• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Moto para trabalho / Moto para passeios e viagens
#1
Fala turma!

Seguinte - desde que comprei a minha F800GS, fico pensando se ela é adequada para me atender tanto na rotina do dia-a-dia (vou ao trabalho de moto) quanto para as viagens e passeios que faço nos finais de semana e feriados.

Atualmente, trabalho de Tenéré 250 (mais econômica e de manutenção mais barata) e uso a F800GS exclusivamente nos finais de semana e viagens. Estou pensando seriamente em ficar com apenas uma moto para uso geral - o que certamente tem vantagens e desvantagens. :confused:

Sei que essa decisão é influenciada por uma série de fatores pessoais, como: distância para o trabalho, trânsito e principalmente a renda de cada um - se eu pudesse teria várias motos ao mesmo tempo...:p

O que eu gostaria era ouvir dos amigos que usam exclusivamente a F800GS (inclusive para trabalhar) se recomendam a prática, quais são as vantagens e desvantagens percebidas por cada um...certamente todos comentários serão úteis para que eu possa tomar a decisão correta.

Grande abraço!
Rodrigo

BMW F800GS / Alpine white
[Ex: Tornado/07 e Tenéré 250/12] e atual CG150 - believe it or not! Wink
  Responder
#2
RGóes Escreveu:Fala turma!

Seguinte - desde que comprei a minha F800GS, fico pensando se ela é adequada para me atender tanto na rotina do dia-a-dia (vou ao trabalho de moto) quanto para as viagens e passeios que faço nos finais de semana e feriados.

Atualmente, trabalho de Tenéré 250 (mais econômica e de manutenção mais barata) e uso a F800GS exclusivamente nos finais de semana e viagens. Estou pensando seriamente em ficar com apenas uma moto para uso geral - o que certamente tem vantagens e desvantagens. :confused:

Sei que essa decisão é influenciada por uma série de fatores pessoais, como: distância para o trabalho, trânsito e principalmente a renda de cada um - se eu pudesse teria várias motos ao mesmo tempo...:p

O que eu gostaria era ouvir dos amigos que usam exclusivamente a F800GS (inclusive para trabalhar) se recomendam a prática, quais são as vantagens e desvantagens percebidas por cada um...certamente todos comentários serão úteis para que eu possa tomar a decisão correta.

Grande abraço!

Apesar de nao usar a 800GS para o dia a dia para trabalhar , caso assim o fizesse, pensaria primeiramente no fator risco. Risco de roubo. Aqui em Porto Alegre esta moto náo é visada , aliás por aqui só se roubam carros , e muito por sinal. Sou do RJ , morando no sul há 12 anos , sei como é ter uma moto boa aí....muito complicado , muito visada , e se "der mole" os caras levam mesmo. Quanto maior sua exposição no transito pesado , pior. Por aqui , quando uso na cidade , consigo andar tranquilamente nos corredores com os Motoboys , sem problemas, mas confesso que nao tenho quaqluer prazer nisso.....pra dizer acho uma MMMM. Comprei essa moto pra meter na estrada e na terra , qdo preciso andar na cidade , faço mesmo pra tirar o "ranso" ou girar o óleo. Eu manteria uma pequena pra cidade e outra pra finais de semana.

Espero ter contribuído .

Abrx.
  Responder
#3
Eai rodrigo,tudo bem ?
Cara......vou te falar uma coisa.....
Sempre tive duas motos,uma pra cidade e uma grande para passeios.
Vendi a pequena por nao usar muito na cidade e me arrependi.

Agora pra qualquer canto que tenho que ir tenho que ir com a f 800........pq de carro aqui ta complicado.
A cidade para e nao tem mais hora e dia pra isso.
O ruim e a despeza de colocar uma moto dessas no dia a dia.
Sem contar no risco de roubo...........mas se vc trabalha em local fixo.......chega com a moto e so sai no fim do expediente acho que blz.

Abraco
HUNTER 2005 # YBR 2002 # TWISTER 2004 # XT 660 2006 # XT 660 2008
V STROM DL 1000 2009 # BMW F800 GS 2012 # Versys 650 2011 # TRIUMPH TIGER 1050 2009 Dowloud para KTM 990 SMT
  Responder
#4
Andre,

O risco é uma variável que estou considerando. Eu pago seguro para a F800GS - coisa que não dá para fazer para a T250 em função do alto preço. Em relação ao risco de roubo, o trauma por si só já é horrível, mas o bem seria recuperado através do seguro.
Penso muito no que você falou a respeito da mobilidade. Em alguns momentos pego trânsito pesado, o que com toda certeza é mais fácil com a 250. Para você que é carioca entender: atravesso a ponte todos os dias para trabalhar no Leblon - são mais ou menos 90km ida e volta...

Fala Amauri,

Meu amigo, obrigado por contar sua experiência. No meu caso trabalho em local fixo e tenho estacionamento coberto 24h (a moto não ficaria na rua...).
Adoro a Tenere 250, mas hoje não sei se é inteligente ficar com a BMW na garagem somente para os finais de semana. Parada, a moto também deprecia, tem seu valor de mercado reduzido, além de que eu pago um seguro caro para poder rodar mais seguro com ela. Se tenho uma excelente moto, por que utilizá-la somente parte do tempo?

Enfim, essa decisão não é fácil.
Abs,
Rodrigo

BMW F800GS / Alpine white
[Ex: Tornado/07 e Tenéré 250/12] e atual CG150 - believe it or not! Wink
  Responder
#5
Olá Rodrigo,

Sou de BH e uso a F800 todos os dias. Trabalho a 10km de casa e também tenho garagem 24h. Eu tinha uma XRE que também utilizava no dia a dia e minha impressão é a seguinte:

1. Seguro total é imprescindível. Independente de rodar todo dia ou apenas em viagens e fins de semana eu teria que fazer, portanto, custo já contabilizado;
2. Consumo: A XRE dava 22 ou 23km/l. A F800 tem dado 19 ou 20km/l..nada que vá quebrar a banca;
3. Trafegabilidade: Igual pra ambas;
4. Desgaste de embreagem, freios e pneus: Começa a complicar. A F800 gasta muito mais dos três, por conta do peso e da potência, e o custo triplica. Minha moto tá com pouco mais de 1000km, mas já senti o peso da diferença com uma queda e a revisão de 1000km.
5. Calor do motor: A XRE era imperceptível. A F800 frita minhas pernas num trânsito muito pesado. O que tenho feito é sair 10 ou 15 minutos mais cedo.
6. Satisfação: Não tem o que comparar e na minha opinião veículo foi feito pra rodar. Coleciono selos, cubo mágico, namoradas (no passado né..Sad ..Moto roda.

Espero ter contribuído e se tiver algum ponto que eu tenha esquecido fica a vontade pra questionar.

Abraços
Philippe - BHZ/MG

Amizade em duas rodas, sempre! :o

On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]
  Responder
#6
Phil BHZ Escreveu:Olá Rodrigo,

Sou de BH e uso a F800 todos os dias. Trabalho a 10km de casa e também tenho garagem 24h. Eu tinha uma XRE que também utilizava no dia a dia e minha impressão é a seguinte:

1. Seguro total é imprescindível. Independente de rodar todo dia ou apenas em viagens e fins de semana eu teria que fazer, portanto, custo já contabilizado;
2. Consumo: A XRE dava 22 ou 23km/l. A F800 tem dado 19 ou 20km/l..nada que vá quebrar a banca;
3. Trafegabilidade: Igual pra ambas;
4. Desgaste de embreagem, freios e pneus: Começa a complicar. A F800 gasta muito mais dos três, por conta do peso e da potência, e o custo triplica. Minha moto tá com pouco mais de 1000km, mas já senti o peso da diferença com uma queda e a revisão de 1000km.
5. Calor do motor: A XRE era imperceptível. A F800 frita minhas pernas num trânsito muito pesado. O que tenho feito é sair 10 ou 15 minutos mais cedo.
6. Satisfação: Não tem o que comparar e na minha opinião veículo foi feito pra rodar. Coleciono selos, cubo mágico, namoradas (no passado né..Sad ..Moto roda.

