Prezados senhores,
Realmente não se deve usar graxa nem óleos viscosos na corrente, pois não lubrificam por dentro e as graxas em geral tem aditivos melhoradores de adesão, que também seguram sujeira formando uma pasta abrasiva no caso desta sujeira ser dura com areias silicosas como as que temos no Brasil.
Eu tenho um DT200R 99, 44000 km, que está com a relação original, e eu sempre lubrifiquei apenas com óleo básico simples SAE 30 no inverno e SAE 40 no verão (Curitiba), lubrificava de 2 a 4 vezes no mês conforme eu usava a moto.
Com a BMW eu repeti o mesmo procedimento, mas confesso que achava meio chato lubrificar toda a semana. E quando viajava longe nunca levei a motolia.
Então eu comprei o kit Scottoiler em uma concessionária BMW na Alemanha por 113,45 Euros, junto com o óleo para temperatura mais alta (20-40 °C) por 7,56 Euros. Como agora se tratava de um acessório original, com intervenção no motor (usando a tomada de vácuo para regulagem e diagnóstico), o manual do acessório dizia para ser instado na concessionária, mas como não levei a a moto para a Alemanha, eu mesmo tive de instalar. Achei um vídeo no YouTube com as instruções (
https://www.youtube.com/watch?v=qxccszqdMwg e
https://www.youtube.com/watch?v=-f0c5WPBKGM), e com apenas com algum capricho instalei em 1 hora o conjunto.
Fiquei muito satisfeito, pois se bem instalado e regulado, não causa nenhuma sujeira no pneu nem na balança traseira e mantém sempre úmida na medida do necessário a corrente. Esta solução é ideal pois lubrifica com um óleo de viscosidade baixa que permeia pelos o-rings e mantém os roletes internamente lubrificados. Precisa de uns 100 ml por 4000 km e a a garrafa de óleo que acompanha tem 250 ml. Eu acho que vale o custo pois a corrente da BMW é Italiana da marca Regina, que costuma ser bem cara, apesar de no caso da BMW nem ser bem acabada (As Regina que vinham nas Agrales era douradas) e se estiverem secas ficam oxidadas com água.
Em relação ao kit com válvula acionada a vácuo padrão para outras marcas, o acessório original da BMW só acrescenta uma chapa dobrada para fixar em um dos para fusos do suporte do regulador de tensão. Mas no kite tem um suporte universal, que no caso da BMW eu dispensei, que poderia ser usado para fixar direto no tubo do quadro com braçadeira plástica (Helermann).
[ATTACH=CONFIG]448[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]449[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]447[/ATTACH].