• 1 votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Podium ou Comum?
Pessoal,
Deixa eu voltar num assunto campeão de audiência em qualquer forum de qualquer coisa que tem motor a explosão: o tipo de gasolina mais adequado.

Lembrando que o manual da F800GS é claro que se deve usar gasolina de 91 ou de 95 octanas - que no BR é Comum ou Podium, a única daqui com as tais 95 octanas.

Pois a minha moto tem dois mil km, sempre usando Podium, até que um dia, voltando do litoral norte, parei no posto de Boiçucanga (município de São Sebastião, entre Camburi e Maresias) já na reserva e a Podium tinha "acabado de acabar". Tive que abastecer com Comum ou não chegaria a Sampa.

Percebi que com Comum a moto funciona muito melhor! mais redondo, sem pipocar! (com Podium ela sempre pipoca nas reduzidas...)

Eu sempre abasteço no BR da Vereador José Diniz perto do Clube Banespa ou no BR de Boiçucanga.
Vou experimentar gasolina comum a Vereador pra ver como fica e reportarei.

Saúde e paz!
Marlon
  Responder
Marlon,

Tambem so ando com Podium e explode ou pipoca quando Acelero pouco e tiro levemente a amo. Sempre em baixa, dem prejudicar a conducao. Confesso que ate curto as mini explosoes.... Hahaha

Vou colocar so comum agora para sentir como esta e tambem reportarei aqui.

Abracos
Abs,

Filipe Borges
  Responder
A Caltabiano da Oscar freire, quando fui retirar a moto, foi incisiva em falar para só usar gasolina comum. Nem Pódium e muito menos aditivada.
O argumento foi de que com o tempo a aditivada começa a liberar sujeira do tanque e afeta os bicos injetores.
Bom, nem arrisquei usar outro combustível e só uso comum. Rodei só 2mil km, o que não dá para avaliar, mas está rodando bem.
Este tema veio a calhar, já que ainda assim fico sempre com duvidas se é este o caminho (comum).
Abraços.
  Responder
Ha algum tempo atrás conversando com um primo que é engenheiro da Petrobras, discutimos sobre esse assunto e segundo ele, os motores de carros e motos que rodam no Brasil passam necessariamente pelo processo de ajuste ao combustível da "nossa" Petrobras, não apenas em razão da adição de etanol, mas principalmente em razão da (má) qualidade da gasolina, que é decorrente do processo de refino em nossas refinarias, que são antigas. Outro ponto que ele comentou é que o nosso petróleo é do tipo "pesado", ou seja, com qualidade inferior ao petróleo extraído no extremo oriente e no mar do norte, que são considerados petróleos do tipo "leve". A boa noticia é que as enormes jazidas de petróleo encontradas pela Petrobras na chamada "camada pré-sal" é do tipo leve, mas o problema (e bota problema nisso) será extraí-lo.

Por recomendação desse meu primo, eu sempre abasteço com gasolina comum, pois foi esse o combustível que os engenheiros da BMW utilizaram como parâmetro para fazer a chamada "tropicalização" dos motores dos modelos montados em Manaus. No caso das importadas, deve se utilizar necessariamente a PODIUM.
  Responder
Quando peguei a moto, o mecanico da Eurubike me falou para abastecer com gasolina comum.

Sempre abasteci com a comum, já são 6.000 km, sem problemas.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
  Responder
fborges27 Escreveu:Marlon,

Tambem so ando com Podium e explode ou pipoca quando Acelero pouco e tiro levemente a amo. Sempre em baixa, dem prejudicar a conducao. Confesso que ate curto as mini explosoes.... Hahaha

Vou colocar so comum agora para sentir como esta e tambem reportarei aqui.

Abracos

Também tenho usado Pódium e Comum! E curto demais as explosões ou pipocos como diz o fborges27...
  Responder
JotaJota Escreveu:Também tenho usado Pódium e Comum! E curto demais as explosões ou pipocos como diz o fborges27...
Ela pipoca apenas com Podium ou com a comum também ???
  Responder
Gilb Escreveu:Ela pipoca apenas com Podium ou com a comum também ???

Pipoca que ele diz não é falha.. e sim umas explosões lindas quando vc vem com o motor cheio e reduz.. que chama muito a atenção.. eu particularmente adoro escutar o motor da F800GS explodindo o som é animal!!
  Responder
Grande Shw,

Também acho muito legal as explosões, realmente todo mundo presta atenção.

É lindo !!!!!!
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
  Responder
Uso a comum, também por recomendação da BMW. Podium pode sem problemas, inclusive o ganho de performance me parece óbvio, nas retomadas principalmente.
Aditivada NÃO !
  Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: