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Lubrificação corrente
#21
Então, fiz 900 km (ON) entre sexta e quarta quando levei a F para a revisão dos milão. Assim deixei o trabalho de primeira lubrificação para a própria concessionária.
Mas minha rotina, caso não andar em off, é limpar a corrente (pincel + querosene + água) a cada 500 Km e aplico Chain Lub Motul (ON). Qdo ando pelo "chão batido" a limpeza e a lubrificação ocorrem imediatamente após o uso.
Vlw, saúde !!
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#22
Não sei se acontece o mesmo em outras cidades, mas aqui em Itu está difícil encontrar querosene "de verdade". Nos postos de gasolina não vendem mais e nas lojas que comercializam tintas só encontro querosene "sintético" que de querosene não tem nem o cheiro, ou seja, é solvente, e nem pensar em passar isso na corrente, pois com certeza iria destruir os "o-rings".
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#23
Tolentino, consulta técnica: será que na hipótese de não se encontrar o querosene "de verdade" o melhor seria passar só água e aí lubrificar, pois aquela não atingiria os "o-rings" (como o querosene sintético) ???
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#24
Geov, o querosene tem função de desengraxante, removendo óleo/graxa "velhos" contaminados por sujeira. Na falta do querosene, já utilizei o WD40, que alem de desengraxar também lubrifica, mas nesse caso o custo da limpeza é bem maior. Existe também o CHAIN CLEAN da MOTUL mas nunca utilizei.

Dizem que o querosene prejudica as correntes que tem anéis do tipo "o-ring", mas não acredito nisso pois são fabricados com borracha do tipo NBR, que resiste até a gasolina.
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#25
Valeu a Consultoria TOLENTINO, vou usar o WD-40 para limpar a corrente da F; por aqui acho WD-40 a R$ 14,98. Esse clean da Motul deve ser + de 50, imagino. Vlw, saúde!!
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#26
Geov, mas note que o WD40 é para uso emergencial, na falta do querosene, e nesse caso aplica-se o WD40 retirando a sujeira com um pano. O ideal é aplicar querosene com pincel e depois lavar com jato forte de água. Após secar bem, aplicar lubrificante ou graxa.
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#27
Tolentino, graças a sua dica (#22) e a informação de um amigo, fiquei sabendo aqui em Sta Cruz do Sul um posto de combustível que vende querosene na bomba. Esse fim de semana vou conferir. Vlw !!
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#28
Geov, legal saber que as dicas aqui do fórum te ajudaram, pois é esse nosso objetivo, ou seja, todos se ajudarem e assim fazermos amigos
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#29
Prezados senhores,
Realmente não se deve usar graxa nem óleos viscosos na corrente, pois não lubrificam por dentro e as graxas em geral tem aditivos melhoradores de adesão, que também seguram sujeira formando uma pasta abrasiva no caso desta sujeira ser dura com areias silicosas como as que temos no Brasil.
Eu tenho um DT200R 99, 44000 km, que está com a relação original, e eu sempre lubrifiquei apenas com óleo básico simples SAE 30 no inverno e SAE 40 no verão (Curitiba), lubrificava de 2 a 4 vezes no mês conforme eu usava a moto.
Com a BMW eu repeti o mesmo procedimento, mas confesso que achava meio chato lubrificar toda a semana. E quando viajava longe nunca levei a motolia.
Então eu comprei o kit Scottoiler em uma concessionária BMW na Alemanha por 113,45 Euros, junto com o óleo para temperatura mais alta (20-40 °C) por 7,56 Euros. Como agora se tratava de um acessório original, com intervenção no motor (usando a tomada de vácuo para regulagem e diagnóstico), o manual do acessório dizia para ser instado na concessionária, mas como não levei a a moto para a Alemanha, eu mesmo tive de instalar. Achei um vídeo no YouTube com as instruções (https://www.youtube.com/watch?v=qxccszqdMwg e https://www.youtube.com/watch?v=-f0c5WPBKGM), e com apenas com algum capricho instalei em 1 hora o conjunto.
Fiquei muito satisfeito, pois se bem instalado e regulado, não causa nenhuma sujeira no pneu nem na balança traseira e mantém sempre úmida na medida do necessário a corrente. Esta solução é ideal pois lubrifica com um óleo de viscosidade baixa que permeia pelos o-rings e mantém os roletes internamente lubrificados. Precisa de uns 100 ml por 4000 km e a a garrafa de óleo que acompanha tem 250 ml. Eu acho que vale o custo pois a corrente da BMW é Italiana da marca Regina, que costuma ser bem cara, apesar de no caso da BMW nem ser bem acabada (As Regina que vinham nas Agrales era douradas) e se estiverem secas ficam oxidadas com água.
Em relação ao kit com válvula acionada a vácuo padrão para outras marcas, o acessório original da BMW só acrescenta uma chapa dobrada para fixar em um dos para fusos do suporte do regulador de tensão. Mas no kite tem um suporte universal, que no caso da BMW eu dispensei, que poderia ser usado para fixar direto no tubo do quadro com braçadeira plástica (Helermann).
[ATTACH=CONFIG]448[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]449[/ATTACH]
[ATTACH=CONFIG]447[/ATTACH].


Arquivo(s) anexado(s)
.jpg   Bico lubrificador.jpg (Tamanho: 67.81 KB / Downloads: 205)
.jpg   Reservatório com válvula dosadora.jpg (Tamanho: 93.23 KB / Downloads: 208)
.jpg   tubo lubrificador até a coroa.jpg (Tamanho: 90.75 KB / Downloads: 206)
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#30
Wakkap,

Fantástico este kit, Scottoiler.
Quando tiver oportunidade quero ver se consigo instalar na minha moto.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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