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Recall do cardã?
A 2ª revisão da minha moto estava agendada. Também estava agendado o teste do cardan para o mesmo dia. Dias antes da revisão, me avisaram que o teste do cardan não seria feito, por conta da falta da peça. Ficou apenas a 2ª revisão a fazer.

NO dia da revisão, me avisaram que seria feito o tal do teste e que a reposição do cardan estaria entrando em ordem. Minha moto com aproximados 7.500 km e um ano e meio de uso teve o cardan condenado. Irão me chamar para a troca, assim que o cardan chegar. Falaram em algo em torno de um mês, mas sem confirmação.

As características de uso da minha moto: apenas e exclusivamente cidade, nunca peguei chuva, não lembro de ter passado por alguma possa d'água e muito menos por dentro de rio/riacho... Neste ano e meio de uso, lembro de ter lavado uma vez, com muito cuidado para não jogar água nas coifas e sem o uso de lavadora de alta pressão. Apenas a concessionária lavou a moto nas duas revisões.

Agora é esperar.
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Kinha Escreveu:A 2ª revisão da minha moto estava agendada. Também estava agendado o teste do cardan para o mesmo dia. Dias antes da revisão, me avisaram que o teste do cardan não seria feito, por conta da falta da peça. Ficou apenas a 2ª revisão a fazer.

NO dia da revisão, me avisaram que seria feito o tal do teste e que a reposição do cardan estaria entrando em ordem. Minha moto com aproximados 7.500 km e um ano e meio de uso teve o cardan condenado. Irão me chamar para a troca, assim que o cardan chegar. Falaram em algo em torno de um mês, mas sem confirmação.

As características de uso da minha moto: apenas e exclusivamente cidade, nunca peguei chuva, não lembro de ter passado por alguma possa d'água e muito menos por dentro de rio/riacho... Neste ano e meio de uso, lembro de ter lavado uma vez, com muito cuidado para não jogar água nas coifas e sem o uso de lavadora de alta pressão. Apenas a concessionária lavou a moto nas duas revisões.

Agora é esperar.


Kinha,

Você já viu teu eixo cardã aberto? Ele está enferrujado, travado?
A balança monobraço está internamente suja?
Cuidado com o que te dizem nas CCs....
Se a CC lavou tua moto, eles usam lavadora de alta pressão.
CC aqui no Brasil nem sempre é sinal de pessoal treinado e consciente.

O Piu publicou recentemente dois vídeos mostrando uma moto que passou pelo "recall" (kkkkkkkkkkk....) e mostrou o interior da balança monobraço e o eixo todo oxidado.
No segundo vídeo mostra que a válvula bico de pato pouco serve para drenar água pois para que isso ocorra você tem de posicionar a balança monobraço articulando a suspensão até que ela esteja na posição mais baixa e possa drenar o líquido, de outro modo smepre restará líquido dentro.. O vídeo é bastante interessante.

Repito aqui mais uma vez: a BMW não atacou o problema principal que foi a mudança de material das coifas a partir de 2013.
Esse problema praticamente não existia antes, o próprio Piu confirma isso.
As novas coifas são feitas de borracha muito mole e maleável, qualquer movimento imprevisto elas saem da posição correta nos alojamentos e é por aí que entra a água....
E mais do que nunca é obrigatória a inspeção rotineira e utilizar graxa adequada nas coifas para manter a estanqueidade.

Por razões de garantias, mesmo para quem está fora dela, façam a revisão com as CCs, assim terão provas para solicitar ressarcimentos futuros da fábrica.

>>>> "Recall" do cardã BMW??? Um verdadeiro "passa moleque"... Uma vergonha.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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Gnegraes Escreveu:Kinha,

Você já viu teu eixo cardã aberto? Ele está enferrujado, travado?
A balança monobraço está internamente suja?
Cuidado com o que te dizem nas CCs....
Se a CC lavou tua moto, eles usam lavadora de alta pressão.
CC aqui no Brasil nem sempre é sinal de pessoal treinado e consciente.

O Piu publicou recentemente dois vídeos mostrando uma moto que passou pelo "recall" (kkkkkkkkkkk....) e mostrou o interior da balança monobraço e o eixo todo oxidado.
No segundo vídeo mostra que a válvula bico de pato pouco serve para drenar água pois para que isso ocorra você tem de posicionar a balança monobraço articulando a suspensão até que ela esteja na posição mais baixa e possa drenar o líquido, de outro modo smepre restará líquido dentro.. O vídeo é bastante interessante.

Repito aqui mais uma vez: a BMW não atacou o problema principal que foi a mudança de material das coifas a partir de 2013.
Esse problema praticamente não existia antes, o próprio Piu confirma isso.
As novas coifas são feitas de borracha muito mole e maleável, qualquer movimento imprevisto elas saem da posição correta nos alojamentos e é por aí que entra a água....
E mais do que nunca é obrigatória a inspeção rotineira e utilizar graxa adequada nas coifas para manter a estanqueidade.

Por razões de garantias, mesmo para quem está fora dela, façam a revisão com as CCs, assim terão provas para solicitar ressarcimentos futuros da fábrica.

>>>> "Recall" do cardã BMW??? Um verdadeiro "passa moleque"... Uma vergonha.
Guilherme, no caso do recall, me parece que não estão considerando infiltração de água ou ferrugem.
Pelo teste, deve ser algum lote de eixos com defeito. Ou de balanceamento ou de fresamento.
De qualquer modo, é melhor trocar o cardam seguindo às recomendações por garantia.
Aconselho à não utilizar os serviços de lavagem da CC. Utilizei uma única vez há mais de 6 anos, qdo cheguei em casa e fui checar a moto, a coifa dianteira estava totalmente fora do lugar. Então, lavar, eu mesmo lavo e pouco. Vive suja....kkkkkk. E não é questão de não poder ver água não. É o jato da terrível bomba. Porque chuva, já cansei de andar debaixo de temporais e asfalto alagado, sem problemas.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
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Gnegraes Escreveu:Kinha,

Você já viu teu eixo cardã aberto? Ele está enferrujado, travado?
A balança monobraço está internamente suja?
Cuidado com o que te dizem nas CCs....
Se a CC lavou tua moto, eles usam lavadora de alta pressão.
CC aqui no Brasil nem sempre é sinal de pessoal treinado e consciente.

O Piu publicou recentemente dois vídeos mostrando uma moto que passou pelo "recall" (kkkkkkkkkkk....) e mostrou o interior da balança monobraço e o eixo todo oxidado.
No segundo vídeo mostra que a válvula bico de pato pouco serve para drenar água pois para que isso ocorra você tem de posicionar a balança monobraço articulando a suspensão até que ela esteja na posição mais baixa e possa drenar o líquido, de outro modo smepre restará líquido dentro.. O vídeo é bastante interessante.

Repito aqui mais uma vez: a BMW não atacou o problema principal que foi a mudança de material das coifas a partir de 2013.
Esse problema praticamente não existia antes, o próprio Piu confirma isso.
As novas coifas são feitas de borracha muito mole e maleável, qualquer movimento imprevisto elas saem da posição correta nos alojamentos e é por aí que entra a água....
E mais do que nunca é obrigatória a inspeção rotineira e utilizar graxa adequada nas coifas para manter a estanqueidade.

Por razões de garantias, mesmo para quem está fora dela, façam a revisão com as CCs, assim terão provas para solicitar ressarcimentos futuros da fábrica.

>>>> "Recall" do cardã BMW??? Um verdadeiro "passa moleque"... Uma vergonha.


Guilherme, o cardan ainda não foi aberto. Se abriram para fazer o teste, não consegui acompanhar a revisão. Acompanho o Piu pelas redes sociais. Não há como deixar de fazer a manutenção no cardan e, se a concessionária não fosse trocá-lo, eu iria revisá-lo em oficina independente, mesmo correndo o risco de perda da garantia. Quando me chamarem para trocar o cardan, vou fazer o possível para acompanhar o serviço e ver o estado/situação da coisa. Dou retorno aqui no fórum.
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Reiner Escreveu:Guilherme, no caso do recall, me parece que não estão considerando infiltração de água ou ferrugem.
Pelo teste, deve ser algum lote de eixos com defeito. Ou de balanceamento ou de fresamento.
De qualquer modo, é melhor trocar o cardam seguindo às recomendações por garantia.
Aconselho à não utilizar os serviços de lavagem da CC. Utilizei uma única vez há mais de 6 anos, qdo cheguei em casa e fui checar a moto, a coifa dianteira estava totalmente fora do lugar. Então, lavar, eu mesmo lavo e pouco. Vive suja....kkkkkk. E não é questão de não poder ver água não. É o jato da terrível bomba. Porque chuva, já cansei de andar debaixo de temporais e asfalto alagado, sem problemas.

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Reiner,

Os problemas apresentados são todos oriundos de água dentro da balança monobraço, além de falta de lubrificação de eixos estriados e das extremidades das coifas de borracha.
O eixo pré e pós 2013 no advento das LCs é o mesmo.
A única coisa que se alterou foi a qualidade de projeto das coifas, um desastre diga-se de passagem.

Se este não é o motivo, por que a BMW está instalando essa válvula bico de pato e que nem eficiente é? Continua mantendo água dentro, mesmo se você drenar....
Assista ao vídeo do Piu, para facilitar a visualização, ele colocou café dentro da balança...
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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Reiner, a concessionária (mecânico) me alegou esse ponto. Me mostrou o suposto ponto de folga que poderia causar vibração e justificar a troca da peça. Ele me mostrou dois cardans que haviam sido substituídos: um, de uma moto com baixa quilometragem; o outro, segundo me disse, de uma moto próxima dos 60 mil km. Em ambos os casos, não havia sinais aparentes de ferrugem.

Como irão substituir o cardan da minha moto, após isso vou esperar de um a dois anos para abri-lo novamente para lubrificação.
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Guilherme, o conhecimento (teórico) de mecânica também me faz acreditar que se trata de um recall branco e que o problema está na entrada de umidade. A concessionária me disse que a tal vibração é imperceptível ao piloto. Ora, se ninguém reclama (imperceptível!), se não se tem notícia de acidentes causados pela tal vibração, se é instalada o bico de pato para sangrar a água que entrou, qual a dificuldade de admitir que a existência do problema?
  Responder
Justamente, no meu raciocínio, se não fosse o eixo, seria muito mais barato fazer o recall branco das coifas....o dreno, outras motos os tem. Por vez somente um furo. Por que trocariam um eixo em estado de novo?????
Mas, vai entender....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
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Na internet tem relatos de acidentes sérios em razão desse problema do cardã. Nos EUA chegou-se a ter proibições de uso das motos. Aqui no Brasil, se não me engano, algumas motos novas ficaram "travadas" até que fosse efetuado o procedimento.
Como foi uma situação que atingiu motos em todo o mundo, minha "teoria da conspiração" é que tem mais caroço nesse angú. Acredito que seria mais barato trocar a coifa se fosse apenas problema de entrada de umidade - motos como a Triumph tem um buraco na coifa, sem qualquer "bico", e poderia ser uma solução viável.
Se estão trocando o cardã, acredito que o problema está além da coifa... ou não !
PS: na minha fizeram o teste com 10.000 kms e concluíram que está ok. Já rodei mais 10.000 kms depois disso.
  Responder
EvertonM Escreveu:Na internet tem relatos de acidentes sérios em razão desse problema do cardã. Nos EUA chegou-se a ter proibições de uso das motos. Aqui no Brasil, se não me engano, algumas motos novas ficaram "travadas" até que fosse efetuado o procedimento.
Como foi uma situação que atingiu motos em todo o mundo, minha "teoria da conspiração" é que tem mais caroço nesse angú. Acredito que seria mais barato trocar a coifa se fosse apenas problema de entrada de umidade - motos como a Triumph tem um buraco na coifa, sem qualquer "bico", e poderia ser uma solução viável.
Se estão trocando o cardã, acredito que o problema está além da coifa... ou não !
PS: na minha fizeram o teste com 10.000 kms e concluíram que está ok. Já rodei mais 10.000 kms depois disso.


Everton,

Não tenho detalhes pois não tenho uma pós 2013, mas me parece que o alojamento nas extremidades da manga do eixo devam ter sofrido alguma pequena modificação.
As coifas atuais possuem um anel de arame de aço para tentar manter a coifa na posição dentro da balança.

O problema não é a oxidação superficial nas partes, mas a oxidação que está deteriorando as juntas universais cardã e são elas que quebram ou travam.

Os eixos estriados se não foram lubrificados, em princípio não causam problema, até que se precise desmontar o conjunto. Aí é uma novela que dá bastante audiência, muito trabalho e paciência para soltar o eixo.

O custo na minha opinião envolveria as duas coifas que são baratas e a troca das mangas do eixo, bastante caras....

O eixo em sí é uma peça bastante simples, dois tubos com borracha ligando as partes internamente e que funciona como amortecedor de torção. As juntas cardã também são baratas.

Trocar a balança custa caro pois há muita mão de obra envolvida, além de um monte de pequenas peças (tomei os preços na Europa no catálogo BMW):

- balança custa Euro 1.114
- micelâneas Euro 450
- total de Euro 1.564.

O eixo custa Euro 998.

Se considerarmos a mão de obra envolvida em cada um dos dois casos, trocar a balança monobraço custa cerca do dobro.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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