suponho que a frente não esteja com nenhum problema e deixei como estava. Na próxima revisão aos 10k eu tomo coragem para desmontar tudo.
A graxa branca que colocam na coifa, parece uma cola, tem bem pouco também mas vedou legal, pois lavei a moto e não entrou nada de água. Na parte do dreno (já feito de fábrica) também estava tudo seco e limpo, só com algum pozinho de metal que deve ser de quando fizeram o furo.
Enfim, tudo bala! Só dei uma engraxada nos dentes e na boca com a graxa específica e na coifa tbm com a graxa para coifa.
É isso aí Sisti , vamos desmitificar esse cardam rsrsrs.
Qdo for possível se apresente adequadamente no tópico específico....de qualquer forma, bem vindo.
sisti Escreveu:Querem ver como é um cardã zero?
Abri o meu em casa mesmo com 5000km por curiosidade e zelo, é claro. Quem tem, tem medo. E quem cuida, tem pra sempre rsrs
Realmente notei que a fabrica coloca pouquíssima graxa na "boca" que encaixa nos dentes estriados do conjunto traseiro.
Era aquela famosa graxa cinza, mas tinha pouco, muuuito pouco mesmo. A parte dos dentes estriados como podem ver, estava até brilhando de tão limpa, tinha uma espécie de óleo fino nela.
Não tive coragem de desmontar a parte da frente, fiquei com medo de fazer alguma merda, estragar a coifa, pois alí é bem apertado de mexer. Movimentei o cardã e notei que está desencaixando fácil a parte da frente, portanto sem ferrugem ou travamento como deveria ser. Como a parte traseira estava zerada e seca, suponho que a frente não esteja com nenhum problema e deixei como estava. Na próxima revisão aos 10k eu tomo coragem para desmontar tudo.
A graxa branca que colocam na coifa, parece uma cola, tem bem pouco também mas vedou legal, pois lavei a moto e não entrou nada de água. Na parte do dreno (já feito de fábrica) também estava tudo seco e limpo, só com algum pozinho de metal que deve ser de quando fizeram o furo.
Enfim, tudo bala! Só dei uma engraxada nos dentes e na boca com a graxa específica e na coifa tbm com a graxa para coifa.
Graxa no caso de eixos estriados é para cobrir a superfície de contato, nada mais que isso.
O importante é que os flancos dos entalhados tenham sua superfície recoberta para suportar alta pressão advinda da transmissão do torque.
Qualquer excedente de graxa não servirá absolutamente para nada.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Revisão aos 47.000 km (~ 5 anos ) realizada ontem na Euroville (Uberlândia). Sistema ok, conforme os testes, sem necessidade de troca. Foi feito o furo e instalado o "bico de pato".