Espero ter contribuído e se tiver algum ponto que eu tenha esquecido fica a vontade pra questionar.

Abraços

Valeu pela ajuda Phil!
Os pontos que mais me preocupam hoje são o 3 e 4.
Não sei se você achou o tráfego entre os carros entre a XRE e a BMW parecido por que trabalha perto de casa (eu trabalho a uns bons 45km com tránsito pesado) e talvez vc pegue pouco trânsito. Minha impressão é de que com protetores das mãos a moto vira um elefante entre os carros, e isso me preocupa um pouco...

Em relação ao desgaste das peças, tendo a pensar que certamente gastarei mais na BMW - mas estarei descontando o custo de manutenção da 250...além de que terei o dinheiro da venda da moto que não pode ser desconsiderado. Ou seja, não é uma troca zero a zero, ganharei mais no curto prazo e vou diluir a perda ao longo do tempo rodando com uma moto muito melhor...

Pretendo trocar a F800 quando acabar a garantia (2 anos), e espero ter rodado bastante até lá, não que ela seja uma moto de garagem...gostaria de ter aproveitado de fato até lá...

As opiniões de vocês estão ajudando bastante! Obrigado!
Rodrigo

BMW F800GS / Alpine white
[Ex: Tornado/07 e Tenéré 250/12] e atual CG150 - believe it or not! Wink
  Responder
#7
Rodrigo,

comprei uma G650GS a um ano atrás e uso quase que exclusivamente para trabalhar.
Minha mulher não curte e ainda não me "enturmei" o suficiente com a galera do fórum para articular passeios.

Há duas semanas troquei a G60Gs pela F800GS, que pretendo usar para a mesma finalidade.

A razão da escolha pela F800GS e não pela GS1200 (apesar do óbvio fator financeiro), foi exatamente o fato da F800GS ir bem no "corredor", onde a gorda provavelmente não iria tão bem.

Tenho usado a minha F800GS diariamente e não sinto dificuldades no trânsito.
O calor gerado pelo radiador realmente incomoda um pouco (já era problema na G650GS), mas infelizmente é uma característica de motores refrigerados a água.
Ou seja, o item 3 não é problema (pelo menos em minha modesta opinião).

Eu não vejo muito sentido em ter duas motos, mas cada um é cada um.
Não conseguiria sair de 250 e deixar uma baita moto feito a F800GS na garagem.

Quanto ao item 4, bem, moto é que nem mulher: Mulher feia é barata, mulher bonita custa caro, mas também dá mais prazer certo? :p
Como não pretendo lever dinheiro para o caixão, faço o que gosto enquanto posso (do ponto de vista de saúde e financeiro).

Eu venderia a 250 sem dó nem piedade (a menos que tenha algum valor sentimental Wink ), até porque, pelo menos aqui em Sampa, as 250 são mais vizadas que as maiores.
Como o seguro é invável, se te abordarem na menor, o prejú é de 100% meu amigo, e o trauma o mesmo.

Mas no fim do dia, voce é quem tem que saber o que é melhor para voce.

Um abraço,

Iceman
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder
#8
Rodrigo

Coloco a segurança contra acidentes em primeiro lugar. A 800 tem muito mais equilíbrio, poder de aceleração e poder de frenagem que podem te livrar de muita situação de risco.

Não sei se reparou no treinamento com o Amaral, a 1200 parava em uns 3m a 800 em uns 4 a 5m e tinha uma moto pequena que comia uns 8m ou mais de asfalto até parar. Fora a distancia de frenagem, cabe considerar o equilíbrio e controle da moto na frenagem.

