Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.Ele tambem me falou que a regulagem das motos BMW tem por obrigaçao serem feitas nas concessionarias autorizadas, pois somente eles (BMW)podem liberar o dna da moto para que sejam reguladas ou reparadas (to lascado).Ele tambem falou que teve proprietarios de BMW que levaram suas motos fora da concessionaria e tiveram um prejuizo enorme, pois varias peças queimaram.Nao sei se me faço entender, mas gostaria da opiniao de voces.
Valeu.
sal silva Escreveu:Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.Ele tambem me falou que a regulagem das motos BMW tem por obrigaçao serem feitas nas concessionarias autorizadas, pois somente eles (BMW)podem liberar o dna da moto para que sejam reguladas ou reparadas (to lascado).Ele tambem falou que teve proprietarios de BMW que levaram suas motos fora da concessionaria e tiveram um prejuizo enorme, pois varias peças queimaram.Nao sei se me faço entender, mas gostaria da opiniao de voces.
Valeu.
Nada haver...
Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).
Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.
sal silva Escreveu:Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes. Não ter comércio de peças de origem duvidosas seria interessante.
Mas não têm nada a ver. Para isso todas as peças teriam que ter algum chip codificando as mesmas.
Besteira.
TOLENTINO Escreveu:Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).
Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.
Pode ser que cada centralina tenha um codigo unico, ou seja, todas as partes eletronicas de peças ligadas a ela podem nao funcionar em outra moto do mesmo modelo.Quanto às peças nao ligadas a ela, como bancos,paralamas,rodas etc, como disse o crodao, so se tivessem um chip embutido na peça, ai daria para ver se foi retirado de uma moto roubada.Tecnologia ha, basta as montadoras e o poder publico trabalharem com seriedade.Tolentino este seu mecanico é credenciado pela BMW?Ele parece ser bom.
sal silva Escreveu:Pode ser que cada centralina tenha um codigo unico, ou seja, todas as partes eletronicas de peças ligadas a ela podem nao funcionar em outra moto do mesmo modelo.Quanto às peças nao ligadas a ela, como bancos,paralamas,rodas etc, como disse o crodao, so se tivessem um chip embutido na peça, ai daria para ver se foi retirado de uma moto roubada.Tecnologia ha, basta as montadoras e o poder publico trabalharem com seriedade.Tolentino este seu mecanico é credenciado pela BMW?Ele parece ser bom.
Esse mecânico tb me chamou atenção... Nem comprei a moto e já estou gostando dos serviços dele
TOLENTINO Escreveu:Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).
Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.
Exato o cara deve ser bom... Ótima referencia
Pessoal, o mecanico que o Tolentino se referiu, não é credenciado BMW, o cara trabalha na casa dele, mas ELE É BOM PACAS !!!!
Não conheço pessoalmente, mas as referencias são boas.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
25-03-2013, 14:12
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-03-2013, 14:28 por TOLENTINO.)
Esse mecânico, o "Fofão", é gerente de oficina da ccs Toyota aqui de Itu onde dá expediente diário, mas como apaixonado por motos, montou na própria residência uma oficina para mexer nas motos dele (Hayabusa e CB1000R) e dos amigos.
Ele é muito detalhista e tem todos os softwares, manuais técnicos e ferramentas necessárias para manutenção de motos "premium", porém, como ele trabalha sozinho nessa oficina, de segunda a sexta-feira das 19h as 22h, os "clientes" tem que agendar com bastante antecedência e não ter pressa. Mas vale a pena, porque o cara é fera e mexe nas motos como se fossem dele. Alem de ser muito gente boa e cobrar um preço que, se não pode ser classificado como barato, é justo.
Levo minhas motos na ccs apenas enquanto estão na garantia, mas só para pegar o bendito carimbo do manual, mas em seguida levo para o Fofão "revisar a revisão".
Eu tenho uma opinião: com raríssimas exceções, mecânico de motos que é bom não trabalha em concessionária.
Essa opinião faz todo sentido.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
|