• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Troca do fluído de freio
Boa tarde, tenho uma 1250 adv 2022. Acabou a garantia agora e levei em um excelente mecânico para revisão (porém longe da minha cidade). A moto está com 15.000 km e na revisão trocou óleo, filtros de óleo e ar, óleo do cardã. Porém não trocou o fluido de freio, mas na concessionária troca em toda revisão. O mecânico disse que o fluido de freio é de 2 em 2 anos ou 20.000 km, e realmente está no manual. Está bem limpo o fluido,amarelo transparente sem borra nenhuma , parece q mal foi usado (trocado 12/11/24, andei 5.500 km em 1 ano). Acho q está tudo certo, mas fiquei um pouco preocupado, e ir em uma concessionária que fica a 300 km da minha cidade pra trocar só por neura é meio complicado. O fluido que está nela é o original dot 4LV. Espero a próxima revisão ou procuro a concessionária pra trocar?

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

Responder
Olá, Rtiso.
No manual da minha moto também tem essa indicação:
"Trocar o fluido para freios em todo o sistema - pela primeira vez após um ano, depois a cada dois anos".
Se você trocou em 12/nov/2024, faz somente 1 ano. Eu observaria o prazo do manual sem preocupação.
Para ficar tranquilo até nov/2026: o freio não vai dar problema de uma hora para outra por conta dessa troca de fluído. Nesse caso ela é preventiva. E se o fluído contaminar, você vai notar o freio mais borrachudo e menor efetividade na frenagem. Mas ainda vai frear.
  Responder
Bom dia,

Fluido de freio normalmente não apresenta borras.

O problema deste fluido é ser higroscópico, absorve água do ar.
Com teores acima de 4%, pode gerar bolhas de vapor no fluido na região das pinças de freio, já que a temperatura nas freadas é bastante elevada, acima dos 200 graus C.
Com as bolhas de vapor de água no fluido, ao frear a pressão no circuito é muito elevada e ao invés de pressionar os pistões das pinças, comprime as bolhas, reduzindo muito a eficácia da frenagem. Nesta situação você sente aquele sensação de que o freio está "emborrachado".

Evite abrir o reservatório do fluido, para não absorver umidade do ar.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
(06-11-2025, 15:58)EvertonM Escreveu: Olá, Rtiso.
No manual da minha moto também tem essa indicação:
"Trocar o fluido para freios em todo o sistema - pela primeira vez após um ano, depois a cada dois anos".
Se você trocou em 12/nov/2024, faz somente 1 ano. Eu observaria o prazo do manual sem preocupação.
Para ficar tranquilo até nov/2026: o freio não vai dar problema de uma hora para outra por conta dessa troca de fluído. Nesse caso ela é preventiva. E se o fluído contaminar, você vai notar o freio mais borrachudo e menor efetividade na frenagem. Mas ainda vai frear.

entendi, tá tranquilo até a próxima revisão então. Muito obrigado pela atenção!
  Responder
(07-11-2025, 08:11)Gnegraes Escreveu: Bom dia,

Fluido de freio normalmente não apresenta borras.

O problema deste fluido é ser higroscópico, absorve água do ar.
Com teores acima de 4%, pode gerar bolhas de vapor no fluido na região das pinças de freio, já que a temperatura nas freadas é bastante elevada, acima dos 200 graus C.
Com as bolhas de vapor de água no fluido, ao frear a pressão no circuito é muito elevada e ao invés de pressionar os pistões das pinças, comprime as bolhas, reduzindo muito a eficácia da frenagem. Nesta situação você sente aquele sensação de que o freio está "emborrachado".

Evite abrir o reservatório do fluido, para não absorver umidade do ar.
Chega ser satisfatório sempre ler as suas respostas.
Sobre o fato do fluido absorver a umidade do ar, existe umas canetinhas que você mergulha no fluido e ela atesta se o fluido esta em condições de uso ou não. Acredito eu que seja por meio da condutividade elétrica, tendo a presença de agua essa condutividade fica alterada.
Essa semana eu creio que vou criar um topico realizando essa troca, nem vou levar em consideraçao o teste do fluido, ja que vou trocar preventivamente, nao sei quando foi realizado essa manutençao, estou so esperando chegar as pastilhas de freio.
Tem dias que pedem estrada, vento no rosto e zero pressa para chegar...

A vida acontece nos quilômetros percorridos, nas conversas entre uma parada e outra, nas risadas que ecoam pelo caminho...
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  DIY troca embreagem gs1200 2013 VictorGermum 1 95 11-11-2025, 15:57
Última Mensagem: EvertonM
  Troca do fluido da embreagem VictorGermum 5 230 05-11-2025, 14:42
Última Mensagem: Gnegraes
  Êmbolos da pinça de freio Gnegraes 1 2,989 18-11-2024, 21:51
Última Mensagem: luiz baum
  Freio traseiro 1200/1250 Gnegraes 0 1,831 10-09-2023, 10:20
  troca do fluido de embreagem da r1200gs rossi 24 28,052 23-08-2023, 21:25
Última Mensagem: Aleksander
  Reservatório Fluido de Freio Dianteiro R1200GS 2012 Rogerio O 3 1,889 14-03-2023, 17:12
  Freio traseiro baixando Andre_68 2 1,858 03-07-2022, 09:26
  Troca bateria na garantia PauloLopes 5 2,584 28-05-2022, 10:19
Última Mensagem: PauloLopes
  Pinça de freio solta.... Gnegraes 2 2,909 29-11-2021, 22:08
Última Mensagem: EvertonM
  Câmbio gs1200 entrando em neutro na troca de marcha rafael c 3 3,318 27-04-2021, 13:23
Última Mensagem: Reiner

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)