Quanto a risco de roubo, o seguro cobre a moto e nossas vidas cabe rezar. Na prática cabe estar muito atento ao entorno e evitar situações de risco seja qual moto for.

Quanto ao prazer, as vezes vou a SP de moto trabalhar só p/ abaixar um pouco o fogo e renovar minhas baterias.

Questões de desgaste, etc, fazem parte do uso e se o uso lhe dá prazer o custo deixa de ser relevante. A desvalorização ocorre mais em função do tempo do que quilometragem. Costumo diluir a depreciação no quanto eu uso a moto e quanto mais eu rodar mais aproveito e mais barato fica a moto (menos $$/km gasto).

Opinião é algo muito pessoal e contempla inúmeras variáveis, a minha é que eu só rodaria com a 800 e com muita satisfação. Não iria de moto até o trabalho e sim passearia com a moto até o trabalho rs.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
  Responder
#9
Pessoal, os comentários de vocês tem sido extremamente úteis! Acho que além de me ajudar, muita gente pode ter passado pelo mesmo dilema...

Destaco na fala do Iceman a seguinte pérola Big Grin: Mulher feia é barata, mulher bonita custa caro, mas também dá mais prazer certo?
kkkkkkkk

Fábio, concordo com tudo o que disse, e de fato estou bastante inclinado a só rodar de F800GS...
Não comprei a moto pra ficar na garagem, e enquanto tiver garantia e seguro não consigo me convencer a deixar de usar...

Abs!
Rodrigo

BMW F800GS / Alpine white
[Ex: Tornado/07 e Tenéré 250/12] e atual CG150 - believe it or not! Wink
  Responder
#10
Concordo 100% com o Fabio.

A F800GS tem ABS, que já me salvou de várias situações complicadas.
Pode "tuchar" o freio com tudo que ela não sai de traseira.
Estão até fazendo estudos para tornar o ABS obrigat´rio em motos também, não somente em carros.
Aliás, este estudo provou que o ABS é mais importante em motos do que em carros, pois evita a famosa "saída de traseira", que em muitas situações pode ser desastrosa.

Quanto ao prazer, costumo olhar para o relógio e quando chega perto de hora de ir embora eu penso "Tá chegando a melhor hora do dia".
Isto inclui, rodar com minha F800GS, e chegar em casa e ver a muié e a filhota.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Qual o modelo de conector para a F800 GS ADV 2016? leonardg50 1 984 24-01-2025, 16:17
Última Mensagem: FCRUZ17
  F800 como primeira moto MatheusStr 21 85,479 14-06-2023, 21:49
Última Mensagem: Marivaldo
  Frente ou guidão puxando para esquerda. Warner apa 4 2,193 14-08-2022, 12:15
Última Mensagem: Gnegraes
  Problema na hora de transferir a moto númeração do motor mauriciokr 0 6,849 12-05-2021, 15:32
Última Mensagem: mauriciokr
  Banco para garupa. 750 gs sport vs 850 gsa posix2002 0 1,663 13-03-2021, 19:22
Última Mensagem: posix2002
  Não acho o zfe da minha moto :( brunoad 10 5,261 12-09-2020, 08:50
Última Mensagem: Gnegraes
  Bota de proteção para viagens com motos pesadas. arp 22 26,904 02-02-2019, 21:31
Última Mensagem: MarcioT
  Problemas com a má instalação do rastreador GPS; desligando o motor da moto sozinho. leorippel 19 38,924 20-03-2018, 19:14
Última Mensagem: MarcioT
  Qual é a melhor bolha para quem tem mais de 1,80m? guitadema 13 14,482 24-02-2018, 23:02
Última Mensagem: Leandromos
  Óleo para suspensão dianteira Aprubem 3 4,104 12-12-2017, 07:58
Última Mensagem: rodpcastro

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: